Networking

O QUE É NETWORKING?

Kobe Blog
Escrito por Kobe Blog em 15/05/2023
O QUE É NETWORKING?
Luciano Hulk e Raiam Santos

Se você quer crescer no mundo profissional, fazer sua empresa/negócio crescer, aumentar suas vendas, ou qualquer outra coisa ligada ao seu meio profissional, você PRECISA ter uma boa rede de networking.

O termo “networking” pode ser traduzido, literalmente, como “rede”, é uma rede de contatos e relacionamentos que você tem com outras pessoas, de diversos meios e profissões, para que um objetivo seja atingido no médio/longo prazo. 

De forma resumida, networking é o ato de compartilhar informações, experiências e conhecimento com outras pessoas com o objetivo de aprender e encontrar mais oportunidades.

O networking é, acredito eu, a coisa mais importante para qualquer pessoa, principalmente para as pessoas que querem trabalhar na internet.

Tudo o que você precisar – ajuda financeira, ajuda jurídica, ajuda profissional, etc. -, TUDO pode ser feito com uma boa rede de networking.

Um exemplo: há um tempo atrás um membro de uma das minhas fraternidades perdeu o perfil do Instagram, eu mandei UMA mensagem pra um amigo meu que trabalha lá na sede do Facebook e em menos de 2 dias o problema já estava resolvido.

5 PESSOAS

A frase “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”, escrita por Jim Rohn, é a mais pura verdade. Quanto mais você conviver com uma pessoa, mais hábitos e costumes dela vão se “infiltrar” no seu subconsciente e, aos poucos, você começa a mudar seus hábitos e costumes também.

Isso segue a mesma lógica do “o exemplo arrasta”. 

Uma criança, que sempre vê o pai comendo verduras, tende a se motivar a comer verduras também – mesmo que ela não goste – porque ela tem o pai como um exemplo e está acostumada àquele ambiente. 

Uma criança que vê a mãe lendo o tempo inteiro vai se motivar a pegar livros também, porque ela tem a mãe como um exemplo e está acostumada àquele ambiente.

COMO SURGIU O NETWORKING?

No final do século XX, o networking começou crescer muito porque era fortemente defendido pelas pessoas que acreditavam que “minorias” – mulheres, pessoas pobres, etc. – precisavam ter uma boa rede de contatos para que tivessem melhores oportunidades de crescer no meio social.

Após um tempo, os escritores e jornalistas adotaram o termo, promovendo-os e espalhando-os através de livros e noticiários como uma forma de atingir o sucesso profissional para todos os trabalhadores, não importando seu emprego.

O networking também passou a ser usado como uma forma muito boa de ajudar empresas e pequenos negócios a construir seu capital social, pois quanto mais pessoas você conhecesse, mais investidores você tinha chance de conhecer também.

APRENDIZADO VERSUS IMPLEMENTAÇÃO

Uns anos atrás que participei de um evento do Samuel Pereira. E depois de uns meses, como eu tava gostando dessa coisa de networking eu decidi ir em outro evento, chamado “Afiliados Brasil”.

E eu aprendi MUITO nesses dois eventos. Só que tem um porém, vamos dizer que eu aprendi 200 coisas novas nesses dois eventos, mas eu não consegui aplicar nenhuma.

Daí eu decidi dar uma focada e tirei um tempo pra me dedicar a essas coisas, eu só consegui implementar umas 3.

A minha cabeça explodiu com tanta novidade e tanta ideia que eu fiquei super ansioso, tão ansioso que eu não consegui focar e implementar nada.

Mas a coisa não parou por aí, sempre tem como ficar pior. Nesses eventos, como eu sou um mestre do networking, várias – VÁRIAS – oportunidades de negócios incríveis apareceram na minha mesa, e eu aceitava praticamente todos eles.

E já aprende agora, isso é a pior coisa que você pode fazer. Um ser humano inteligente e focado tem capacidade de gerir, no máximo, 5 projetos, tecnicamente, pequenos. 

