Browse By

Posicionamento de Marca e o crescimento de seu empreendimento

Impulsionar sua marca por meio de estratégias bem pensadas e elaboradas é uma forma eficiente de se conectar aos seus clientes. Nesse sentido, hoje iremos tratar do posicionamento de marca e como essa estratégia pode alavancar o seu negócio.

Você irá conferir algumas formas de elaboração do posicionamento de marca e como tirar o projeto do papel e passar para a realidade.

Confira os principais elementos do posicionamento de marca e veja como direcionar o seu empreendimento.

O que é posicionamento de marca?

Essa é a pergunta de partida mais importante para compreender o que de fato é o posicionamento de marca. Traremos aqui duas definições cunhadas por especialistas na área Philip Kotler e Al Ries e Jack Trout. A primeira definição, segundo Kotler, é que o posicionamento de marca consiste em desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar relevante na mente dos consumidores. 

Já Al Ries e Jack Trout, no livro “posicionamento: a batalha por sua mente” definem o posicionamento de marca como a maneira como você deseja que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes.

Essas duas definições já tornam possível uma análise grandiosa sobre o posicionamento de marca. Uma marca bem posicionada no mercado envolve conexão com usuários e grande visibilidade. Para isso é preciso que a empresa adote algumas estratégias para poder elaborar um posicionamento de marca eficiente e relevante.

É importante frisar que, como atualmente o meio digital é um dos mais acessados e o que maior permite o uso de diferentes recursos audiovisuais, é na internet que o posicionamento de marca deve estar mais bem estabelecido.

O posicionamento de marca pode ser realizado a partir de alguns questionamentos. Esses questionamentos darão um direcionamento para criar um posicionamento eficiente.

A primeira questão básica que se deve levar em consideração na hora de construir um posicionamento de marca é quem são os compradores de seu produto. É preciso saber qual é o público alvo e o público que de fato se compromete com a compra do seu serviço ou produto. Dessa forma, é possível começar a definir qual é o posicionamento de marca ideal para o seu negócio.

A segunda questão a ser levada em consideração é quais são os benefícios de adquirir o seu produto. Certamente existem outras empresas que oferecem o mesmo produto que o seu e algumas motivações devem ser evidenciados para que o cliente escolha o seu ao invés do concorrente.

O que o seu produto satisfaz? Essa é a última questão necessária para se desenhar um posicionamento de marca. Geralmente, um produto é adquirido por algum motivo seja de prazer ou seja para resolver um problema. Você deve ter bem claro qual desses dois elementos mais se relaciona com o seu produto.

A partir desses questionamentos básicos é possível começar a desenhar o posicionamento de marca ideal para o seu produto. A seguir você verá algumas dicas importantes de como tirar o posicionamento de marca do papel e passá-lo para a execução, fazendo com que sua empresa se torne visível e lembrada pelos seus consumidores.

Mais importante do que apenas responder os questionamentos que norteiam a construção do posicionamento de marca é saber quais são as estratégias concretas e materiais para colocar o plano em prática. Por isso acompanhe as dicas a seguir.

Dicas essenciais na realização do posicionamento de marca

Existem estratégias de posicionamento de marca que devem ser elaborados como um projeto a ser executado. O ideal é que você já se programe para que toda a empresa faça parte desse projeto. Veremos a seguir que contar com a participação e empenho de todos é fundamental para que um bom posicionamento mantenha-se como uma estratégia que traga benefícios.

Sabemos que é preciso ter a informação das necessidades e preferências do consumidor para poder direcionar o posicionamento de marca. Para isso acontecer existem algumas estratégias como pesquisas, grupos focais e entrevistas que são formas tradicionais de obter informações.

Mas devemos nos lembrar que o meio digital deve ser o foco do posicionamento de marca. Por isso é preciso investir em ferramentas como os conteúdos interativos. Os conteúdos interativos são uma ótima forma de encontrar as informações que você precisa. Por meio de clicks, visualização de páginas e outros comportamentos online é possível estabelecer um perfil do cliente e descobrir suas preferências.

Demonstrar os valores da empresa

Hoje em dia vender a qualquer custo não é mais o grande objetivo das estratégias de marketing. No posicionamento da marca é preciso analisar os valores e as percepções da realidade atual para que isso vá de encontro com as impressões da empresa acerca desse assunto.

Um bom exemplo de como os valores podem impactar positivamente ou negativamente um negócio é o grande apelo da sociedade civil e dos consumidores para que as marcas posicionem-se a respeito de assuntos que permeiam a vida em sociedade. Pense bem nisso durante a construção do seu posicionamento de marca.

Multiplicidade de contato

Demonstrar que sua marca se importa com os usuários é uma forma de cativar e manter um bom posicionamento no mercado. Uma ferramenta muito utilizada para isso é o marketing de conteúdo, que cria estratégias diferenciadas para atrair e agregar valor aos processos comerciais, como as vendas.

Além disso, é possível investir em outras formas de oferecer ao cliente mais do que apenas um produto. É possível criar programas de fidelidade, testes de produtos ou serviços gratuitos, organizar posts ou projetos multimídia com a finalidade de informar e assim por diante. Investir nessas estratégias de aproximar o cliente faz que sua marca faça parte da vida dos consumidores para além do consumo do produto ou serviço.

A importância da colaboração interna

Por fim, uma última questão importante no posicionamento de marca é ter a noção de que todos os colaboradores da empresa podem e devem participar desse processo. Os funcionários devem saber quais são as intenções por trás do posicionamento para se ligarem com os valores da marca e da empresa.

Dessa forma, você garante que o posicionamento de marca não fique apenas no ambiente digital mas que os próprios colaboradores possam fortificar esse posicionamento em suas rotinas.