Browse By

Como Fazer SEO Em Site?

Aí, você já tá ligado no que é SEO, certo? Eu falei sobre isso em outro conteúdo, e você pode dar uma olhada lá pra ficar mais inteirado do assunto. Agora eu vou te contar como fazer SEO em site e otimizar o seu conteúdo.

SEO é aquela parada que significa Search Engine Optimization. É um termo em inglês que, em tradução, significa “Otimização dos Mecanismos de Busca”.

Até parece que eu tô falando grego, né? Mas a real é que isso é uma das coisas mais importantes se você quer construir um site pica, cheio de conteúdo foda e que atrai uma grande quantidade de internautas.

Como você bem sabe disputar por atenção na internet é foda. Conseguir que as pessoas olhem para o seu conteúdo é quase impossível com tanta gente publicando coisa interessante sobre o mesmo tema.

Então, mano, o que você precisa fazer é encontrar meios de conseguir tornar o seu site o mais relevante, tá ligado? Ou seja, o internauta precisa pensar no tema é na hora associar a sua página.

Ou, melhor ainda, quando ele joga o termo que quer pesquisar lá no Google a própria busca tem que apontar o seu site como a melhor resposta. Aí, muleque, tú vai estar nas nuvens.

O dia que o Google reconhecer que o seu conteúdo é interessante e relevante para o internauta você pode ter certeza de que começará uma era de ostentação e muita grana no bolso.

E tem um meio pica de conseguir esse resultado, parceiro: é só saber como fazer SEO em site. Assim tú vai ter o seu conteúdo reconhecido, acessado, e terá um número de conversão muito melhor, do jeito que sempre sonhou.

Como Fazer SEO On Page x SEO Off Page

Antes de partirmos direto pras diocas eu preciso mandar um papo reto aqui e te falar de outra parada sinistra, que é o “SEO off page”. Se você manja um pouquinho de inglês tá ligado que “on” quer dizer “ligado” e “off” quer dizer “desligado”.

Bom, quando falamos em “SEO on Page” e “SEO off Page” o sentido é quase o mesmo. O “On” quer dizer tudo aquilo que tá dentro da página e o “off” é aquilo que você aplicou fora da página para gerar mais tráfego pro seu site. Por exemplo:

  • Link building: São links de outras páginas que levam até o seu conteúdo. Você tem que ter cuidado aqui, mano, porque precisa escolher uma página pica, que possa agregar valor ao seu trabalho, tá ligado.
  • Promoções e parcerias: Você também pode lançar promoções e parcerias com outras marcas, outros sites e tal. Cara, isso é uma das coisas que dá mais certo nesse rolê de SEO;
  • Redes sociais: outra ideia foda é usar as redes sociais para conseguir atrair um público foda, uma galera interessada no seu conteúdo e que pode agregar valor.

Então, mano, você pode praticar SEO em site tanto dentro quanto fora da sua página. O negócio é focar seus esforços para que o seu trabalho ganhe projeção e alcance cada vez mais gente.

Dicas De Como Fazer SEO Em Site

Então, o SEO é o caminho que você vai trilhar rumo ao sucesso. Através dessa estratégia você vai conseguir aumentar o número de acessos em seu site. E quanto mais gente entra maiores são os retornos financeiros, tá ligado.

Entenda o seu usuário:

Para começar, meu irmão, você precisa entender quem é o seu usuário. Para dialogar com alguém você precisa saber quem é a pessoa, o que ela gosta, e mandar um papo reto usando a linguagem certa.

É um erro achar que você pode fazer SEO em site sem prestar atenção em quem é a sua audiência.  Porra, se você não sabe com quem você tá falando como é que vai se comunicar?

Title Tag:

Agora a gente vai começar a falar da estrutura em si, parceiro. O SEO é cheio de detalhes que você precisa estar atento para não deixar passar, tá ligado. A começar pela chamada Title Tag.

Title TAG nada mais é do que o título que os internautas vão ver na SERP (que é aquela página que exibe os resultados do Google quando você faz uma pesquisa, sabe?).

Às vezes, mano, você clica num título lá na SERP que é, por exemplo “Ganhe dinheiro na internet vendendo produtos de beleza”, aí quando você entra o título é “Aumente o faturamento de sua loja de cosméticos com essas dicas”.

