Browse By

Investir em Tik Tok Vale A Pena?

Se você é do mundo do marketing já deve ter tornado os seus olhos a mais nova febre mundial: o Tik Tok. Mas será que o Tik Tok vale a pena quando o assunto é investimento em marketing digital?

O app oriental ganhou força no mercado de formas absurdas e quando todos perceberam, Instagram e Facebook já não eram mais os mais baixados. Sua ascensão foi muito rápida e até mesmo grandes nomes de celebridades possuem as suas respectivas contas.

Quem atua no ramo do marketing sabe que esse tipo de boom pode ser uma ótima oportunidade para marcas, sejam elas grandes ou pequenas. Há diversas maneiras de investir nesse aplicativo e te garanto que é muito interessante conhecê-lo.

Tik Tok: entenda a rede social

Antes de discorrer mais sobre se o Tik Tok vale a pena ou não, é importante explicar o que é essa rede social. Os usuários dessa plataforma conseguem realizar vídeos de 15 a 60 segundos, mas as gravações podem ser personalizadas.

É possível colocar fundos, filtros, músicas, dublagens, enfim, é algo totalmente personalizável e é por isso que as pessoas estão se encantando tanto. O foco principal do Tik Tok é humor, então os usuários, em sua maioria, postam vídeos engraçados.

As dublagens estão fazendo muito sucesso, nomes como Isis Valverde amam o app e estão sempre postando alguns vídeos narrando falas icônicas.

E se você não está entendendo porque tantas pessoas estão reproduzindo a dublagem do mesmo áudio, o Tik Tok é a resposta!

Outra modalidade que ganhou muita visibilidade são as dancinhas, que, aliás, foi o primeiro atrativo da plataforma. Algumas coreografias são bem simples, outras complexas e que exigem muito treino.

A realidade é que o Tik Tok apareceu como uma forma de descontração em um momento tão tenso da vida de todos: a pandemia. O aplicativo é divertido, simples, irreverente e é possível usar muita criatividade com seus recursos disponíveis.

Muitos usuários não criam conteúdo, apenas ficam olhando pessoas famosas e seus vídeos engraçados.

Há as correntes dos denominados #challanges, onde um desafio é lançado (pode ser uma dança, uma dublagem ou qualquer coisa do gênero) e os usuários precisam cumprir para entrar na moda.

Responder se o Tik Tok vale a pena para investimento em propagandas e campanhas é muito simples: sim, mas é preciso entender sobre o seu público.

Qual é o público que o aplicativo mais atinge

Antigamente, Facebook e Instagram eram consideradas redes sociais de jovens. Aos poucos, adultos – e até idosos – começaram a criar perfis. Hoje, ambas as plataformas contemplam todos os tipos de públicos.

Isso faz com que elas sejam grandes aliadas do marketing digital, mas será que o Tik Tok vale a pena nesse aspecto? Veja bem, o aplicativo acabou de ter o seu boom e, por isso, é comum que os jovens sejam os mais adeptos em um primeiro momento.

O público-alvo do Tik Tok são jovens de 14 até 26 anos, aproximadamente. Para que as outras idades começassem a usá-lo, seria necessário que ele se mantivesse mais tempo no mercado.

É difícil responder sobre essa tendência, visto que ele apareceu em um momento muito crítico e não possibilita muito compartilhamento de experiência. Isso quer dizer que ele não vale a pena? Não, muito pelo contrário.

Também é importante salientar que mesmo quem não tenha Tik Tok acaba vendo os seus vídeos através do Instagram e Facebook. As redes conversam entre si e muitos vídeos são compartilhados.

Então, mesmo que alguém produza conteúdos somente para a plataforma em questão, em algum momento ela irá aparecer nas “concorrentes”.

Tik Tok vale a pena quando o assunto é estratégia de marketing?

Apesar de seu público mais restrito, a rede se mostra totalmente rentável, pois o público jovem está consumindo cada vez mais e há muitos usuários cadastrados na rede.

É muito interessante unir os recursos da plataforma como forma de propaganda, principalmente pelo fato de que, hoje, o público está preferindo campanhas mais irreverentes e engraçadas.

Você pode desenvolver algo no Tik Tok e, como já dito, compartilhar nas outras redes sociais. Até por isso é importante conhecer estratégias de posicionamento em todas as redes sociais, não só no Tik Tok.

Outro meio de atingir o público dos apps de vídeo é através dos perfis com muitos seguidores. Assim como o Instagram, há alguns perfis de altíssima visibilidade e eles são ótimos meios de propagandas.

O lado interessante disso é que existem alguns usuários que são mais famosos no Tik Tok e a tendência é que eles cobrem um valor mais baixo por publicidade do que o Instagram (que, apesar da invasão do concorrente, ainda é a plataforma mais influente).

Isso abre possibilidades para que você contrate serviços. Fica bem claro que o Tik Tok vale a pena, inclusive para passar o seu conteúdo às outras redes sociais.

O segredo desse aplicativo é a criatividade. Então, quanto mais você apostar em algo divertido, melhor!

O marketing digital está muito forte no mercado

Se você tem uma empresa, independente do público-alvo, e ainda não investe em marketing digital, talvez isso seja um grande erro.

As opções convencionais de propaganda não são tão efetivas quanto as redes sociais, sites, blogs e semelhantes. A televisão ainda é um recurso interessante, mas o valor para ir ao ar é inviável para a maioria dos empreendimentos.

A tecnologia traz ferramentas incríveis quando o assunto é atingir o público-alvo, possibilitando direcionar as propagandas somente para potenciais consumidores. Por isso é importante você conhecer bem o seu público-alvo e construir a sua persona.

Então, prospectar clientes na internet é essencial para o sucesso de um negócio (ainda mais hoje em dia, onde a concorrência está cada vez mais acirrada).

O Tik Tok vale a pena, assim como as outras redes sociais e plataformas digitais, mas é preciso se interar sobre o assunto para conseguir aproveitar ao máximo as ferramentas disponibilizadas nessas plataformas.

Se o seu público-alvo é jovem e irreverente, então não tenha dúvidas de que o Tik Tok vale a pena e invista o quanto antes nesse aplicativo enquanto ele ainda é essa febre no Brasil e no mundo! Mas, claro, não deixe de impulsionar suas outras plataformas.