Browse By

Aprenda definitivamente a ler mais e melhor!

As pessoas estão lendo cada vez menos e os motivos para o número reduzido de leitores são diversos, indo dos celulares até o fácil acesso aos filmes. Entretanto, é fundamental reforçar esse hábito e aprender como ler mais e melhor para aumentar essa habilidade e, também, expandir a criatividade.

A leitura ajuda na nossa concentração, relaxa e pode ter os mais diversos objetivos. Você pode simplesmente ler uma história romântica para se distrair e emocionar ou ler algo sobre física, economia, religião, enfim, assuntos não faltam.

Então, não há como falar que você não gosta de ler, você apenas não encontrou o tipo de leitura que lhe agrada! Nesse artigo trouxemos algumas técnicas sobre como ler mais e melhor para que você consiga aprimorar os seus conhecimentos.

Esteja em um ambiente propício

A primeira dica para saber como ler mais e melhor é encontrar um ambiente tranquilo. Isso é fundamental, principalmente para quem não está muito acostumado a focar na leitura.

Quanto menos distração houver no ambiente, melhor. Então, busque um local calmo, iluminado, silencioso e bem confortável, apenas evitando ler deitado, pois isso pode fazer com que você pegue no sono mais facilmente.

Ambientes com luminosidade baixa provavelmente deixarão você com dor de cabeça, então não deixe de avaliar essa questão antes de começar a sua leitura.

Se você está querendo ler, mas o ambiente não está favorável e não há outro lugar para ir, uma dica é colocar os fones de ouvidos com alguns sons bem neutros.

Algumas pessoas usam barulho de chuva, por exemplo. O seu cérebro irá se acostumar com os sons e isso não vai fazer com que você desprenda a sua atenção.

Conforme o tempo for passando você irá conseguir se concentrar de forma mais fácil, mesmo que o ambiente não esteja totalmente favorável a isso.

Carregue sempre um livro com você

Outra dica para sabe como ler mais e melhor é sempre carregar um livro com você. Muitas vezes somos pegos desprevenidos e temos que esperar por algo, nada melhor do que um livro para acompanhar!

Vai ao médico, ao banco ou resolver alguma pendência em que provavelmente ficará esperando? Tenha uma boa leitura em mãos, pois isso irá fazer com que você leia mais e, também, é uma forma de fazer o tempo passar mais rápido.

Às vezes, ficamos mais de duas horas sentados esperando determinados serviços. Normalmente ficamos no celular, mas isso acaba sendo cansativo, pois chega um ponto em que as redes sociais saturam.

Aliás, sobre o uso excessivo das redes sociais como escapatória do tédio, sempre tente trocar por um livro. Já passamos muito tempo na frente de computadores, tablets e celulares, aproveite qualquer chance de sair de frente das telas.

A luz dos aparelhos eletrônicos cansam os olhos e normalmente ficamos curvados mexendo no nosso celular, o que irá lhe causar sérios problemas de coluna futuramente.

Então, aposte em algo mais saudável e divertido. É claro que há as versões digitais hoje em dia, mas, se possível, prefira o papel. É, inclusive, mais fácil de concentrar.

Respire fundo e foque no momento presente

Quantas vezes você já não parou de ler e se deu conta de que não se lembra de nada do último parágrafo ou até mesmo da última página? Isso ocorre porque a nossa mente divaga, mas a leitura continua automaticamente.

Quando isso acontecer, pare de ler e volte até o ponto em que você não se lembra mais. Não retome a leitura de imediato, respira três vezes bem fundo e acalme a sua mente.

Deixe passar o pensamento que estava lhe aprisionando quando deixou de focar na leitura. Foque no presente! Isso não é somente um exercício para você fazer enquanto está lendo, mas quando estiver fazendo qualquer tipo de coisa.

Essa técnica é denominada mindfulness. Ela diz que você deve prestar atenção em tudo o que faz, mesmo que seja algo bem banal e automático, como escovar os dentes. É uma forma de treinar a sua mente para se dedicar totalmente ao presente.

Então, sinta-se à vontade para aplicar isso no seu dia a dia também, principalmente no trabalho. Essa é uma ótima forma de aumentar a sua produtividade.

Use uma caneta como guia

Saber como ler mais e melhor também depende da velocidade em que está a leitura. Há livros mais fluidos e fáceis de serem lidos, enquanto há conteúdos mais densos e difíceis de serem interpretados.

De qualquer forma, algumas técnicas podem ajudar você a ler mais rápido. Você não irá aplicar métodos de leitura dinâmica logo de cara, mas uma simples dica já irá acelerar a sua leitura.

Use uma caneta como guia. Isso irá evitar de você se perder entre as linhas (o que é relativamente comum quando lemos algo muito depressa). Conforme for se aprimorando na leitura, comece a acelerar o andamento com a caneta, seu cérebro ia acompanhar.

Lembre-se de sempre avaliar se o ritmo está condizente com o seu entendimento. Pois, às vezes, estamos passando pelas palavras no “modo automático” e nem estamos prestando verdadeiramente a atenção nelas.

Atente-se aos nomes dos personagens caso seja um livro de literatura

Nomes de personagens costumam deixar-nos confusos até mesmo nos filmes. Quando é uma leitura nacional, americana ou inglesa, talvez isso não se torne um problema, mas em idiomas muito distintos do nosso isso pode complicar.

Literatura russa, por exemplo, conta com nomes mais complicados e fica difícil guardá-los. Conforme os personagens vão aparecendo a trama começa a ficar confusa, pois não é possível lembrar quem é quem!

Então, sempre tente prestar a atenção no nome dos personagens para que não seja preciso voltar algumas páginas e ler tudo novamente. Isso é válido muito para filmes também!

Essas são algumas dicas de como ler mais e melhor, mas o segredo é efetivamente a prática. Pegue um livro para ler e invista nesse hábito. A leitura te desconecta um pouco do mundo frenético e tecnológico, faz bem para a saúde mental e contribui com o conhecimento.