O primeiro título chama muito mais a atenção, ele foi desenvolvido para levar o leitor até o conteúdo. Precisa ser pensado de maneira clara: ele precisa comunicar, ser objetivo. Enfim, precisa ser um título foda.

Aí, uma das coisas que você pode fazer para o seu título ser potente, pica mesmo, é incluir a palavra-chave nele. A palavra chave por si só já vai ajudar a atrair mais e mais pessoas para o seu conteúdo.

Dicas Para Usar A Palavras Chave Da Maneira Certa

Aliás, irmão, a palavra chave será sua grande companheira nessa jornada rumo ao sucesso. Você precisa entender exatamente o que os usuários estão buscando para conseguir construir um conteúdo foda, que realmente corresponda às necessidades do seu público.

Você deve inserir ela na URL, que é o link lá em cima do seu endereço, deve inserir no título Principal (H1), em ao menos um subtítulo (H2) e no primeiro parágrafo do texto.

Mas aí, não vai dar uma de vacilão e incluir a palavra-chave em todo lugar, sem pensar no conteúdo e na qualidade do texto, tá ligado? Isso aí é pego pelo Google e acaba destruindo a sua estratégia de SEO em site.

Tem que usar com sabedoria, fazer um bagulho da hora, que consiga agregar valor mesmo ao seu conteúdo e trazer mais pessoas para conferir o seu trabalho.

Meta Description – O Que É E Como Funciona?

Outro ponto importante quando você decide fazer SEO em site é a chamada meta description, ou, meta descrição. Nada mais é do que aquele textinho descritivo que aparece na SERP sobre cada página tá ligado?

A meta descrição serve pro internauta ter uma ideia do que será abordado ali. Mano, é um texto pequeno que tem todo o potencial para atrair o seu público.

Ela aumenta muito a taxa de cliques, e pode ser o diferencial pro seu site ter mais acessos que o seu concorrente, por exemplo. A gente pode dizer que ela age como um suporte ao título.

Se você errar na escolha do título, a meta descrição tá ali para dar uma ajuda e estimular o leitor a acessar o conteúdo.

Links externos e internos:

Você também deve ter atenção nesse ponto aqui: os links. Os links internos são aqueles que levam o seu usuário dentro do seu site mesmo de um conteúdo para outro.

Já o link externo é aquele que leva o usuário para fora do seu conteúdo, para outro site. Aí você me pergunta: Porra, negão, mas que sentido tem eu levar o cara para outra página que não seja a minha mesma?

Mano, tem muito sentido. O Google tá preocupado com um resultado humanizado, simpático. Ele não tá preocupado só com os resultados robóticos.

Então, o Google vai valorizar e dar uma moral pra sua página se perceber que você tá direcionando o usuário para outros sites com a finalidade de tornar a experiência dele ainda melhor.

Mas para qual sites levar? Lógico que você não vai levar o cara para a página de vendas do seu concorrente, né, vacilão?  Tem que escolher com calma isso aí.

Uma dica é levar o usuário para páginas que reforcem o que você está dizendo. Páginas governamentais, páginas de notícias, páginas de estatísticas e dados, vídeos que comprovem a informação. Enfim, seja criativo, mano.

H1, H2, H3…Que Porra É Essa?

Pois bem. agora chegamos num assunto que com certeza você tem várias dúvidas. Se falamos de como fazer SEO em site é fundamental que você manje um pouco sobre as chamadas “Heading Tags” ou, em outros termos “H1, H2, H3 e H4”.

Isso foi desenvolvido para que haja uma hierarquia no conteúdo. Então, pensa da seguinte forma: o H1 é sempre o tema macro, o H2 é o que vem dentro do H1, o H3 vem dentro do H3 e por aí vai.

Vamos pensar num tema:

  • H1: Como ganhar dinheiro na internet?
  • H2: Conheça o mercado de afiliados
  • H3: Hotmart: a plataforma ideal para começar

Perceba que para chegar em um você teve que compreender os outros. Isso é heading tags. Você direciona o seu leitor através de uma hierarquia de títulos. Assim ele consegue absorver melhor todas as informações.

Já posso fazer SEO?

Fazer SEO em site não é uma missão tão simples, mano. É importante pesquisar, entender. Tem muito mais coisas a respeito disso que você precisa ir pegando aos poucos.

Mas, aí: quando você começar a aplicar essas técnicas que eu falei aqui você já vai ver um resultado muito superior. Fazer SEO em site pode ser o diferencial para o seu sucesso, meu irmão.