Browse By

E-Mail Marketing: o que é e como funciona

Para fazer qualquer coisa na internet é necessário ter um endereço de e-mail cadastrado. Seja para acessar uma conta em redes sociais ou para fazer uma compra em algum site. Mas, você sabe o que é e-mail marketing?

Todo internauta mantém ao menos uma conta de e-mail ativa. Alguns mantêm várias contas em funcionamento ao mesmo tempo, e destinam cada uma para uma finalidade diferente.

Dessa forma já dá para entender o e-mail é uma ferramenta fundamental para o funcionamento da internet e por isso pode se tornar o seu grande aliado na hora de aumentar as vendas!

Aliás, muitos atestam que o e-mail marketing morreu, mas não poderiam passar mais longe da verdade. Essa estratégia ainda funciona – e muito! Confira:

Para qual finalidade utilizar o e-mail marketing

Em primeiro lugar é preciso entender que o e-mail é uma das melhores formas de entrar em contato com os seus consumidores, clientes, ou pessoas interessadas no seu trabalho. Como você vai conseguir o e-mail dessas pessoas é assunto para um próximo tópico, mas por agora vamos nos concentrar nos motivos pelos quais utilizar o e-mail marketing pode ser uma boa ideia.

Como o e-mail marketing faz parte de uma estratégia que funciona através da comunicação existe uma série de elementos que podem ser o foco principal de um e-mail. Alguns exemplos são uma promoção, um novo produto, uma newsletter, a confirmação de uma compra, o acompanhamento de uma compra, um assunto que seja de interesse de seu público, um conteúdo que seja para ensinar o seu público a utilizar um serviço ou um produto. Enfim, o e-mail nos dá grande liberdade para criar um conteúdo direcionado a seu público.

Essa é uma das grandes vantagens em utilizá-lo: ele não precisa ser algo engessado e você sempre pode inovar nas estratégias. Isso significa que você pode criar e-mails diferentes para pessoas diferentes e levar o funil de vendas em consideração na hora de criar esse conteúdo.

Nada melhor do que entregar o conteúdo certo para a pessoa certa na etapa ideal para que ela dê um passo a mais em direção ao objetivo final que é o consumo do seu produto ou serviço. E o e-mail marketing é sim uma ótima ferramenta para essa finalidade.

A captação dos e-mails

Para que o seu público ofereça uma informação pessoal, como o e-mail, é preciso que você ofereça algo em troca. E não é qualquer coisa, deve ser algo de valor que ele veja sentido em estar ganhando. Para cada conteúdo criado para uma etapa do funil, por exemplo, você pode criar uma CTA diferente cuja finalidade é a mesma: oferecer o e-mail.

Então, por exemplo, se você está criando conteúdo para seu blog, que já conta com conteúdos relevantes e ótimos índices de acesso nesses conteúdos pode ser uma ideia interessante acrescentar uma CTA para que a pessoa coloque seu e-mail e assine a newsletter, recebendo periodicamente um conteúdo exclusivo que vai fazer com que ela se interesse ainda mais pelo seu trabalho.

Para casos mais profundos, onde a pessoa já está lá para o meio do funil, pode ser interessante criar conteúdos mais intensos com a CTA também para que a pessoa forneça o seu e-mail, mas como resultado ela terá acesso a um e-book exclusivo que aprofundará ainda mais o assunto pelo qual ela se interessou.

Uma informação muito importante: fuja da compra de lista de e-mails. Comprar uma lista pronta com e-mails para você disparar seu conteúdo só irá prejudicar sua estratégia de marketing. Primeiro, porque as pessoas que irão receber seu conteúdo não estão interessadas nele. Podem até ficar depois de abrirem e verem o conteúdo, mas elas se perguntarão “mas como meu e-mail foi parar aí?”. Isso prejudica a imagem de sua empresa e não favorece o seu objetivo principal.

Segundo, que essas pessoas não estão qualificadas com os conteúdos que você já produziu. Elas nem sabem como elas foram parar lá. Diferente de alguém que, por interesse no que você produz, quis se aprofundar ainda mais e entregar o seu e-mail para receber conteúdos exclusivos.

Portanto, deu para perceber que o e-mail marketing é uma estratégia que se utilizada da forma correta pode fazer parte da estratégia de marketing em todas as etapas durante a jornada do consumidor. Uma coisa é certa, o conteúdo desses e-mails é algo muito relevante assim como um pequeno detalhe que precede o conteúdo: o título.

Veja uma lista com as vantagens de apostar em email marketing

Uma das coisas que você deve saber quando pesquisa sobre o que é e-mail marketing é que através dele você pode enviar o material para um público previamente triado.

Isso significa que as pessoas que se cadastraram para receber o seu conteúdo já demonstram algum interesse no que você está oferecendo.

Isso faz com que essa campanha seja muito eficiente, já que ela dá a você a oportunidade de conversar com uma audiência que pode realmente ter interesse naquilo que você está comunicando. Aqui, entender sobre o funcionamento de um funil de vendas é um grande diferencial.

  • Gere ações através de seu e-mail: quando falamos sobre o que é e-mail marketing não podemos deixar de analisar o fator custo x benefício. Essa é uma das estratégias mais baratas do marketing digital. Basta criar um mailing interessante de contatos para que você comece a disparar os e-mails e obter o retorno que almeja.
  • Praticidade e agilidade no envio: tem coisa mais simples do que enviar um e-mail? Basta um click para que você consiga disparar a mensagem para várias pessoas! Essa agilidade é mais um dos pontos positivos desse tipo de marketing.

