Browse By

Grupos De Networking: O Que São E Qual A Importância De Fazer Parte De Um

Eu já falei aqui em outros momentos sobre alguns problemas que você pode encontrar ao praticar o bom e velho “networking”. Agora vou te apresentar os “grupos de networking”.

Essa palavra gringa pode ser o segredo para o seu sucesso em qualquer profissão, vai por mim.

Mas, se você vacilou e perdeu o conteúdo anterior não se preocupe: eu vou te dar todas as dicas hoje sobre como usar isso a seu favor!

Mas a abordagem será outra, irmão. A ideia aqui é mostrar porque que é importante você participar e até criar os seus próprios grupos de networking. Brother, você não tá entendendo nada do que eu tô falando né?

Então vamos direto ao ponto: Quer saber qual a importância disso para sua vida e sua carreira? Então para de coçar o saco e vem comigo, aprender um pouco mais sobre “business”.

Entenda Para Que Servem Os Grupos De Networking

O networking é aquela parada em que você faz uns contatos, participa de umas convenções, conhece umas pessoas fodas e se apresenta, falando do seu trabalho. É a ponte que você cria para ir da onde está rumo a um lugar bem melhor!

Mas calma: o networking não faz milagre não, meu brother. Para ter sucesso você precisa agregar valor, precisa fazer direitinho. Senão não vai sair do lugar e é isso que eu falo nesse outro conteúdo que você pode acessar clicando aqui.

Mas com os grupos de networking as coisas são diferentes. Nesse caso você pode aproveitar a oportunidade para descolar uns contatos importantes, e mais do que isso: mostrar que você manja dos assuntos, tá ligado?

O que são os grupos?

Os grupos de networking são grupos de pessoas que se reúnem com certa frequência para falar dos trabalhos que oferecem e estreitar os laços. Você vai lá, conhece uma galera e troca figurinhas sobre o trabalho.

Dai você deve tá perguntando: “Pô, negão. Mas como isso pode me ajudar a crescer?”. Calma, vacilão. Eu vou chegar nesse ponto no próximo capítulo do texto. Segura tua onda.

Como O Networking Pode Me Ajudar A Crescer?

É muito simples: se você fala do seu trabalho, apresenta as suas qualidades, conhece umas pessoas fodas e pá…é claro que quando tiverem a oportunidade essas pessoas vão te indicar para uns trampos.

É aqui que está a utilidade do networking, parceiro. Você deixa de ser um trabalho “sozinho” e passa a ter um grupo de suporte para sua carreira. Sacou?

Mas aí: é importante você saber que isso é uma troca. Não dá certo com gente filha da puta, que só quer tirar vantagem e não ajuda ninguém. Os grupos de networking funcionam na base da troca, tá ligado?

Então ao mesmo tempo que as pessoas te conhecem e aumentam a sua chance de conseguir uns trampos pica, também é sua obrigação ajudar essas pessoas quando tiver a oportunidade, indicando o trabalho, fechando parcerias e os caralho.

5 Motivos Para Participar De Um Grupo De Networking

Se você ainda não está convencido de que essa é uma ideia foda, e que você pode realmente conseguir crescer para caralho participando disso, vou te dar outros motivos que provam como os grupos de networking são firmeza:

Desbanque a concorrência:

Irmão, você está preocupado porque aquele vizinho mala tá oferecendo o mesmo trampo que você? Chegou a hora de desbancar esse vacilão aumentando o seu alcance. Com os grupos de networking isso é absolutamente possível!

Aumente a sua carteira de clientes:

Outra coisa que preciso falar aqui é que você vai aumentar a sua carteira de clientes. Aí, você terá muito mais gente interessada em seu trabalho se começar a participar desses grupos, irmão.

Vincule Sua Marca À Sua Imagem:

Se você fica escondido atrás da tela do computador e não bota a sua cara para jogo você está cometendo o maior vacilo. As pessoas precisam saber quem você é, caralho! Elas precisam associar a sua cara ao seu trabalho.

Nos grupos de networking você faz isso acontecer. Mano, você vai ver como isso vai mudar completamente a forma como as pessoas te tratam, e pode até aumentar o seu alcance enquanto empresário.

Conheça Gente Foda E Aumente A Sua Equipe

O contrário também pode acontecer, está ligado? Você chega lá no grupo e conhece umas pessoas firmezas, cheia de qualidade, que pode agregar e trazer sucesso para o seu negócio. E daí acaba fechando umas parcerias que ajudam você a crescer.

Permaneça informado:

Para terminar, mas não menos importante, os grupos de networking fazem com que você permaneça sempre bem informado sobre o mercado, a respeito de tudo o que está pegando no mercado e tals.

Ou seja: você vai conversar com as pessoas, vai aprender coisas e ensinar coisas, fazer trocas importantes e crescer pessoal e profissionalmente. Quer mais o que?

É por isso que eu repito aqui o quanto você pode evoluir ao participar de grupos de networking. Não é conversa mole: o rolê é real. A possibilidade de crescimento é verdadeira.

Minha Empresa É Pequena – O Networking Também Funciona Para Mim?

Mano, os grupos de networking podem ajudar qualquer pessoa. Você não precisa ser nenhuma mega empresa. Você só precisa ter a vontade de crescer, sacou? Aquela vontade de se tornar maior do que é agora.

Se você sente isso e sabe que o seu negócio tem potencial, então esses encontros só vão agregar valor ao que você já faz, e ajudar seu negócio a ganhar mais alcance.

É um negócio que só vai trazer vantagem para a sua empresa. Por isso que os grandes empresários continuam praticando networking mesmo depois que se tornam super renomados. Eles entendem a importância disso – e você aí, vacilando.

Então, agora que eu te dei a ideia, aproveite essa dica e procure por grupos de networking onde você possa se inscrever e começar a conhecer outras pessoas que, quem sabe, ajudem você a alcançar os seus objetivos e se tornar uma referência na sua área.