E foi ai – aceitando todas essas propostas – que eu tomei um soco na fuça: você pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, esse conhecimento não vai servir de nada se você não aplicar ou se você não ensinar.

ÉTICA DO NETWORKING

Muitas pessoas podem achar que networking é só manipular, conversar e manter contato com as pessoas para que você alcance um objetivo seu, mas isso tá bem errado.

A primeira coisa que você tem que entender é que é bem difícil de manter um relacionamento com a outra pessoa se você não estiver genuinamente interessado no que ela tem a dizer e acrescentar à sua vida.

Quando você não tá interessado em algo, você tenta parar com aquilo o mais rápido possível e não presta atenção naquilo, a mesma coisa acontece com uma conversa. 

Se você não estiver interessado numa conversa, você vai tentar fazer ela acabar o mais rápido possível, e você não vai prestar atenção para acrescentar mais detalhes e pedir mais informações.

Esse é um dos motivos pelos quais o número de divórcios aumentou pra caramba na pandemia, os casais tiveram que conviver juntos 24 horas por dia e descobriram que é difícil – mesmo que não seja impossível – manter o interesse pela outra pessoa “aceso”.

A segunda coisa que você precisa entender é que POUQUÍSSIMAS pessoas conseguem esconder suas reais intenções durante uma conversa, então a forma de você se comportar, agir, falar, gesticular, TUDO que você fizer vai estar enviando pequenas mensagens pra outra pessoa e ela VAI notar que você só está conversando com ela pelos benefícios que ela pode te proporcionar.

E ao perceber isso, as chances dela se afastar de você são bem grandes, ou seja, você atingirá o resultado contrário ao esperado.

Então, tenha como objetivo o seu autodesenvolvimento, objetivo que será atingido – em grande parte – por causa do networking.

PODER

Whinderson Nunes e Raiam Santos

O networking, como é de se esperar, também é capaz de trazer muito poder pra uma pessoa.

Eu, Raiam, por exemplo, conheci dezenas de futuros presidentes, futuros reis, futuros chefes de estado, e eu tenho o número de celular da maioria, e isso é um poder gigantesco.

A pessoa pode ter o dinheiro que for, se ela não tiver um bom networking, dificilmente ela será uma pessoa poderosa. E isso pode ser algo bom ou algo ruim, cada pessoa tem uma percepção diferente acerca de poder.

SUCESSO POR CAUSA DO NETWORKING

Grande parte dos bilionários – Elon Musk, Bill Gates, Steve Jobs, Warren Buffett, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg…  só estão onde estão atualmente por causa do networking .

Pode ser que uma pessoa foi mais influenciada pelo networking do que a de outra, mas, em maior ou menor medida, ter uma boa rede de contatos fez uma diferença na vida de todos eles.

O Facebook, criação de Mark Zuckerberg, só cresceu tão rápido porque ele enviou o aplicativo pra alguns amigos, que enviaram pra outros amigos e assim foi indo, até que todos os alunos de Harvard tinham acesso ao aplicativo.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Outro exemplo é o Fórum Econômico Mundial – fórum para o qual eu já fui convidado –. 

O Fórum Econômico Mundial é uma organização sem fins lucrativos que promove reuniões anuais em Davos, na Suíça.

Nessas reuniões são reunidos os maiores líderes políticos e empresariais do mundo para discutir as questões mundiais que os chefões consideram mais urgentes (como clima, pandemia, meio ambiente e essas paradas aí).

Mas onde o networking entra no Fórum Econômico Mundial? Você só entra lá sendo convidado ou sendo extremamente importante no cenário mundial.

Jornalistas, CEO’s das empresas-membro do Fórum, ONG’s, representantes acadêmicos, líderes religiosos, empresários, políticos e assim por diante, são todos convidados pelos chefões do Fórum, e é claro que eles vão favorecer as pessoas que concordam com as opiniões políticas deles.

Mas tem um jeito de driblar isso: tendo networking.

Sendo amigo de um convidado importante ou de um chefão lá de dentro você consegue entrar no Fórum fácil!  

