Browse By

Os 6 Melhores Livros De Vendas Que Você Precisa Ler

O mundo dos negócios gira em torno de um único objetivo: lucro. E, como todos nós sabemos, para ter uma alta margem de lucratividade é preciso atingir altos números de vendas. E como fazer isso? Os melhores livros de vendas podem te ajudar.

Há quem diga que bons vendedores nascem com esse dom, entretanto, bons vendedores seguem um padrão comportamental. Alguns, curiosamente, já “nascem prontos”, mas há como APRENDER a ser um bom vendedor, aprendendo sobre os melhores gatilhos mentais para venda, por exemplo.

Então, se você trabalha no ramo ou está pensando em ter o seu próprio negócio, dedicar um tempo para aprender sobre isso com grandes nomes do mercado de vendas é algo fundamental.

O que você irá aprender com os melhores livros de vendas

O que você acha que irá aprender com melhores livros de vendas? Cada obra possui um viés e mostra as vendas de uma perspectiva diferente. Ao juntar todos os conhecimentos você saberá exatamente o que fazer com um possível cliente.

É claro que, assim como tudo na vida, é necessária muita prática. Vender bem tem muita relação em como você fala, olha, se comporta, gesticula… saber isso na teoria é o primeiro passo, mas é preciso da prática para que as coisas fluam.

Então, a primeira etapa é conhecer mais sobre esse universo, que irá te mostrar como simples macetes comportamentais são determinantes para ganhar um cliente.

Conheça, agora, algumas das obras que você precisa ter em sua estante de livros (ou no seu celular, nas versões digitais).

A venda desafiadora, de Matthew Dixon e Brent Adamson

Você acha que ser bom vendedor é ter lábia? O “Venda Desafiadora” te mostra que não é bem assim. O perfil desse tipo de vendedor, que só sabe valorizar o produto e ficar enchendo-o de qualidade, tem mostrado baixos resultados.

Essa obra aborda outro viés, dizendo que o cliente precisa se sentir desafiado de alguma forma para que ele saia de sua zona de conforto. E, claro, essa mudança pode ser provocado pelo produto que você tem a oferecer.

Dixon e Adamson trabalham muito a questão da venda moderna e quais são efetivamente as habilidades interessantes que devem ser usada na persuasão de um consumidor em potencial.

A bíblia das vendas, de Jeffrey Gitomer

Jeffrey Gitomer é responsável por um dos melhores livros de vendas! A obra traz diversas técnicas de vendas e como os métodos trouxeram resultados promissores a muitos empresas.

O autor, que é diretor de vendas, mostra através de sua vivência no ramo como certas atitudes são essenciais para o resultado final. Aqui, Gitomer mostra como um vendedor simpático e empático consegue tudo o que quer de seus clientes.

A edição tem uma leitura muito fácil e fluida, sendo recomendada de vendedores iniciantes até os experts no assunto.

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Esse livro não vale apenas para o setor de vendas, mas para absolutamente qualquer coisa em sua vida. Já reparou como as pessoas que são mais queridas conseguem tudo de forma mais fácil?

Emprego, vida amorosa, promoções na carreira… tudo é facilitado quando as pessoas gostam de você. Esse livro traz pequenas atitudes que fazem você ter mais amigos, ser mais querido e ter uma boa fama.

Além disso, traz várias técnicas de como influenciar pessoas para que elas façam o que você deseja. Todas as abordagens são bem sutis e ao decorrer da obra traz exemplos reais de como a metodologia funciona.

Leia esse livro independente do setor que você trabalha. No caso de vendas, essa obra é quase uma bíblia a ser seguida. Apesar de ser relativamente antigo, todos os conceitos são bem atuais.

Receita previsível, de Aaron Ross & Marylou Tyler

Outro dos melhores livros de vendas, Receita Previsível é uma obra icônica. Os autores falam sobre como é possível desenvolver uma “receita” através da lógica para obter bons resultados.

A obra traz uma abordagem um pouco diferente, dizendo que é preciso focar na contratação de profissionais especializados e não em vendedores para fazer prospecção de novos clientes.

Segundo o livro, o mercado pode não ser o maior responsável pelo número de vendas, mas, sim, como a empresa se comporta com o seu público.

Os 25 hábitos em vendas dos mais bem-sucedidos vendedores, de Stephan Schiffman

Bons hábitos são pequenas atitudes que devemos levar para nossa vida, seja no âmbito profissional ou pessoal. O livro descreve um pouco sobre as técnicas positivas e foca no ponto de transformar leads em clientes.

A obra trabalha bastante a questão da linguagem e como ela pode ajudar a aumentar o número de vendas.

A meta: Um processo de melhoria contínua, Eliyahu M. Goldratt

Esse livro traz a história de um gerente que necessitada aumentar todo o seu desempenho no período de três meses. Para atingir suas metas, realizou redução de custos, aumentou a produtividade e implementou melhorias no estoque.

E o que isso tem a ver com vendas? O autor mostra como a melhoria contínua traz resultados e dá várias dicas interessantes. Você, como vendedor, deve saber analisar o processo como um todo para entender o que pode ser melhorado.

A melhoria, em qualquer setor, proporciona aumento de vendas, visto que absolutamente tudo está interligado.

Faça uma meta-análise das obras

Todos os livros trazem conselhos sensacionais e fáceis de serem aplicados no dia a dia de um vendedor. Entretanto, cada pessoa tem as suas próprias características, então é importante unir a sua personalidade com as dicas.

Leia os livros com calma, faça anotações sobre eles, estabeleça relações entre as metodologias e efetivamente estudo tudo o que você está aprendendo.

É comum lermos no “automático”, julgarmos entender o assunto e, depois, ver que está tendo dificuldade em colocar na prática porque não focou o suficiente nas questões teóricas.

Então, a recomendação é: faça bom proveito de todos os melhores livros de vendas. Eles têm muito a ensinar e isso vai aumentar os números de consumidores, mas, lembre-se: lê-los sem se dedicar à leitura não trará resultados.

E se você também quiser conhecer os melhores livros de marketing digital, se liga neste artigo que preparamos!