Browse By

Como fazer um lançamento meteórico?

Talvez você não reconheça o nome lançamento meteórico, mas com certeza já deve ter ou conheça alguém que tenha participado de um grupo de vendas via Whatsapp, certo?

Pois é, a ferramenta digital verdinha que permite a troca instantânea de mensagens e ligações é o novo “hit” quando o assunto é impulsionar vendas com agilidade e baixo custo.

E o melhor de tudo?

Acredite, o potencial para atingir clientes é enorme! Não é à toa que originariamente a estratégia de marketing digital batizada de lançamento meteórico foi desenvolvida para uma Black Friday.

Por isso, se você quer aprender a usar o lançamento meteórico a favor do seu business e, com isso, turbinar as suas vendas de infoprodutos, a dica é acompanhar esse post até o final, certo?

Bora lá aprender a vender mais!

Lançamento Meteórico funciona porque…

Para início de conversa, o lançamento meteórico se baseia em 3 verbos: antecipar, pertencer e faltar. Estranhou à primeira vista? Não faz sentido? Calma que é super simples de entender.

Aqui temos 3 gatilhos mentais, sendo que o primeiro deles “antecipar” objetiva criar uma expectativa nas pessoas. É mais ou menos semelhante ao efeito que os trailers de filmes, seriados e novelas causam.

Por isso, é normal usar vídeos, depoimentos pessoais e textos como formas de instigar ou incentivar as pessoas nos lançamentos meteóricos.

Já o segundo estímulo é o “pertencer”. Todos seres humanos gostam de participar de uma “tribo” desde os mais cults até os descolados querem seus pares.

Então, quando esse grupo se tornar exclusivo, por exemplo o grupo seleto do Whatsapp, aí, melhor ainda. Afinal, há o sentimento de “poxa eu sou especial”, integro esse time.

Portanto, o entendimento é que só quem está nesse grupo é que terá acesso aos produtos.

Enfim, a falta de algo, mesmo que inconscientemente, provoca um senso de urgência.

Esse sentimento de perda faz com que as pessoas comprem por impulso, já que elas não querem ficam sem aquele produto ou aquela oportunidade.

Uma forma utilizada para disparar o gatilho da compra no lançamento meteórico é: oferta por prazo limitado, só até às 18h de hoje! Geralmente acompanhada de um contador, assim a pessoa sente a pressão aumentar.

Ao distribuir essas 3 ações em um fluxo de 5 dias no lançamento meteórico, nota-se um aumento entre 10% a 30% no volume das vendas de produtos/serviços digitais.

Só por isso já dá para entender que a estratégica utilizada no lançamento meteórico tem que estar em sua lista de prioridades porque funciona de verdade!

Lançamento Meteórico: quando fazer?

Apesar de ter sido criado para o evento Black Friday, o lançamento meteórico é uma ação de marketing digital que pode ser utilizada em qualquer época do ano.

Afinal, vender mais, aumentar a rentabilidade e lucratividade são resultados sempre bem-vindos aos empreendedores digitais, né?

Infoprodutos: Face ou Whatsapp?

É normal as pessoas lembrarem dos anúncios do Facebook como primeira opção de publicidade na net.

Contudo, é importante avisar que o Facebook tem uma política mais rigorosa sobre a venda de infoprodutos e, com isso, o seu faturamento tenderá a diminuir.

 

Por isso, o lançamento meteórico (que é feito via Whatsapp) é um caminho mais certeiro para atingir vendas contínuas sem depender da validação e regras, como é o caso do Facebook!

Lançamento Meteórico: Passo a Passo

Como tudo na vida, o lançamento meteórico tem que ter planejamento para ser bem sucedido. Então, as etapas estão divididas em:

  • Pré-Lançamento
  • Semana do Lançamento

Pré-Lançamento | Estágio 1

O ponta pé inicial começa duas semanas antes do lançamento meteórico. Isso porque você precisa “preparar o terreno” para as vendas acontecerem.

Por isso, o primeiro estágio é convidar pessoas que tem interesse no seu produto/serviço digital e aquelas que se interessam por promoções imperdíveis a participarem do seu grupo de Whatsapp.

Para facilitar administrar, o ideal é subdividir as pessoas em vários grupos com no máximo 150 cada. Saiba que você deverá criar uma página para que elas acessem o grupo.

