Browse By

Category Archives: Mercado Financeiro

A tragédia do jeitinho

Como o excesso de “jeitinho brasileiro” levou dezenas de vidas inocentes e chocou o mundo

Soccernomics: êxodo rural, fascismo e… Champions League

Por que a Inglaterra não ganha nada desde 1966? Por que não há quase nenhum treinador negro no futebol? O que Didier Drogba e Cristiano Ronaldo tinham em comum quando crianças? Soccernomics é um livro que mistura psicologia, economia, sociologia para explicar o nosso querido futebol.

A próxima grande crise mundial

Já ouviu falar em ITT Tech? Ele pode ser a ponta do iceberg de um problema que pode infectar todo o sistema financeiro mundial… igual em 2008

noruega olimpíadas do dinheiro economia macroeconomia

A Economia da Noruega: Olimpíadas do Dinheiro 04

Olimpíadas do Dinheiro A ideia da série Olimpíadas do Dinheiro é explicar macroeconomia pro povão com aquele papo reto e direto que eu sempre mando aqui no blog MundoRaiam. Enquanto a mídia fala daquele atleta russo que é favorito a ganhar a medalha de ouro

Antônio Ermírio de Moraes: a biografia do empresário do Brasil

Acabei de terminar o livro Antônio Ermírio de Moraes – Memórias de um diário confidencial de José Pastore (Editora Planeta). já te adianto que esse livro tem que ser leitura obrigatória para todo estudante de economia, administração e de engenharia do Brasil… e também para

E a China sai comprando geral…

Quanto mais eu leio sobre o mercado consumidor da China, mais eu me convenço que eles vão dominar o mundo antes de ficarmos velhinhos.

Põe a culpa na economia chinesa!

Nos últimos 10 anos, a China cresceu mais do que qualquer país na historia da humanidade. E quem se deu bem com isso? Nós! Como assim? Apesar de um excelente setor de exportação, o crescimento econômico da China foi alavancado por um boom de construção.

Aprendendo marketing com o Shark Tank! [pt.3]

            Nos primeiros posts sobre meu programa de TV favorito, já escrevi sobre negociações, valuation, oratoria, business pitch. Agora é a vez de falarmos de Marketing sob a visão dos tubarões! Divirtam-se! Qual é o seu mercado Saiba definir qual

shark tank mba no exterior

SharkTank MBA Pt.1: Fiz um MBA pela televisão!

O que é o Shark Tank? SharkTank é simplesmente o melhor programa da TV mundial. No Brasil, ele é exibido pelo canal TLC e recebeu o nome de Negociando com Tubarões. O canal exibe essa obra prima toda segunda-feira às 23h e reprisa aos sábados

Houston, we have a problem: a crise do Texas

Os Estados Unidos estão estourando champagne e rindo à toa ultimamente! O barril de petróleo está mais barato que o barril de vinho Sangue de Boi na adega do portuga da esquina e tá sobrando uma grana legal para os americanos gastarem no fim do

Por que a Apple é a empresa mais foda do mundo??

Ontem à noite, duas grandes empresas que são bem conhecidas pelo povão soltaram seus balanços trimestrais. De um lado a Petrobrás, que escondeu algumas dezenas de bilhões de reais em perdas provenientes de corrupção e superfaturamento de projetos. De outro a Apple, que soltou alguns

Os 10 melhores business books que eu já li

Para a galera que chega na livraria e passa direto dos livros de ficção que ficam na mesa da frente, esses são os 10 melhores livros de finanças, economia e administração que eu já li ao longo dos anos.

Como perder US$830 milhões em uma manhã?

Um dos ditados que eu mais ouvi da minha querida mãe na infância foi “quem tá na chuva é para se molhar”. Eu fazia muita merda e não aceitava as conseqüências então ela sempre mandava essa. Esses dias eu perdi R$10mil reais em apenas uma

Deu ruim lá na Rússia hein?!

Nasci em 1990 e, desde que me dou por gente, a moeda do Brasil é o real. Nunca passei por uma crise inflacionaria mas estou cansado de ouvir historias contadas por meus pais e meus avós de prateleiras vazias e postos de gasolina com filas quilométricas

A pior trade do ano e 3 lições para o jovem investidor!

Afundando junto com a Petrobrás! Já postei aqui algumas trades que deram muito certo e me fizeram ganhar uma grana boa. Agora é a vez de compartilhar com vocês um momento que DEU RUIM. Segunda feira, vi a ação da Petrobrás cair mais de 5%

Privatiza a Petrobrás logo, vai!

