Browse By

Telegram Ou WhatsApp: Quando Se Deve Usar Cada Um?

Se você está pensando em usar o Telegram ou WhatsApp como ferramenta para os seus negócios, saiba que você aproveitar bastante esses aplicativos. Chegou a hora de fazer com que aquele seu celular se torne uma arma potente para o seu sucesso.

Aí, essa não é a primeira vez que você me vê falar desses aplicativos aqui no blog. E se eu tô retomando um assunto é porque ele realmente é muito interessante e pode ser o caminho para o seu sucesso.

Mas já vou ressaltar aqui que nenhuma dessas ferramentas faz milagre. O que você pode conseguir com o Telegram ou WhatsApp é descobrir um meio de potencializar a divulgação do seu trabalho.

Posso dizer por experiência própria que tem dado super certo usar esses aplicativos. E eu vou te dar as dicas para que você também consiga ganhar uma grana com os apps que já tem no seu celular.

Escolhendo Entre O Telegram E O WhatsApp

Meu irmão. Quem foi que disse que você precisa escolher entre um e outro? Você pode simplesmente instalar os dois no seu celular e usá-los conforme a sua necessidade.

O segredo do sucesso é entender quais funcionalidades de cada um servem para cada situação. Aí sim você vai aproveitar completamente o potencial dos aplicativos.

  • Telegram:

O Telegram se tornou uma estrela na mídia brasileira. O aplicativo esteve diretamente envolvido aí nuns lances de política, denúncia e não sei o que. Com isso disparou o download do App nas lojas dos sistemas operacionais.

Ele tem origem russa, e foi desenvolvido em 2013 por dois irmãos de nomes bem esquisitos: Nikolai e Pavel Durov. Os caras também são criadores da maior rede social da Rússia, o VK.

À primeira vista, o Telegram ele é igualzinho o WhatsApp. Parece um aplicativo de mensagens simples, que permite que você compartilhe rapidamente os conteúdos entre uma janela e outra.

Mas, parceiro…quando você começa a mexer na parada é que percebe o quanto ele pode ser fundamental para o seu trabalho.

O Telegram permite que você crie grupos com até 200 mil membros (eu não escrevi errado não, caralho. DUZENTOS MIL). É muito mais gente do que você conseguiria reunir num evento. É gente pra caralho.

Imagina se todas essas pessoas receberem conteúdos a respeito do seu produto e/ ou serviço? Caraca, muleque: se você vender só pra 1% já tem um retorno financeiro fodido.

Crie Canais Com O Telegram, E Divulgue Seus Produtos

Outra coisa interessante a considerar quando está cogitando entre Telegram ou WhatsApp é a possibilidade de criar canais através do app russo. Basta criar um canal e incluir nele as pessoas que possam ter interesse pelo conteúdo.

Mas, não para por aí. Você pode MONETIZAR o seu canal, parceiro…

Sim, você vai publicar o seu conteúdo – que precisa ser de qualidade, claro – e vai ganhar uma grana com isso. E sabe como você faz isso? Através de um sistema de assinatura.

É assim: o canal pode ser público ou privado. Nesse caso você vai criar ele privado, e vai cobrar uma taxa para quem quiser ter acesso. Daí tu cobra o valor e quando a pessoa pagar é só mandar o link de acesso.

Se você quiser ainda pode escolher uns parceiros para postar também, autorizando que eles criem publicações no seu canal. O importante é nunca deixar o negócio morrer, e manter sempre o grupo ativo.

Então, cara, quando você pensa na escolha entre Telegram ou WhatsApp, se o que você quer é ter um grande alcance, com certeza o Telegram é uma boa saída para compartilhar conteúdos e manter a galera engajada.

E O WhatsApp? Quando Devo Usar?

Eu não posso ser hipócrita aqui e dizer que o WhatsApp é melhor que o Telegram, ou vice-versa. Cada um tem seus méritos e suas vantagens, e o do WhatsApp está no fato de ser uma ferramenta muito mais conhecida no Brasil.

Beleza. Seus amigos do futebol e do boteco até conhecem e curtem o Telegram, sabem de todas as vantagens, coisa e tal.

No entanto, o WhatsApp é o que ainda chegar no povão, que tá na mão da dona Maria ali da vendinha da esquina, sacou?

De modo geral, podemos dizer que o Telegram conversa com um público mais exclusivo, enquanto o WhatsApp é a verdadeira definição de “mainstream”. Até quem não tem Facebook ou Instagram tem WhatsApp, entendeu?

Então, se você pensa em instalar Telegram ou WhatsApp, o ideal é que tenha os dois.

Enquanto o Telegram possui uma ferramenta mais arrojada para você usar nas suas campanhas de marketing digital, o WhatsApp provavelmente será a escolha dos seus clientes na hora de se comunicar com você.

Definitivamente não dá para abrir mão dele.

Meio que o WhatsApp já faz parte do nosso dia a dia. Você não pede mais o telefone de uma pessoa, você manda um “me adiciona aí no Whats”. E isso para os negócios também é importante, pô.

Como Ganhar Dinheiro Com Essas Ferramentas

É o seguinte, brother: você pode ganhar dinheiro com Telegram ou WhatsApp. Quem faz o sucesso acontecer não é a ferramenta sozinha. Ela precisa de você, de sua inteligência de sua expertise, sacou?

  • Perfil comercial:

Seja para usar um ou outro a dica mais importante é que você aposte em um perfil profissional. Nada de usar o seu perfil pessoal para atender o público.

Se você quer se tornar um empresário foda, então precisa começar a profissionalizar a sua atividade. Sendo assim, manda ver na criação de um perfil mais profissional para atender o seu público.

  • Seja rápido na resposta:

Você tá acostumado a dar aquele gelo nos seus parceiros ou na sua namorada quando recebe mensagem no celular? Com os clientes isso não cola, vacilão.

Tem que responder rápido e tem que ser certeiro. Se o cara perguntou o preço, responde o preço e já desenrolar uma conversa. Seja cativante para conseguir aumentar as vendas.

Você não precisa escolher entre o Telegram ou WhatsApp. Você pode simplesmente extrair o melhor das duas plataformas, e com isso aumentar ainda mais o seu alcance comercial.