Browse By

Por Que A Produtividade No Brasil É Baixa?

O Brasil é tido como um país pouco produtivo de modo geral e isso reflete negativamente em nossa economia. Mas por que a produtividade no Brasil é baixa? Existe um motivo efetivo para isso?

Segundo dados analisados, o crescimento de produtividade no Brasil foi de apenas 1% entre os anos de 1995 e 2018, uma taxa realmente baixa.

Isso foi influenciado em grande parte pelo setor de serviços, visto que essa área significa cerca de 70% das horas trabalhadas e do número de empregos também.

O quadro pessimista não para por aí, pois a FGV (Fundação Getúlio Vargas) prevê que esse ano a produtividade média ainda deve cair 0,7%. Ou seja, a tendência é que o nosso nível de produtividade abaixe.

Entenda por que a produtividade no Brasil é baixa

E por que a produtividade no Brasil é baixa? Há diversos motivos para isso e essa análise é bem complexa.

De acordo com economistas, é mais adequado medir a produtividade do trabalhador pela quantidade de horas trabalhadas e não pela quantidade de pessoas trabalhando efetivamente no mercado (afinal, essas últimas não produzem).

Segundo alguns especialistas esta é a forma mais precisa para fazer tal cálculo, mas os resultados se mostram bem ruins e desanimadores.

Estudos mostram que apenas através do aumento da produtividade será possível elevar a renda individual e, assim, proporcionar crescimento para o Brasil. Mas isso não é fácil, principalmente um país que está a cada dia mais desestruturado.

Um único setor manteve a produtividade interessante nos últimos 20 anos: o setor da agropecuária. Mesmo sendo um setor que passa cada vez mais por automatização (isso reduz empregos), o nível de produtividade ficou aceitável.

E de todos os motivos, por que a produtividade no Brasil é baixa e ainda irá piorar esse ano? Por conta da informalidade.

A informalidade cresce muito no Brasil

As pessoas estão procurando cada vez mais atuar na informalidade. Isso porque o mercado de trabalho não está nem um pouco favorável e porque muitos desejam ser donos do seu próprio negócio e trabalhar com mais flexibilidade.

Os aplicativos de corrida são os que mais arrecadaram trabalhadores. Hoje, muitas pessoas encontraram no Uber e a na 99 uma forma de ganhar renda.

Ou seja, há mais pessoas trabalhando, mas muitos estão na informalidade e isso não gera resultado para a produtividade do país.

Por que a produtividade no Brasil é baixa? Ao comparamos um emprego informar com um formal percebermos que o último é responsável por maior parte da produtividade. Consequentemente, a produtividade cresce pouco (ou nem cresce).

E o que fazer para acabar com essa informalidade? Nesse caso seria necessário que o Brasil voltasse a crescer e se desenvolver.

Nos últimos anos o desemprego só aumenta e cada vez mais o Brasil está espantando investidores estrangeiros por conta de uma péssima imagem (isso, inclusive, deve-se muito ao atual presidente Jair Bolsonaro).

A tendência é que o Brasil demore muito a crescer, então a informalidade continuará a subir e a produtividade a descer.

Por que a produtividade no Brasil é baixa: o recuo

No começo de 2020 muito se falava sobre a recuperação da economia brasileira e, mesmo assim, não se viam muitas perspectivas para o crescimento da produtividade.

Em 2020 estamos enfrentando um caso atípico (nós e o mundo todo): a pandemia causada pelo covid-19. Isso soterrou com todas as nossas esperanças de uma economia mais aquecida, muito pelo contrário.

A estimativa de queda de 0,7% pode piorar ainda mais. As consequências causadas pelo coronavírus já atingiram muitos brasileiros e o número de desempregados sobe a cada dia.

Qual a consequência disso? Mais pessoas atuando na informalidade para tentar manter o seu sustento.

Saber por que a produtividade no Brasil é baixa é entender todo um sistema econômico falho, que peca na assistência com a população.

E como resolver tudo isso?

Entendendo por que a produtividade no Brasil é baixa fica fácil abstrair como essa simples palavra “produtividade” é difícil de ser alcançada. Para aumentar a produtividade é necessário que as pessoas voltem a trabalhar na formalidade.

E esse é o maior questionamento de todos os governos. Para fazer isso não é necessário somente investir na economia e facilitar empréstimos, há uma série de setores que devem corroborar para tal.

A injeção de capital estrangeiro no Brasil, por exemplo, é fundamental para o crescimento do país, mas nos últimos meses as empresas estão praticamente fugindo do nosso território.

Toda ação política tem uma consequência. A maneira com que o atual governo tem conduzido as questões do covid-19 e as questões ambientais estão afugentando os investidores.

Isso por si só já prejudica o Brasil. Somado a isso há a falta de gestão governamental de todas as esferas de poder, deixando a população ainda mais sem saída.

Saber por que a produtividade no Brasil é baixa é entender todas as falhas no mercado de trabalho. Basicamente, para aumentar a produtividade é preciso de mais pessoas efetivamente ativas em empregos formais.

A melhora da produtividade não é algo repentino e não irá aparecer rapidamente, mesmo que tudo seja feito da maneira correta. É preciso investir em infraestrutura, educação, tecnologia e ciência para que o Brasil volte a crescer.

E, mesmo assim, isso acontecerá aos poucos, mas qualquer sinal de melhora é motivo de comemoração.

Não é algo fácil de fazer e é preciso bolar uma estratégia muito forte para que o Brasil volte a crescer, principalmente após a crise (que ainda terá muitas consequências) causada pelo covid-19.

Entretanto, é preciso começar de algum ponto. O objetivo final é tentar trazer mais empregos formais, mas como isso será feito é o desafio real na atual situação.

Agora você já entende por que a produtividade no Brasil é baixa. É um quadro sobre o trabalhador brasileiro que reflete muitas questões econômicas e políticas em seus resultados.

E caso queira conhecer as melhores ferramentas para aumentar sua produtividade, temos um artigo aqui no blog a respeito. Confere lá!