Browse By

Conheça Os Principais Campeonatos De E-Sports

Os E-Sports estão se tornando cada vez mais famosos, foi-se o tempo onde videogame e semelhantes eram pura diversão! Hoje, eles podem ser levados como algo profissionalizante, o que você irá comprovar aos conhecer os principais campeonatos de e-sports.

Também chamados de Esportes Eletrônicos, essa modalidade não é tão recentemente quanto você imagina. Na verdade, a primeira competição esportiva aconteceu em 1972, com o jogo Spacewar.

Desde então o público foi crescendo e as competições foram criando corpo, estruturando-se e tornando-se cada vez mais importantes e significativas. Os anos 2000 revolucionaram em todos os aspectos os e-sports.

Os competidores disputam jogos eletrônicos e são considerados atletas, assim como Neymar e Messi! Vem ganhando uma legião de fãs e os eventos crescem a cada ano de forma estrondosa.

A CBeS (Confederação Brasileira de E-sports), a definição da modalidade é a seguinte: são competições profissionais realizadas através das plataformas digitais, que podem envolver dois ou mais competidores (inclusive equipes). Para uma definição mais completa, confira este nosso artigo sobre o que são e-sports.

CBLoL

É praticamente impossível falar dos principais campeonatos de e-sports sem citar a CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. Esse jogo é uma febre entre jovens, que passam horas e horas ligados em seus computadores.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2012 e desde então se mostrou um sucesso, cada vez atraindo mais público. Em 2015, a competição passou a ser realizada em duas fases, que foram denominadas 1º e 2º slipt.

A critério de curiosidade, o primeiro campeão da primeira etapa do CBLoL representa do país no torneio internacional Mid Season Invitational (MSI). Já o vencedor da segunda parte representa o Brasil no Mundial de CBLoL.

E o que eles ganham com isso? A competição é realmente como qualquer outra e o prêmio envolve muito dinheiro! Desde 2017 há troféus individuais para:

  • Melhor Atirador
  • Melhor Suporte
  • Melhor Topo
  • Caçador
  • Melhor Meio
  • Melhor Jogador
  • Craque da Galera
  • Melhor Técnico
  • Jogador Revelação

CLUTCH Circuit

O CLUTCH Circuit também é um dos principais campeonatos de e-sports. Talvez você não conheça o nome, mas provavelmente conhece o jogo: é um campeonato de Counter Strike GO (CS:GO).

O jogo é famoso há muitos anos e talvez você seja uma das pessoas que pagavam horas na lan house para jogar! O tornei junta grandes equipes do país e funciona através de grupos.

Quem ganhar recebe 3 pontos, o empate gera 1 ponto e na derrota não pontua. O campeonato é recente, começou em 2019, mas o final da temporada revela qual equipe irá representar o Brasil no torneio MOCHEL XL ESPORTS (e, além disso, arrematar R$150 mil).

LBFF

Free Fire virou FEBRE em todo o mundo e a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) atua desde 2019 e junta as melhores equipes de game no país. O jogo estourou de formas incríveis e a própria produtora do jogo resolveu estipular regras para as competições.

E advinha quem ganhou a primeira edição? O Corinthians! O time representou o Brasil no campeonato Free Fire World Series e teve a honra de subir no pódio mais alto.

As equipes estão distribuídas em três divisões e, ao final da temporada, os melhores da segunda e terceira divisões sobem de categoria e os piores da primeira e segunda, caem para as categorias inferiores.

O campeonato fez tanto sucesso no Brasil que não é à toa que se tornou um dos principais campeonatos de e-sports. A organização já pensa em organizar o próximo evento mundial em nosso país.

Liga Nacional de Futebol Eletrônico

Quem disse que bons torneios de futebol precisam ser realizados por jogadores de verdade? A LNFE é a Liga Nacional de Futebol Eletrônico e os competidores disputam um dos jogos mais clássicos do Play Station: FIFA.

Quem ganha vai subindo no campeonato e quem perde vai sendo desclassificado. Os jogadores são divididos pelo tipo de console (há também a versão para Xbox).

Como ser um jogador de E-Sport?

Se você se interessou por alguns dos principais campeonatos de e-sports e já é muito bom em algum desses jogos, já pensou em se profissionalizar?

É um mercado complicado, principalmente para adolescentes, pois os pais costumam não apoiar. Afinal, o videogame costuma ser considerado apenas como um lazer e fica realmente difícil para as pessoas mais velhas o enxergarem como profissão.

Então, se você se enquadra nesse quadro e tem problemas com seus pais para treinar, o primeiro passo é: explique para eles a situação. Mostre que você não quer jogar pelo simples prazer, mas que deseja se tornar profissional nisso e mostre como você é bom.

Se você pretende encarar uma competição de E-sport, entenda que é necessário treino e mais treino. Muitas vezes deixará de ser considerada uma atividade de lazer e para relaxar, pois os treinos são uma obrigação.

Apesar de a dedicação ser muito importante, é fundamental tirar um tempo para estudar caso seja adolescente (isso, inclusive, vai evitar muitas brigas com seus pais, pois você estará fazendo o seu dever).

Assim como qualquer esporte, é preciso tomar certos cuidados durante o treino, então fique com essas dicas:

  • Tenha uma cadeira confortável e atente-se à postura. Sentar errado por muitas horas irá lhe dar dores nas costas
  • Use óculos com tecnologia blue light (mesmo que você não tenha grau). Essa lente protege os olhos dos raios emitidos pelas telas
  • Passe protetor solar! Sim, TV, computador e celular prejudicam a pele a longo prazo, então passe protetor (mínimo fator 30 FPS) duas a três vezes ao dia
  • Alongue os dedos e os braços durante as pausas

Também é importante investir em um computador ou videogame que suporte o jogo no qual deseja se profissionalizar. Bons processadores melhoram a jogabilidade e o seu desempenho.

Com muito treino e dedicação, talvez você seja o próximo participante de algumas das equipes dos principais campeonatos de e-sports! Não é fácil, assim como nenhuma outra grande conquista, mas é totalmente possível.