Browse By

Descubra Quais São As Melhores Universidades Do Mundo

Já pensou em estudar dentre as melhores universidades do mundo? Parece realmente um sonho distante, mas muitos brasileiros já conseguiram – e ainda conseguem – estudar fora do país (e até mesmo entre as melhores universidades).

Esse período da vida é muito difícil e os adolescentes sofrem uma pressão muito grande para entrarem em boas faculdades. Ao entrarem, ainda irão se deparam com mais diversos desafios. Isso acontece no Brasil e no mundo também.

Mas uma coisa é certa: é uma das melhores experiências que alguém pode ter e aproveitá-la o máximo possível faz toda a diferença. Imagina, ainda por cima, estudar fora do país em uma grande universidade?

Nesse artigo trazemos as 15 melhores faculdades do mundo para que você possa se inspirar e, quem sabe, não começar a traçar um caminho para estudar em alguma delas, já que todas aceitam estrangeiros.

Quais são as melhores universidades do mundo

Existem vários rankings que enumeram as melhores universidades do mundo, então é possível encontrar discordâncias com outra ordem que talvez você já tenha visto.

O ranking a seguir foi elaborado pelo Times Higher Education (THE) e está organizado na ordem crescente de avaliação.

Universidade da Califórnia, Berkeley

A Universidade de Berkeley fica nos EUA e é uma entre as melhores universidades do mundo. Mesmo não sendo tão conhecida aqui no Brasil é extremamente renomada e somam-se 19 Prêmios Nobel com seus profissionais envolvidos.

University College London (UCL)

A Universidade de Londres fica na Inglaterra e seu carro forte é conseguir proporcionar ótimo estudo até mesmo para os desfavorecidos.

Universidade da Pensilvânia

A Universidade da Pensilvânia também fica nos EUA e conta com um ex-aluno muito famoso na política americana: o ex-presidente William Henry Harrison.

Universidade Johns Hopkins

Talvez não seja a mais conhecida dos EUA aqui no Brasil, mas essa Universidade é de grande renome e possui grandes projetos em biotecnologia. É um dos maiores centros de medicina do mundo e possui um dos melhores hospitais universitários.

ETH Zurich

Essa Universidade fica entre as melhores universidades do mundo e está localizada na Suíça. Um detalhe interessante sobre ela? Teve um aluno um tanto quanto importante: Albert Einstein.

Universidade de Chicago

A universidade de Chicago nos Estados Unidos já acumula 90 Nobel com nomes de professores e alunos da instituição.

Imperial College London

A Imperial College London fica, obviamente, na Inglaterra e é muito focada em engenharia, ciência e medicina.

Universidade Yale

Quem costuma assistir produções norte-americanas com público adolescente provavelmente já ouviu falar da Universidade Yale. É o sonho da maioria dos americanos e uma grande universidade.

Universidade Princeton

Princeton é tão famosa quanto Yale e um dos maiores sonhos dos americanos também. Possui poucos alunos quando comparada às demais.

Universidade Harvard

Não precisamos discorrer muito sobre a Universidade de Harvard, não é mesmo? Com certeza está entre as melhores universidades do mundo.

Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

Esse instituto tem um viés bem tecnológico e quem ama essa área com toda a certeza sonha em estudar na Caltech, entretanto, a concorrência é bem acirrada.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

Também nos EUA, o MIT é uma universidade que produz muita pesquisa e tem artigos que abrangem o mundo todo.

Universidade Stanford

A Universidade de Stanford é muito ampla quando o assunto é disciplina. Tem uma pegada bem pra frente e é uma das melhores universidades do mundo, sem dúvida.

Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge fica na Inglaterra e é uma universidade muito antiga, com muitos anos de história.

Universidade de Oxford

Segundo o ranking ao qual nos baseamos, dentre as melhores universidades do mundo a Universidade de Oxford leva o título de melhor delas.

As melhores universidades do mundo: Brasil

Apesar de nenhuma universidade brasileira ter aparecido neste ranking entre as melhores universidades do mundo, nosso país tem universidades muito importantes e com alta qualidade.

Ao contrário dos outros lugares do mundo, nosso país tem o privilégio de contar com um ensino superior público de qualidade. A prova disse é que as melhores universidades são públicas.

A seguir há a lista das 10 melhores universidades de acordo com a Folha de São Paulo:

  1. USP – Universidade de São Paulo
  2. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
  3. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
  4. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
  5. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  6. UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  7. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
  8. UFPR – Universidade Federal do Paraná
  9. UNB – Universidade de Brasília
  10. UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

As faculdades federais e estaduais – mesmo com uma questão precária de investimento por parte do governo nos últimos anos – se mostram fortes potências de tecnologias.

Tem como estudar em universidades no exterior?

Antigamente o Brasil contava com um programa do governo chamado Ciências Sem Fronteiras, onde os melhores alunos das universidades federais conseguiram bolsa integral para estudar fora.

Hoje ainda é possível tentar um intercâmbio, pois diversas universidades possuem parcerias e há o intercâmbio entre alunos.

É preciso avaliar qual é a política de estrangeiros de cada faculdade em particular, mas uma coisa é certa: não é fácil. É preciso ser um aluno dedicado e ter, pelo menos, inglês intermediário para conseguir morar em outro país.

Mas alunos que são dedicados, envolvidos em projetos pela universidade e têm força de vontade possuem altas chances de conseguir em alguma universidade.

Em alguns casos a bolsa não é integral, mas normalmente há uma grande ajuda por parte da faculdade e ainda há possibilidade de tentar mais alguns tipos de auxílio.

Mesmo que não seja dentre as melhores universidades do mundo, a experiência de estudar fora é muito gratificante e dá um up no currículo de qualquer estudante, pois é algo muito bem visto no mercado de trabalho.