Afinal, o que é Marketing de Afiliados?

Afinal, o que é Marketing de Afiliados?

Se você pesquisar na internet encontrará algumas opções para ganhar dinheiro sem sair de casa. E um dos métodos mais famosos e mais populares entre os brasileiros é o tal do marketing de afiliados. Mas afinal, o que é Marketing de Afiliados?

A internet se tornou um ambiente extremamente favorável para quem quer ganhar dinheiro e se mostrou muito fértil para os negócios. É possível conciliar sua rotina com uma nova função e aumentar a sua renda a partir disso.

Entender o que é Marketing de Afiliados é fundamental para quem quer ingressar nesse universo. Vamos então explicar como funciona essa atividade e quais são as possibilidades para você começar a ganhar dinheiro pela internet.

Entenda o que é Marketing de Afiliados e como ganhar dinheiro com isso

Quem pesquisa sobre o que é Marketing de Afiliados encontra uma infinidade de conteúdo a respeito disso e pode se surpreender com as possibilidades. Essa é uma das formas mais eficazes para ganhar dinheiro pela web.

O Marketing de Afiliados é um sistema inovador que permite que você divulgue produtos de terceiros ou coloque seus próprios produtos à venda na internet. Você pode escolher uma das duas funções:

  • Afiliado: é a pessoa que opta por divulgar produtos de outras pessoas, e com isso fatura uma comissão pré-estabelecida. A venda é feita a partir da geração de um link específico.
  • Produtor: é a pessoa que produz, efetivamente, um produto ou serviço e pode usar os afiliados para divulgação.

Se você escolhe ser um afiliado, você recebe links para divulgar em seu site ou blog, que levam o internauta para a página de compra de um produto/ serviço.

Cada vez que um internauta clicar ou comprar o produto – depende do sistema do site ao qual você se afiliou – você recebe uma remuneração, que é estabelecida antecipadamente.

Como funciona a venda através do afiliado

Quando você optar por se tornar um afiliado e divulgar o produto de outra pessoa você receberá um link exclusivo no qual toda venda, clique, ou visualização feita a partir dele irá gerar a comissão acordada entre produtor e afiliado.

Para cada forma de conseguir a comissão, existe uma estratégia a ser adotada.

Se para o produtor é interessante que mais pessoas visualizem a oferta, então você poderá direcionar sua estratégia para que a visualização seja o foco, assim, quanto maior a visualização através do seu link, mais comissão você irá ganhar.

E assim por diante, você pode definir qual é a melhor estratégia e qual é o meio pelo qual você quer trabalhar.

Portanto o seu link é um dos pontos centrais da estratégia de marketing pois é através dele que o consumidor será redirecionado para a landing page.

Vale ressaltar que a página de venda será toda construída pelo produtor, com as principais informações sobre o produto e finalmente os modos de pagamento para a conclusão da venda.

Os primeiros passos para se dar bem no marketing de afiliados

Você pode se vincular ao mercado do marketing de afiliados sendo um produtor ou sendo um afiliado.

Quando você é um produtor você é a pessoa que irá vender um curso, serviço ou produto físico e disponibilizará uma forma de outras pessoas divulgarem o seu produto oferecendo uma comissão para cada venda (click, visualizações, ou outras formas) realizada.

O produtor possui obrigações a mais do que o afiliado, pois todo o contato com o cliente referente à venda ou entrega é algo que deve ser gerenciado por ele.

O papel do afiliado é divulgar o produto em questão, de forma com que alcance muitas vendas, pois dessa forma poderá alcançar uma comissão maior.

Por mais que o marketing de afiliados pareça uma coisa simples – e em certa medida é – é preciso dedicação para que níveis excelentes possam ser atingidos com as vendas.

Vale lembrar que a internet atualmente é um local onde existem diversos produtos e a busca por diferenciais é o que faz realmente um produto ou serviço se destacar.

Por isso, além do produto ser bom, a divulgação e o marketing precisam estar alinhados para alcançar o destaque.

Existem diversas estratégias e formas para que isso aconteça mas por enquanto esse é o ponto inicial que toda pessoa interessada em marketing de afiliados deve saber.

Quais são os melhores sites de Marketing de Afiliados?