Sabe quanto tá custando o litro da gasolina aqui nos EUA? US$1.76 por galão. Se cada galão tem 3.78 litros e o dólar tá R$2.60, o americano tá pagando exorbitantes R$1.22 por litro. Quanto tá a gasolina no Posto Ipiranga da esquina? Sabe aquelas sextas-feira

Já pensou em investir em maconha? Eles sim!

A commodity que mais retornou dinheiro aos investidores no ano de 2014 foi … (rufem os tambores) Minério de ferro? Gás natural? Soja? Não! Senhores, quem investiu em ações de MACONHA nos últimos anos FICOU MUITO RICO! Os caras do fundo de private equity Privateer

Resenha: O Petróleo (Daniel Yergin)

Livro da Semana:  The Quest – Energy, Security and the Remaking of the Modern World Logo depois que entreguei o apartamento em Nova York e vim morar no Rio, me matriculei numa pós-graduação em Petróleo e Gás na PUC. A motivação foi a seguinte: é

Explicando a crise atual do petróleo: tudo a 40% de desconto!

O principal tema dos mercados globais nas últimas duas semanas é a queda no preço do petróleo. Já até enjoei de abrir o Business Insider e dar de cara com headlines do tipo: “Oil Plunges“, “Oil is Down Again” e “What Low Oil Prices Mean To

Quer trabalhar em Nova York?

No meu primeiro ano em Wall Street, dividia o apartamento com um brother que trabalhava no Morgan Stanley. Apesar de ser peão lá dentro e trabalhar no backoffice, o muleque ganhava bem e era perdidamente apaixonado pela empresa. Nunca vi algo igual. Ano passado, 90mil

Jim Rogers – o pai do macro investing!

Palavras sábias do maior investidor macro de todos os tempos, meu mentor Jim Rogers. Jim Rogers é o autor dos dois melhores livros que já li em toda minha vida: Investment Biker e Adventure Capitalist. Junto como o George Soros, ele foi um dos primeiros

Como ganhar dinheiro com o El Niño?

O El Niño vem aí! E como toda notícia relevante, dá para ganhar uma grana nisso! Tive a oportunidade de trabalhar no México quando estava no Citibank e estava por dentro das estratégias de investimento dos maiores fundos de investimento de lá, especialmente quando eles

A Rússia tá fudida! Será que nós também?

Será que vai rolar um contágio estilo 1998 de novo? Tudo bem que éramos crianças na época e não entendíamos porra nenhuma de macroeconomia e finanças mas a verdade é que o último calote na Rússia foi um inferno para o Brasil. Os investidores internacionais

Vou ficar rico, jogar tudo pro alto e dar um rolé pelo mundo

“1000 Lugares Para Conhecer Antes de Morrer” Patricia Schultz Resolvi fugir um pouco dos business books e da auto-ajuda e ler uma parada mais divertida essa semana. A galera que me conhece pessoalmente sabe que sou um viajante compulsivo. Toda grana que eu ganhei quando

Aprenda com o erro dos outros: o castelo de areia de Eike Batista

ASCENSÃO E QUEDA DO IMPÉRIO X Sergio Leo Editora Fronteira Esse vale ainda mais a pena depois que você ler “O X da Questão”. No X da questão, o Eike conta, em primeira pessoa do singular (isso, sem incluir seus sócios, diretores e investidores), porque

tim cook gay bilionario

Por que Tim Cook da Apple foi o primeiro CEO a sair do armário?

Tim Cook, o presidente da Apple, assumiu publicamente ontem que é homossexual. Ele é o único ‘out’ entre os CEOs das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. Sim! Com certeza há mais CEOs gays nos EUA mas nenhum deles saiu do armário até hoje por

Por que eu invisto em gás natural?

Lembra que eu falei do gás natural aqui? Bom, o UGAZ já subiu quase 40% desde aquele post. A teimosia do Putin na Rússia tem ajudado. O risco de ele fechar a torneira do gás para a Europa Ocidental está cada vez maior. Para melhorar

As 7 maiores tendências para o futuro da economia mundial

O Citigroup, o banco onde comecei a minha carreira no mercado financeiro dos EUA quando tinha 21 anos, lançou um relatório interessante sobre as 6 maiores trends para o futuro da economia mundial. Aqui estão elas:: 1) Protecionismo estilo-Dilma vai acabar e o mundo será