Pré-Lançamento | Estágio 2

Montado os grupos, o próximo passo é informar as regras de moderação, como exemplo: são proibidos spam, envio de fotos e linguagem ofensiva. Assim, as pessoas mantêm o foco no que interessa, ou seja, em comprar o produto.

Em horário preestabelecidos, as pessoas podem interagir e tirar as suas dúvidas sobre o produto/serviço.

Então, durante essas duas semanas, se deve trabalhar forte na publicação de depoimentos, fotos, enfim todos os bons resultados alcançados por quem usou o seu produto/serviço digital.

Desta maneira, é essencial fazer as divulgações em massa nas redes sociais e disparar e-mail marketing focados nos benefícios do produto e as vantagens que somente o grupo do Whatsapp terá acesso.

As landing pages também devem direcionar os interessados ao grupo do Whatsapp. Além disso, informar o preço cheio do produto. Ou seja, o valor sem o desconto.

Se essa for a 1ª turma e não houver um histórico ainda, o foco deve ser nas vantagens e benefícios em usar o produto/serviço digital.

Aqui o principal é bem usar os gatilhos: antecipar, faltar e pertencer.

Antecipar no sentido de gerar expectativa sobre o que será demonstrado, o faltar ao dizer que a oportunidade é única e por período limitado e, por fim, o pertencer está no envio do link do Whatsapp.

Semana do Lançamento

Para se dar bem no lançamento meteórico cada dia da semana deverá ter uma abordagem diferente baseada nos 3 gatilhos (antecipar, faltar e pertencer) sempre com a intenção de incentivar a venda e despertar a necessidade de compra nas pessoas.

Isto é, a todo momento, se deve reforçar a ideia de que se trata de uma oportunidade única exclusiva ao grupo do Whatsapp e disponível por pouco tempo. Agora, sim, dá para ver o lançamento meteórico em ação!

Dia 1

Deve-se publicar vídeo informando as vantagens do produto/serviço digital ofertado e o preço cheio (ou seja, sem descontos).

Deixar claro que apenas aquelas pessoas que estiverem no Whatsapp terão um desconto promocional imperdível, o qual será divulgado,em breve, mais “para o meio da semana”.

Também se deve mencionar as regras do grupo do Whatsapp.

Dia 2

Como ainda novos participantes estão entrando no grupo, o ideal é evidenciar os benefícios que só o seu produto/serviço digital oferece no mercado e o “descontão” que só quem está ali receberá.

Nunca antecipe detalhes da oferta, apenas aguce a vontade das pessoas segundo os critérios: antecipar, faltar e pertencer!

Dia 3

É o Dia “D”, ou seja, o dia de divulgação da Promoção! Mas, não da compra ainda. Isso mesmo!

A compra só deverá estar disponível no dia seguinte e com um tempo predeterminado para ser concretizada. Essa expectativa gera maior ansiedade, pois ali está o produto/serviço que ela ou ele quer, porém só estará acessível no dia seguinte.

Além disso é uma chance para esclarecer dúvidas e apresentar mais esclarecimentos sobre as vantagens do seu produto/serviço digital.

Mas, presta atenção, pois você de fato deverá oferecer um bom desconto e com bônus, certo?

Dia 4

Aqui é só sorrir e colher os bons resultados. Logo após de abrir o carrinho de compras, claro!

Geralmente, as vendas alavancam nas primeiras horas de abertura e tendem a estabilizar no período do almoço.

Nunca se esqueça de parabenizar o seu cliente pela ótima compra efetuada. Essa atitude é bem recebida por ele e ajuda a criar um bom relacionamento.

Dia 5

O último dia é reservado aos cancelamentos. Infelizmente, há alguns que perderemos no caminho.

Concluída essa etapa, resta agradecer a todos pela participação e interesse e extinguir o grupo.

Mas fica tranquilo que o ciclo recomeça e novamente você prospectará novas pessoas para o novo lançamento meteórico. Afinal, ele dura apenas 1 semaninha, mas é incrível o quanto as suas vendas aumentam.

Quer garantir o sucesso dos seus lançamentos? Bem é muito fácil! Basta seguir as nossas dicas digitais sobre marketing digital, claro!

Até a próxima.