Browse By

Você sabe o que é copywriting? Veja agora!

Para quem já é da área de publicidade, com certeza se esbarrou com esse termo por aí, já que ele tem ganhado cada vez mais espaço e popularidade, por ter se mostrado uma ferramenta muito eficaz em conversão de vendas. Quer saber o que é o Copywriting? Nós vamos te explicar tudo com esse guia completo!

Imagine só uma ferramenta que permite que o seu público seja guiado através de uma estratégia de uso de palavras, e assim converter em uma venda de forma rápida e eficaz? Essas e muitas outras estratégias são possíveis através do Copywriting.

Por isso, se você quer alavancar suas vendas e ter um negócio de sucesso, confira com a gente o que é o copywriting e como utilizá-lo!

O que é Copywriting: Entenda!

Como vimos acima, o copywriting está sendo cada vez mais utilizado no mundo da publicidade, por ser uma ferramenta muito eficaz quando o assunto é conversão de vendas. Mas afinal, o que é o copywriting?

Ele nada mais é do que uma estratégia de produção de textos, que é focado em guiar o leitor para realizar uma ação em específico, como comprar o seu produto, avaliar bem a sua empresa ou até mesmo indicar o seu produto para outras pessoas.

O ‘’copy’’ da palavra, significa o caráter persuasivo que o texto deve ter sob seu leitor, sendo capaz de acionar gatilhos para que ele tenha interesse, e então seu objetivo seja cumprido.

Quando o assunto é o que é copywriting, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas sobre qual a diferença entre ele e a redação publicitária. As duas técnicas, mesmo que pareçam muito similares, são um pouco diferentes, isso porque o copywriting se utiliza de um embasamento em dados de marketing, o uso constante de gatilhos mentais e as técnicas de eliminação de objetos, que conheceremos mais adiante.

Quais são as principais técnicas de Copywriting para o seu negócio?

Você já sabe o que é o Copywriting, e agora nós vamos descobrir um pouco mais sobre quais as diferentes técnicas que são possíveis com o uso dessa ferramenta inteligente para conversão de vendas e sucesso de seu empreendimento.

São várias as técnicas utilizadas, e nós escolhemos as mais populares e eficazes para que você possa conhecer um pouco melhor. Confira!

Integração com os dados de marketing

Essa ferramenta é essencial, e uma das mais importantes. Quando dizemos que utilizando-se da técnica de copywriting você consegue direcionar o seu leitor para uma compra, temos que levar em consideração os fatores que serão necessários para isso.

Por exemplo: Quais são as preferências de seu leitor, os seus anseios, seus medos e suas vontades? É preciso conhecer muito bem o seu público-alvo, para que assim você consiga elaborar um texto com a integração de dados de marketing, e o conquiste de verdade.

Os gatilhos ou atalhos mentais

Nós já dissemos lá em cima o quanto os gatilhos mentais são essenciais para que o copywriting seja eficaz. Esses gatilhos mentais, basicamente é uma forma de utilizar os mecanismos cerebrais, e assim tornar a decisão do cliente mais rápida.

Segundo o especialista e pesquisador Robert Cialdini, que descreve em seu livro ‘’as armas da persuasão’’, o comportamento do ser humano é de forma padronizada, e controlado por seis princípios psicológicos, os quais conheceremos a seguir:

Reciprocidade

Para que você possa visualizar com mais facilidade, vamos usar um exemplo simples: Sabe quando está passeando pelo supermercado e caba ganhando uma degustação grátis de um café? A maioria das pessoas, levando em consideração esse instinto, vai comprar aquela marca, para retribuir o favor.

É da natureza humana seguir essa conduta social em vários aspectos, e a compra e venda é uma delas. Por isso, sempre leve em consideração a sua estratégia visando o gatilho mental da reciprocidade.

Coerência

A famosa frase utilizada por várias marcas para impulsionar um produto ‘’Garantimos a sua satisfação ou o dinheiro de volta’’ tem um embasamento que segue o gatilho da coerência. É normal da natureza que o ser humano queira cumprir com aquilo que já foi determinado, onde exista uma pressão externa.

Prova Social

Desde os primórdios dos estudos de psicologia, ficou muito claro como o ser humano se levar por esse instinto muito forte, chamado prova social. Ele nada mais é do que o famoso fenômeno de ‘’Maria vai com as outras’’. Você sabia que muitos estabelecimentos simulam uma longa fila falsa para que outras pessoas passem por ali e também se interessem? E temos que dizer, é realmente muito eficaz.

A Prova social também acontece no marketing digital, através de boas resenhas em redes sociais como o Facebook e Instagram. Até mesmo o número de seguidores é uma forma de atrair mais clientes que se interessaram, pois, muita gente já se interessa.

Afinidade

O princípio da afinidade leva em consideração o fato de que nós gostamos mais facilmente daquilo que outras pessoas queridas também gostam. Você negaria comprar uma marca de café que sua mãe é fã número 1? Com certeza não.

Autoridade

Nós temos a tendência de confiar em pessoas e marcas que são mais experientes, a autoridade transmite uma credibilidade e confiança que são importantes no momento da venda.

Escassez

O ser humano não pode ver um produto limitado ou exclusivo que já entra na lista de coisas a se comprar. Nós gostamos de adquirir produtos que aparentemente são escassos.

Impulsione as suas vendas com o copywriting

Como você pode ver, essa ferramenta é muito poderosa, e se embasa em estudos concretos sobre o assunto. Começar a utilizá-la em sua empresa, com certeza vai trazer ótimos resultados, e impulsionar os seus negócios de forma positiva.

Como você já sabe o que é Copywriting, também sabe que se deve seguir alguns princípios para que ele funcione de verdade, e para isso, conte com a ajuda de especialistas no assunto, como é o caso dos profissionais de marketing.