Produtividade

PRODUTIVIDADE E ESTÍMULOS

Kobe Blog
Escrito por Kobe Blog em 30/03/2022
PRODUTIVIDADE E ESTÍMULOS

O Home-Office surgiu do nada ano retrasado e assustou muita gente.

A produtividade caiu, a produção diminuiu e todo mundo começou a ficar meio louco, porque não sabiam o que fazer para retornar ao ritmo normal.

Hoje em dia nós temos a internet e, facilmente, podemos desenvolver cada vez mais nossas habilidades e aumentar nossa produtividade, mas a internet também é o motivo pelo qual a produtividade diminuiu substancialmente.

Você é bombardeado, o tempo INTEIRO, com informações, vídeos, fotos, memes, brincadeiras e estímulos que, com o passar do tempo, começam a te deixar completamente louco e agitado.

E ninguém consegue fazer nada com esse tanto de estímulo na cabeça.

Sabe aquela música que você escutou há um ano, ou que nem mesmo escutou, e que fica tocando lá no fundo da sua mente quando você está à toa? É isso que a internet faz com o seu cérebro – o tempo inteiro –, e não apenas com música.

Às vezes você joga um jogo e, quando vai dormir, fica lembrando das cenas do que aconteceu no jogo. O mesmo acontece com séries e filmes.

De forma geral, os eletrônicos são um dos piores malefícios pra sua mente, eles te deixam agitado, tenso, irritadiço, estressado e hiper estimulado.

Vou te dar um exemplo pra deixar mais claro: dê para uma criança de 5 anos um tablet, e a deixa ali, parado, sem falar com ela, e veja quanto tempo ela passa ali. Eu aposto com você que ela fica, no mínimo, 1h30min parado, sem se mexer, olhando para aquelas cores chamativas e hipnotizantes.

Depois de um tempo, bote ela pra brincar com blocos de madeira ou com legos, com coisas que necessitam um cuidado excessivo para funcionarem e para não caírem, e veja quanto tempo demora para ela se irritar com o brinquedo que não obedece, automaticamente, seu  comando.

Isso vai levar menos de 10 minutos.

A mesma coisa acontece com você. Só que isso é muito mais fácil de corrigir esse comportamento numa criança de 5 anos do que em um adulto de 35.

E você olha a proporção: o máximo que uma criança de 5 anos pode fazer ao ficar irritada é dar um soco no sofá ou na cadeira – no máximo, em seus responsáveis, que rapidamente o corrigirão –, mas você tem noção do que um homem, adulto, forte, de 35 anos é capaz de fazer quando fica irritado?

Porque você acha que tanta gente é morta em briguinhas bobas de bar e em acidentes de carro? Porque todos os envolvidos naquela situação estavam altamente irritados e estressados.

O que isso tem a ver com produtividade? Vou te mostrar:

Muitos estímulos = muito estresse, muito estresse = muita pressa, muita pressa = baixa produtividade (pois você precisa estar calmo e fazer as coisas com paciência para ser considerado alguém com “alta produtividade”).

Você acha que um redator com pressa consegue fazer um trabalho bem feito? Claro que não! Ele precisa escrever, revisar, reescrever, revisar a reescrita, editar o que o cliente chato não gostou, reescrever, revisar de novo, revisar a reescrita…

E é óbvio que uma pessoa apressada não consegue escrever, revisar e reescrever tantas vezes.

HOME-OFFICE

Voltando ao assunto do home-office: tá na cara que você recebe 100X mais estímulos em casa, no seu sofá ou na sua cama, do que no trabalho, quando você precisa – obrigatoriamente – sentar e prestar atenção naquela atividade específica.

Os índices dizem que a produtividade aumentou, mas são só índices, a maioria deles não fala a verdade 100% pura.

É que nem um professor de matemática no 8º ano do fundamental dizer que 99% dos alunos tiraram 10 na prova dele. Você realmente confia que um bando de adolescentes de 14 anos estudou pra uma prova de matemática? Todo mundo ali colou, mas a porcentagem de notas “10” da turma aumentou.

Sem contar que muitas pessoas, durante a pandemia, começarem a prestar serviços. Então um copywriter X podia, tranquilamente, contratar o copywriter Z pra escrever pra ele, pagar o cara, entregar a copy como sendo dele, e tirar um lucrinho.

Tecnicamente, a produtividade daquele copywriter X aumentou, mesmo que o copywriter Z tenha sido responsável pela tarefa.

É algo errado? Com certeza, é uma desonestidade sem tamanho, mas é algo que acontece todo dia.

TÉCNICAS DE PRODUTIVIDADE

Há, sim, várias diferentes técnicas de produtividade, inclusive já citadas em outros artigos publicados aqui no site.

Algo que percebi – não tem muito tempo – é que as técnicas de produtividade podem te ajudar no curto prazo, mas no longo prazo terão pouca utilidade.

É a mesma coisa que ficar tratando, sei lá, uma pedra no rim com um remédio qualquer, durante 20 anos, e não ir em um médico pra ver um remédio melhor ou um tratamento mais efetivo.

A “técnica de pomodoro”, a “técnica de loci”, “to do list”, tudo isso e muito mais pode te ajudar, mas há outra forma mais eficaz.

O primeiro passo é ter senso de responsabilidade. Um pai de 3 filhos, que ganha um salário mínimo – mais comissão – e com uma mulher grávida não tem tempo para “ter baixa produtividade”, ele tem que suar pra trabalhar e tentar ganhar um dinheirinho extra pra ter dinheiro o suficiente pra comida, contas, fraudas, material escolar, e assim por diante.

Então, basicamente, arranje responsabilidades. Um filho, uma esposa, um aluguel pra pagar, até mesmo um cão. Tenha alguém que dependa de você e o mínimo de “vergonha na cara” pra fazer aquela pessoa ter uma vida digna.

“Ah, mas eu sou um adolescente, não preciso trabalhar, tenho tudo o que quero, blá-blá-blá”, nesse caso você tem que encontrar um objetivo, algo que você – GENUINAMENTE – queira fazer (entrar numa boa faculdade, fazer R$XXX antes de ter 18 anos, arranjar um bom emprego, arranjar uma namorada) e fazer o necessário para alcançar esse objetivo e, principalmente, para sustentá-lo.

Não adianta estudar pra entrar numa boa faculdade e parar por aí. Se você entrou, você vai sair, mas vai sair formado, então tem que estudar.

Não adianta ralar pra ter um bom currículo e arranjar um bom emprego se você não vai se dedicar pra ter disposição de aprender nesse novo emprego.

Não adianta você usar todos os seus “truques” pra arranjar uma namorada e tratar ela de qualquer forma.

Você consegue algo e sustenta esse algo, é uma premissa bem básica da vida adulta.

Não acho que tenha muito segredo. É basicamente isso. Ter senso de responsabilidade.

Ah, e boletos pra pagar também.

Gostou desse artigo?

Eu quero te revelar o segredo do porque: As grandes empresas de tecnologia e as grandes empresas das mídias tradicionais e digitais, não querem que você seja produtivo e pare de procrastinar. 

A partir dessa descoberta você poderá ser uma pessoa muito mais produtiva e consequentemente menos ansiosa também.

Podendo fazer tudo com mais qualidade e na metade do tempo – mesmo que você se considere uma pessoa preguiçosa e procrastinadora.

Ouso dizer que até se sentirá mais motivado em fazer as atividades do dia a dia e irá fazê-las com muito mais prazer.

Portanto, clique em “Saiba Mais” aí embaixo e extermine de vez essa procrastinação e falta de produtividade que tanto te atrapalham:

[Saiba Mais]