E uma vez que você está lá dentro você só precisa de um pouquinho de coragem pra começar a conversar com as pessoas à volta, porque lá só tem gente poderosíssima e influente.

A pessoa menos famosa que eu conheci lá dentro foi o Luciano Huck. O Paulo Guedes também tava lá, a chanceler da Alemanha – Angela Markel –, Greta Thunber e mais uma porção de gente desse nível, então você já consegue imaginar o networking foda que dá pra fazer lá dentro.

ENGENHARIA SOCIAL

Engenharia social pode ter duas definições:

1 – É uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários desavisados a enviar dados confidenciais para infectar seus computadores com vírus ou abrir links para sites infectados. Os hackers fazem isso explorando a falta de conhecimento ou a desatenção de uma pessoa.

2 – É “fazer um malabarismo” para chegar a determinado lugar ou pessoal que fará uma diferença na sua vida.

Aqui nós estamos falando sobre a segunda definição. Se você quer ter um bom networking, saber o mínimo sobre engenharia social é absolutamente necessário.

Digamos que você quer muito conhecer o Neymar, mas se você mandar uma mensagem no Direct dele você será apenas um entre muitos.

Neymar Junior e Raiam Santos

Mas agora vamos supor que seu primo é amigo de um cara que conhece um jogador que tem o contato do Neymar.

Nesse caso você irá induzir o seu primo a te apresentar pro amigo dele, e depois induzir o amigo dele a te apresentar pra esse jogador.

Depois disso é só você criar uma relação forte com o jogador que em pouquíssimo tempo você conseguirá conhecer o Neymar.

Você fez todo um malabarismo pra chegar no seu objetivo.

E é claro que isso pode ser usado para o bem e para o mal. 

No exemplo dado, você quer apenas conhecer o Neymar. Mas essa técnica de engenharia social é, inclusive, usada por espiões e agentes das grandes agências de inteligência mundial, como a CIA ou a KGB.

Os agentes deles fazem conexões pra chegar na pessoa que eles precisam e depois “completar a missão” (resgatar um documento importante, sequestrar uma pessoa, ou qualquer outra coisa que eles precisem fazer).

EXEMPLO BEM-SUCEDIDO DE NETWORKING

Há uns anos atrás um cara queria muito conhecer o Cristiano Ronaldo – acho que ele era esses fotógrafos ou jornalistas que perseguem as pessoas, um paparazzi, mas isso não importa – e ele quebrou a cabeça durante um tempão até ter uma ideia genial.

Ele vasculhou a vida INTEIRA do Cristiano Ronaldo, foi pro país que o cara mora, achou a casa do cara, vasculhou a rotina dele, foi um verdadeiro stalker.

Em resumo, ele descobriu que no dia seguinte a um jogo, Cristiano Ronaldo ia num restaurante com a esposa, pra comemorar o jogo do dia anterior e fazer um agrado pra mulher.

O cara pagou UMA GRANA pra jantar no mesmo restaurante que o Cristiano, só que (detalhe importante) nessa mesma semana o Cristiano tinha feito uma campanha solidária que tinha ajudado muita gente.

Esse cara perguntou pro bartender qual era a melhor bebida do cardápio – e, como era de se esperar, a melhor bebida do cardápio era, também, a mais cara –, ele comprou a bebida e mandou entregar pro Cristiano com um bilhetinho agradecendo por ele ter feito aquela campanha.

Ele não adicionou número de telefone, não adicionou o perfil do Instagram, não se identificou, ele apenas agradeceu o cara por ele ter feito algo bom.

Só que esses jogadores estão acostumados com babação de ovo, então um cara que está apenas agradecendo ele é alguém diferente, e vai se destacar no meio de uma multidão. 

Cristiano se sentiu especial e grato – já que, aparentemente, o cara não queria ganhar benefício nenhum a partir da bebida – e foi agradecer.

Ele pediu o número do cara e eles viraram amigos próximos.

CUIDADO!