E-mail marketing deve ter um conteúdo de valor

Algumas pessoas podem pensar que o e-mail marketing já não é uma estratégia tão boa de ser utilizada, pois por muito tempo o e-mail foi utilizado da maneira errada. Receber um e-mail do mesmo remetente várias vezes por dia realmente não é uma estratégia a ser seguida e certamente o seu e-mail irá direto para a lixeira. Isso se a pessoa não decidir cancelar a assinatura.

Para que isso não aconteça é preciso se atualizar ao que está em alta e o modo de consumo de informações que está gerando mais resultados atualmente. É melhor que você mande poucos e-mails mas com conteúdo bem estruturado e que gere valor e interesse à seu cliente ou possível cliente, do quê disparar desenfreadamente diversos e-mails que não farão sentido.

Antes de investir na quantidade, invista na qualidade dos e-mails. Nesse sentido, é importante prestar atenção a um detalhe que muitas pessoas podem esquecer, mas que faz toda diferença para saber qual será o destino do seu e-mail: o título. Aquele título que aparece logo quando a pessoa recebe o e-mail pode ser determinante para que ela o abra ou para que ela o exclua. Por isso, utilize estratégias para atrair a atenção, mas sem prometer algo que não irá cumprir ou ser apelativo demais, pois isso foi o que levou o e-mail marketing a ter a fama de que ele não funciona.

Muito mais do que uma propaganda, o e-mail alinhado com as estratégias de marketing digital é uma forma de garantir um grande alcance para os usuários da internet e ainda captar as pessoas certas para o seu negócio.

Dicas valiosas para conseguir bons contatos

Tão importante quanto saber o que é e-mail marketing é saber quais são as formas de obter os contatos certos para aplicar essa estratégia. Afinal de contas, sem os e-mails a estratégia não funciona.

  • Crie uma Squeeze Page: para trabalhar a sua Squeeze Page você precisa ter um site ou um blog ou uma página na internet em que aborde algum assunto. Nessa página, você criará esse espaço que tem como finalidade conseguir e-mails dos visitantes. Se as pessoas estão visitando a sua página, é porque elas possuem um interesse prévio no seu serviço ou produto, certo? Pois então, agora é hora de aproveitar essa visita para converter em vendas. Ofereça um conteúdo exclusivo para essas pessoas, solicitando em troca que elas lhe forneçam o e-mail. Esse e-mail começará então a formar a sua lista de contato.
  • Formulário físico: quem possui loja física também pode aproveitar os benefícios do e-mail marketing. Nesse caso você pode distribuir um formulário solicitando que os seus clientes preencham. Em troca, dê algum brinde ou até mesmo descontos. É importante que você ofereça um brinde que tenha relação com o que você trabalha. Por exemplo, se vende produtos de beleza e quer aumentar o número de vendas, ofereça tutoriais para usar os seus produtos para quem fornecer o e-mail, e por aí vai.

Potencialize o email marketing para obter o retorno esperado

Você descobriu o que é e-mail marketing, mas ainda precisa descobrir como criar um que seja verdadeiramente persuasivo e potente. Ele precisa ser atrativo para que as pessoas realmente tenham vontade de abrir e ler o que está escrito.

A maneira mais eficiente de chamar a atenção de alguém é através do assunto. Por isso, você deve pensar em colocar algo que seja muito atraente, e que explique brevemente o que tem dentro do e-mail.

  • E-mail marketing não é só para vender: você pode ver, no decorrer desse conteúdo sobre o que é e-mail marketing, que ele não deve ser usado apenas para vender alguma coisa.

    É importante criar um vínculo com os seus clientes, fazendo com que a sua marca se torne importante para esse grupo. A melhor maneira de fazer isso é através de informações e conteúdo relevante.

    É necessário entender que o seu cliente recebe milhares de e-mails todos os dias. Por que ele deveria ler o seu? Crie um conteúdo e um assunto que sejam interessantes a ponto de destacarem a sua mensagem.

  • Periodicidade: outro ponto que merece a sua total atenção é a periodicidade com que você vai disparar esses e-mails. Nada de encher a caixa de entrada de seus clientes com mensagens repetitivas ou desinteressantes.

    Você deve ter muito cuidado para que isso não aconteça e que as pessoas não peguem raiva de sua empresa. Por isso precisa tomar cuidado para não enviar e-mails em excesso.

Problemas que podem ocorrer na estratégia de email

Já falamos sobre o que é e-mail marketing e quais são as vantagens que esse tipo de estratégia pode lhe oferecer. Agora é hora de saber um pouco mais sobre os problemas que você pode enfrentar.

  • Endereços inexistentes ou desativados: um dos problemas mais comuns é com endereços de e-mails que não são mais utilizados ou que mudaram. Se isso acontecer, você receberá uma mensagem informando que o seu e-mail não foi enviado.
  • Marcação de SPAM: a fim de tornar o serviço mais interessante para o usuário, os e-mails permitem que os internautas marquem os endereços como “SPAM”, fazendo com que as mensagens sejam filtradas para a caixa de lixo eletrônico.
  • Descadastramento: alguns internautas podem simplesmente pedir para sair de sua lista de contatos para e-mail marketing. É importante deixar sempre um botão ativo e visível para que as pessoas possam sair quando quiserem.

Você já sabe o que é e-mail marketing e como utilizá-lo em prol de seu empreendimento. Aproveite que essa é uma ferramenta acessível e potencialize as suas vendas com essas dicas.