Naturalmente, para ter um bom resultado não basta saber o que é marketing de afiliados. É preciso também conhecer um pouco sobre as plataformas onde você pode se cadastrar para trabalhar com isso.

Existem muitas plataformas atuando nesse nicho atualmente. Algumas são segmentadas, e oferecem apenas os chamados infoprodutos. Outras são mais variadas e trabalham também com entregas físicas. Veja algumas opções.

  • Hotmart: maior site de afiliados do país, e um dos que oferece a melhor remuneração para o afiliado. Uma das grades vantagens é a variedade de nichos em que você pode atuar.
  • Adsense: programa de afiliados do Google. Ele também se tornou muito famoso no Brasil, sobretudo porque tem um alcance gigantesco de público – o que obviamente impacta bastante nas vendas.
  • Eduzz: trabalha exclusivamente com cursos online. Então, a ideia aqui é justamente vender aulas e pacotes que são produzidos por outras pessoas – ou usar a plataforma para divulgar o seu próprio curso.
  • Lomadee: diferente de todos os outros, o Lomadee trabalha com grandes marcas. Você pode se tornar um afiliado para divulgar liks de vendas de sites como submarino e Amazon.
    Para se cadastrar, basta acessar o site oficial do programa de afiliados que quer fazer parte e realizar uma inscrição seguindo as orientações de cada site. Depois disso, você começará a escolher os detalhes para trabalhar.

Escolher muito bem o nicho é muito importante

A primeira coisa a fazer é definir qual é o seu nicho, ou seja, o segmento com o qual você quer trabalhar. Existem inúmeros, e é importante que você tenha alguma afinidade com ele para conseguir trabalhar melhor. As opções mais comuns são:

  • Beleza;
  • Informática;
  • Produtos digitais;
  • Relacionamento;
  • Esportes, entre outros.

Despois de escolher o seu nicho, é hora de definir os produtos e começar a divulgar os links! Os produtos são divididos em categorias e também, em alguns casos, possuem um termômetro que indica qual é a demanda dele no mercado.

Existem produtos mais fáceis de vendes, porém que garantem uma remuneração mais baixa por venda, e aqueles que são mais difíceis, mas que possuem um valor muito maior. Saber equilibrar a escolha é importante.

A importância do conteúdo no marketing de afiliados

Já foi citado aqui no texto que ter destaque é meio caminho andado para conseguir alcançar mais sucesso e vendas.

O marketing de afiliados, por mais que seja a divulgação de um produto já existente, conta com estratégias específicas que você pode exercer para que o seu link, o seu blog, tenha um tráfego maior.

Nessa hora, vale investir na criação de conteúdos que tenham a ver com produto para que mais pessoas sejam afetadas e introduzidas a resolução de problema que esse produto se oferece.

É muito mais do que apenas divulgar um produto. Através do marketing de afiliados você pode utilizar estratégias de SEO para aumentar ainda mais as suas vendas.

O e-mail marketing também se mostra uma estratégia que funciona e através dele você pode divulgar promoções e ofertas, educar seus clientes sobre o produto que está vendendo e promover lançamentos de outros produtos.

O conteúdo relevante é importante para que os consumidores possam se identificar com o seu produto e buscar na marca não apenas aquele produto específico, mas tudo que envolve assuntos relacionados a ele.

Isso gera mais valor e autoridade, que são dois elementos centrais para o marketing digital nos tempos de hoje.

A melhor opção para quem quer ingressar no home office

Sem dúvidas, atuar como afiliado é uma opção interessante para quem quer ingressar no mercado de home office.

É uma função simples, que requer panas que você tenha um computador conectado a internet e dedique algumas horas do seu dia.

Já para quem tem um produto e pretende vender, essa também é uma boa oportunidade para aumentar o alcance.

Agora que você já sabe o que é marketing de afiliados, também sabe que pode usar isso como estratégia de venda.

Dá para viver só disso?

Não somente dá para viver somente de vendas através do sistema de afiliados como essa se tornou uma realidade para muitos brasileiros.

Isso inclui tanto pessoas que não estavam trabalhando quanto aquelas que tinham um emprego, mas queriam algo mais lucrativo.

Então, sim, você pode mudar a sua realidade financeira apenas apostando nessa metodologia. Saber o que é marketing de afiliados é o primeiro passo para quem sabe mudar completamente a sua realidade financeira.

Kobe Blog