Fazer networking é incrível e pode te proporcionar experiências e oportunidades sem igual, porém você precisa ter cuidado com uma coisa.

Quando você conhece uma pessoa, tem uma série de informações que você não sabe:

– Você não conhece os pais dessa pessoa.

– Não conhece os amigos dessa pessoa.

– Não sabe qual é a opinião da pessoa acerca de diversos assuntos.

– Você não sabe quais são os valores morais dessa pessoa.

– Não tem a mínima ideia do que essa pessoa poderia fazer se ela não gostasse de você.

– E a lista segue…

Como foi dito antes, ter uma grande rede de networking te dá MUITO poder, e você nunca sabe quanto poder uma pessoa pode ter.

Ela pode ser uma pessoa com índole boa que, não importa o que você faça, não irá fazer nada pra te prejudicar.

Mas ela também pode ser uma pessoa com índole ruim, e te perseguir até o quinto dos infernos se você fizer algo que ela discorde.

E como o sistema judiciário do Brasil é uma merda, ela consegue te prejudicar de uma forma legal, e a coisa piora ainda mais se ela tiver dinheiro, porque se ela tiver dinheiro ela pode induzir os advogados, promotores e juízes a pender e defender o lado dela, e você pode acabar condenado.

Por isso é importantíssimo cuidar das pessoas com quem você se relaciona. Isso não significa, necessariamente, que você deve evitar, totalmente, o contato com essas pessoas. Isso significa, apenas, que você não deve dar abertura o suficiente para pessoas suspeitas entrarem na sua vida.

Porque a partir do momento em que ela tem um poder mínimo de influência sobre você, acabou! Você tá ferrado.

Todo mundo tem um parente que se fudeu – e, às vezes, acabou com a paz da família inteira – porque deixou um amigo com índole ruim influenciar suas decisões. 

E isso aconteceu, inclusive, comigo. Eu era fã de algumas pessoas com índole ruim e acabei me dando mal por confiar nessas pessoas.

Outra observação importante: você deve ter um cuidado ainda maior se tiver uma família ou amigos – verdadeiros – próximos a você.

Se você tem filhos e esposa, a PIOR coisa que você pode fazer é confiar em qualquer um que pareça inteligente e que fale umas coisas lógicas. Nesse caso, você tem algo de extremo valor a perder, e você não pode arriscar essas coisas.

Há dezenas de coisas que você não pode colocar em jogo, e família é a principal delas. Porque você acha que todos esses pilantras das redes sociais NUNCA postam foto com os filhos? Porque eles sabem que seus filhos não podem estar em risco.

Por isso, tome cuidado com quem você se relaciona, se eu soubesse disso quando tinha meus 20 anos, muitos problemas teriam sido evitados.

Agora você conhece a real importância de fazer networking com pessoas mais influentes e poderosas do que você!

O MESTRE DO NETWORKING

Mas como ter contato com esse tipo de pessoa, se você mora em uma cidade pequena ou é tímido ou não tem dinheiro para frequentar os mesmos lugares que eles?

Há alguns anos atrás eu estava na posição que você se encontra hoje e sabia que seria somente através do networking que eu conquistaria minhas metas em um tempo muito menor.

Foi assim que eu entrei em Wharton, foi assim que eu montei minha empresa, foi assim que eu viajei o mundo e foi assim que eu fui parar no fórum econômico de Davos.

E eu desenvolvi técnicas simples  que você pode conhecer agora para fortalecer sua rede de contato com pessoas mais poderosas e influentes que você, mesmo que você nunca tenha conhecido ninguém assim antes.

Essas técnicas são tão simples, mas tão poderosas que você precisa usar com cuidado, porque você saberá como criar laços fortes com pessoas influentes e poderosas – sem parecer um interesseiro. Saberá como conhecer o jogador de futebol ao empresário de prestígio do seu país.

Um verdadeiro passo a passo do zero até o avançado.

Se você deseja se aprofundar na técnica do Networking, clique no link que está aí embaixo e assista o vídeo que eu preparei para você.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS