Spin Selling: entenda como ele pode ajudar o seu negócio

Spin Selling: entenda como ele pode ajudar o seu negócio

Spin Selling é um tipo de metodologia que existe há muitos anos e é utilizada para aumentar as vendas de uma empresa, baseada em algumas perguntas referentes à situação da empresa, o problema que pode existir, qual a implicação e a necessidade.

Geralmente, os empresários utilizam esta prática para desenvolver a venda de produtos que possuam um alto valor e precise de mais destaque ainda em meio ao mercado e seus clientes.

E, para que você, vendedor, possa ampliar suas técnicas e forma de conhecimento, é preciso conhecer muito bem o Spin Selling e qual seu ciclo de vendas, para que seus negócios passem a se desenvolver da melhor maneira possível.

Veja a seguir o que é Spin Selling e entenda mais sobre este tipo de estratégia de venda e quando utilizá-la.

Entenda o que é exatamente o Spin Selling

Para definir este método de vendas, é preciso pensar nas principais perguntas e questionamentos que podem ser feitos pelo vendedor, para compreender todo o processo de vendas que um produto poderá passar para que ele chegue até o cliente.

Portanto, este método é como uma criação de um cenário, onde são simuladas situações baseadas nas circunstâncias onde o cliente pode se encaixar, buscando sempre desenvolver a melhor solução para este tipo de situação.

Portanto, quando pensamos em Spin Selling, é preciso pensar nas seguintes perguntas:

  • Qual é a situação?

Primeiro, antes mesmo de realizar uma venda, é preciso analisar em que realidade seu cliente se encaixa e qual seu contexto, compreendendo o que fez ele chegar até você e se interessar pelo seu produto.

  • Como definir o problema?

Um bom vendedor deve rapidamente identificar quais são os problemas e empecilhos que podem existir para que o cliente não compre seu produto e, através disso, desenvolver a melhor técnica para encontrar a melhor saída para esta questão.

  • Qual a implicação para esta questão?

Quando perguntamos qual a implicação de uma questão, demonstramos a melhor forma de ilustrar como o problema pode resultar em um tipo de situação, caso a solução não seja desenvolvida rapidamente.

  • Qual a necessidade de adquirir o produto?

Seguindo todos estes passos, o vendedor consegue mostrar ao cliente qual a real necessidade de adquirir este produto e quais as soluções que isto pode trazer à sua vida. E, todo este processo faz com que  cliente entenda que, de fato, o produto adquirido agregou algo em sua vida.

Entenda como o Spin Selling funciona quando colocado na prática

Apesar de suas perguntas e sua técnica parecer um pouco metódica, é preciso levar em conta que não existe uma fórmula mágica para realizar o Spin Selling e ele deve ser desenvolvido de acordo com cada tipo de situação.

E, ao analisar a situação, é muito importante pensar em todos os detalhes, para que nenhum tipo de informação relevante sobre a situação passe despercebida.

Com isso, o cliente consegue ser percebido mais facilmente e o vendedor atende suas demandas de maneira completa.

Tenha todas as vantagens de Spin Selling na prática

Adotar esta prática em seu desenvolvimento pode ser muito benéfica, principalmente devido à identificação do cliente com o produto que será oferecido.

Desse modo, é preciso investir em maneiras corretas de desenvolver este método, se encaixando com cada tipo de situação e fazendo com que o cliente entenda realmente todos os benefícios de se fidelizar com a sua empresa.

Aplique o Spin Selling na prática e veja como suas vendas podem aumentar de maneira considerável.

Kobe Blog