Browse By

As melhores viagens para se fazer depois da quarentena

Cada vez mais as pessoas estão sonhando com as viagens pós-quarentena, afinal, não há quem aguente ficar dentro de casa mais. A esperança de tudo melhorar até o final do ano faz com que as pessoas tenham alguma perspectiva de viajar em 2021.

A pandemia causada pelo covid-19 mudou a vida de absolutamente todas as pessoas. Hábitos rotineiros e simples como ir ao mercado ou fazer uma caminhada se tornaram risco em potencial.

Viajar se tornou um dos hábitos proibitivos e há idades que nem mesmo deixam cidadãos sem comprovante de residência entrar. No feriado de 7 de Setembro, Brasil apareceu com as praias lotadas, como se nada estivesse acontecendo.

Entretanto, isso é uma medida arriscada, que coloca não somente a sua vida em risco, mas a vida de todas as pessoas com as quais você terá contato direto e indireto.

As coisas irão se ajeitar e passada a pandemia você poderá voltar a circular, mas, mesmo assim, ainda será necessário alguns cuidados no começo, até que toda a população esteja devidamente vacinada.

Aposte em cidades próximas

Então, se você está contanto os dias para planejar e realizar algumas viagens depois do isolamento, tenha em mente que vai demorar meses para que tudo se normalize totalmente.

A nossa esperança é que até o final do ano comece a ser distribuída a vacina, mas até que ela seja acessível a todos são outros 500.

Se você é uma das pessoas que pretende esperar até o que o quadro melhore bastante, mas que ainda não terá toda a população vacinada, precisará tomar muitos cuidados para colocar o pé na estrada.

O primeiro deles é: viaje para um local próximo, onde você possa ir de carro. Viajar de ônibus é muito perigoso, mesmo quando os níveis de contágio estiverem baixos.

Avião, apesar de mais seguro do que ônibus, também traz um risco relativamente alto. Então, dê preferência para viajar em seu próprio carro.

Não tem veículo? Talvez uma alternativa seja alugar, mas certifique-se de que a locadora de veículos está tomando todas as medidas de precaução ao higienizar totalmente o carro.

Dessa forma, você não precisará ter contato com ninguém ao realizar a viagem. É uma medida bem mais segura.

Tenha cuidados com as hospedagens

Independente do destino das viagens pós-quarentena, é essencial encontrar um hotel, hostel ou pousada que esteja seguindo todos os protocolos.

Incrivelmente, mesmo sendo um ambiente de risco, muitos estabelecimentos estão tomando cuidados de forma bem detalhada, diminuindo consideravelmente o risco de ocorrer o contágio (é claro que ele ainda existe).

Aposte em hotéis que não estão reusando o mesmo quarto antes de 72 horas e pergunte quais estão sendo as medidas de higiene.

Nesse momento, pagar um pouco mais caro na estalagem não é preciosismo, mas, sim, segurança, prefira-os caso note que o hotel ou pousada está realizando um esquema eficiente de higienização.

Evite aglomerações dos pontos turísticos

Como você pôde notar no feriado, as viagens depois da quarentena não estão sendo aguardadas, pois muitos já estão negligenciando todos os avisos ao viajar.

O pior de tudo isso é que a população está se aglomerando em praias e em cidades turísticas como se nada estivesse acontecendo. O número de casos trará mais uma onda, o que retarda o reestabelecimento do Brasil.

Enfim, de qualquer forma, quando a quarentena acabar, evite ao máximo locais que sejam pontos turísticos (principalmente em feriados). Litoral é muito complicado, sendo opções no interior um pouco mais seguras.

Pousadas e hotéis fazenda são boas opções, pois será uma viagem incrível, como poucas pessoas e as chances de contrair o vírus são bem menores.

Prefira passeios a céu aberto

Dê preferência aos passeios a céu aberto. Mesmo que os estabelecimentos estejam sendo limpos, muitas pessoas transitam pelo menos lugar e dificilmente a limpeza será suficiente para acabar com todas as possibilidades de contágio.

Além disso, ambientes abertos batem mais sol e já sabemos que o vírus sobrevive menos tempo em locais com temperaturas mais elevadas (isso não quer dizer que cidades quentes estejam livres do vírus).

O ponto positivo de passeios ao ar livre é que você também irá aproveitar a natureza! Uma dica? Várias cidades de Minas Gerais possuem hotéis mais afastados, que contam com cachoeiras e uma paisagem incrível.

Praias vazias

Dentre as viagens pós-quarentena, não há jeito de evitar: as pessoas querem ir para praia! De fato, o brasileiro ama pegar um sol e curtir o mar, mas, como já dito, esse ambiente pode trazer muitos riscos.

Uma oportunidade é buscar pelas praias vazias e mais afastadas. Aglomeração no centro das principais praias é algo absurdo e surreal, não o faça até que tudo efetivamente volte ao normal.

Até as cidades litorâneas mais famosas, como Santos e Rio de Janeiro, possuem praias mais afastadas e vazias. Então, se você realmente vê a necessidade aproveitar o mar, aposte nessas opções mais seguras.

Continue tomando todos os cuidados

A quarentena pode estar totalmente precária e até o final do ano ela provavelmente já estará ainda mais afrouxada, o que permitirá algumas viagens.

Entretanto, mesmo quando os números de casos estiverem bem baixos, é essencial continuar mantendo todos os cuidados possíveis. Então, não deixe de seguir as recomendações:

  • Evite aglomerações
  • Evite transporte público
  • Ande, sempre, com um frasco de álcool em gel na mão
  • Não use a máscara no queixo ou com o nariz de fora
  • Evite levar a mão à boca ou aos olhos
  • Mantenha distância de 2 metros das pessoas

Tomando os devidos cuidados, as viagens pós-quarentena se tornam uma coisa possível e relativamente segura. Mas, lembre-se, todos os itens citados anteriormente devem ser seguidos para aumentar as chances de não contrair o coronavírus.