Browse By

Hostel E Hotel: Qual A Diferença E Quando Usar Cada Um?

Koe, tá pensando em viajar nas próximas férias, depois que passar essa porra de corona, e quer aproveitar ao máximo cada minuto de diversão? Já parou para pensar que a hospedagem é um dos pontos principais que você precisa organizar? Vai ficar em hostel ou hotel?

Antigamente as pessoas só tinham a opção de ficar em hotel, mas hoje muita coisa mudou, cara, e você precisa estar atento às novidades pra fazer a melhor escolha para você e para quem está viajando contigo.

O nome é bem-parecido e o objetivo é realmente o mesmo, mas as pequenas diferenças podem deixar a sua viagem foda ou uma merda. Por isso, confere o que eu tenho pra falar sobre hostel e hotel, por experiência própria.

Hostel ou hotel: qual a diferença

O objetivo do hostel ou hotel é o mesmo: oferecer hospedagem para os viajantes, mas a maneira como eles fazem isso é diferente, tá ligado? Vou explicar melhor pra vocês:

Hotel

É mais fácil falar do hotel, pois é um conceito que todo mundo conhece. Mesmo que você nunca tenha se hospedado em um hotel, você sabe como é que funcionam as coisas.

Quando você se hospeda no hotel haverá um quarto só para você, com um banheiro particular. Há outras opções, como quarto familiar ou quarto de casal. Normalmente em viagens é comum escolher o quarto de casal (já que a maioria das pessoas não gosta de viajar sozinho, né mano).

O lance é que é tudo personalizado. Normalmente há várias opções de quarto, incluindo versões mais básicas e as mais luxuosas. Tem hotéis que o quarto parece um mini apartamento, cara! Juro, tem até cozinha.

É claro que o valor dessa opção é bem alta, mas se você estiver com grana sobrando e faz questão… saiba que tem essa opção.

Hostel

Ao contrário do hotel, o hostel tem uma ideia mais coletiva. Você não terá um quarto só para você, mas, sim, dividirá o espaço com outras pessoas. “Então quer dizer que eu vou dormir com desconhecidos?!” exatamente isso, mané.

Pode parecer uma ideia bizarra pra muitos, mas tem se tornado cada vez mais popular entre os viajantes. E não vai pensando que isso é coisa de BR, pois a Europa que lançou essa moda braba.

O banheiro? Ih, esse também é coletivo, parceiro. Então várias pessoas irão usá-lo. Mas, assim como no hotel, normalmente eles são lavados diariamente, então é relativamente tranquilo.

Hostel ou hotel: quais as vantagens e desvantagens de cada um

Vendo tudo o que eu falei sobre hostel ou hotel pode parecer que o hotel é a melhor opção. Mas e se eu disser que é interessante você pensar mais sobre isso? O hostel também tem muitos pontos fortes, irmão.

Para você escolher de forma mais consciente, vou elencar os pontos positivos e negativos que eu acho de cada opção:

Hotel

Não preciso nem dizer que a privacidade é o ponto alto dos hotéis, não é? Mano, isso é um ponto que pesa muito. É bom você ter um canto só seu e poder ficar em paz. Ainda mais quando você quer levar aquela gata que você conheceu pro seu quarto.

A parte de não dividir o banheiro também é um ponto altíssimo. Ninguém gosta de ficar esperando os outros usarem o banheiro para poder tomar aquele banho, tá ligado?

E tem uma coisa que eu aprecio: o café da manhã. Acordar e ter um rango pronto é maravilhoso. Apesar de que alguns hostels também oferecem a opção de café da manhã (não se esqueça de perguntar isso, brother).

Mas e a desvantagem? Sem dúvida alguma é o preço. O valor da hospedagem pode quebrar o seu orçamento. Principalmente em viagens internacionais à Europa ou EUA, é uma boa grana pra ficar em hotel.

Hostel

Obviamente, o hostel é muito mais barato. Mas essa é a única vantagem? Cara, vou dizer que acho hostel uma parada bem particular e consigo enxergar muitos pontos positivos.

É um lugar excelente pra fazer networking, conhecer outras pessoas, de várias etnias, trocar ideias culturais e até mesmo dicas de viagem. Fora que é o lugar ideal se você quiser praticar seu inglês né, porque não tem como fugir da galera.

Os hostels também costumam ter algumas festinhas à noite, então se você é baladeiro e quer uma zoeira, talvez essa seja uma grande opção.

Qual escolher?

Mas e aí, mano, já sabe qual escolher? Hostel ou hotel? Qual é o melhor? Irmão, acho que a única pessoa que pode dizer isso é você, na moral.

Qual é o seu perfil e objetivo na viagem? Olha, se você precisa economizar dinheiro e irá para o dormitório somente com a intenção de dormir, talvez o hostel seja uma ótima ideia.

Há opções com poucas pessoas compartilhando quarto, tornando a experiência mais agradável.

Agora, se você não está tão preocupado com grana ou fica extremamente puto quando não tem privacidade, aí eu aconselho ficar em um hotel. Sempre haverá hotéis baratos. Talvez os serviços não sejam dos melhores, mas haverá privacidade.

Resumindo, cara, veja quais são os pontos que mais importam pra você. O momento de dormir é importante, mas a questão financeira também (é normal viajar com a grana contada).

O que fazer para economizar na viagem

Independente de você escolher hostel ou hotel é possível conseguir bons descontos em qualquer uma das hospedagens. O segredo é um só, cara: programe a sua viagem.

Já está com as passagens compradas? Agiliza e faça a sua reserva no hostel ou hotel. Não seja vagabundo, brother, deixe tudo no jeito e aproveite os descontos.

Quanto antes você fizer a sua reserva, mais barato irá pagar. Outra dica do Negão: compare todos os preços na internet. Uma mesma hospedagem pode ter valores diferentes em plataformas digitais distintas.

Lembrando que até mesmo os hostels têm níveis e níveis, saca? Há os mais simples e os mais confortáveis, etc.

Nunca deixe de olhar a avaliação das outras pessoas. Se você ver muitas pessoas putas nos comentários, talvez não seja a melhor opção, mano.

E aí, cara, já sabe o que vai procurar? Hostel ou hotel? Na minha experiência, eu recomendo avaliar os dois dentro da faixa de preço que você pode gastar e qual seu objetivo com a viagem. Pondere as características de cada um, tá ligado?