Browse By

Impacto Do Coronavírus No Futebol: Como A Covid-19 Está Afetando O Mundo Dos Gramados

O mundo está tomado por uma das pandemias mais complicadas de todos os tempos e a preocupação é alarmante, todos nós sabemos disso. Apesar disso, o impacto do coronavírus no futebol ainda é um assunto que nos deixa curiosos.

Eu estou ligado que o futebol é apenas um entretenimento para gente, mas os muleques são profissionais e o mundo do esporte gera muito emprego e todos os jogadores dependem dos seus times.

Uma das bases da prevenção do coronavírus é o distanciamento social. Então, é claro que não haverá jogos tão cedo assim. Nem que não haja plateia, apenas os jogadores em campo já é um risco, tá ligado?

E, brother, com a saúde não se brinca. A gente terá que ficar sem o nosso brasileirão, copa América, Champions League e todos os outros campeonatos. É foda? É. Mas é por um bem maior.

Impacto do coronavírus no futebol: quem sofre mais com isso

Mas eu vou falar para vocês que a indústria futebolística merece a sua devida atenção, cara. Para quem gosta do esporte, entender qual o impacto do coronavírus no futebol é interessante. Até porque a gente entende melhor do mercado, tá ligado.

Bom, não é segredo para ninguém que todos os mercados estão em crise e aqueles que delegam aglomeração de pessoas estão indo ladeiro abaixo. É muita treta, porque ninguém pode se reunir.

Os campeonatos foram cancelados. A gente fica sem o entretenimento e a zueira, mas os times têm mais ainda a perder: eles podem ir à falência.

Por mais que a gente fique puto com o nosso time ou deseje a derrota do adversário, ver um time todo ir à falência é triste, mano. Mas quem serão os mais afetados? Será que o Barcelona, Real Madrid ou até mesmo o Corinthians irão à falência?

É, irmão, assim como todos os outros tipos de empreendimento, quem sofre são os pequenos, não tem jeito. Ou seja, quem irá sofrer mais com o impacto do coronavírus no futebol são os times pequenos.

Os times grandes ganham muito com televisão, publicidade, etc. Já os pequenos dependem da bilheteria em si.

Eles podem, sim, vir à falência e provavelmente vão. Entretanto, há algumas saídas para isso. Primeiramente, é possível declarar falência e abrir outra empresa do time, ou seja, é como se a companhia ressurgisse das cinzas, tá ligado?

Quem poderá comprar esses clubes

Outra questão é a compra por empresários. Esse ponto costuma funcionar, mas o covid-19 é foda e está quebrando todos os setores, então os empresários estão com um medo fudido de investir no momento.

O fato é: os times virão à falência, principalmente porque toda essa treta do covid-19 durará por muito tempo.

Trago uma informação importante aqui: sabia que demora cerca de 18 meses para sair uma vacina? Caraca, é tempo pra porra e essa vacina sai só em 2021. Só depois de todo mundo vacinado que o nosso futebol voltará ao normal. Na Alemanha o futebol já voltou, mas sem torcida no estádio.

Impacto do coronavírus no futebol: Salário dos jogadores

O impacto do coronavírus no futebol é claro, mas isso respinga nos jogadores? É óbvio, mano. Para conseguir recursos e contornar todo esse corre os times irão reduzir os salários dos jogadores.

A redução, claro, depende da condição de cada time e também de cada jogador. O menino Neymar terá o salário reduzido? Talvez, visto que o seu salário é um dos maiores do mundo. Mesmo um time grande precisa cortar despesas.

É claro que haverá uma insatisfação por parte dos jogadores, mas não há muito o que pode ser feito. Não adianta ficar puto nesse momento, há pessoas em condições muito piores.

Grandes times estão sofrendo pressão

Além de toda essa treta com a redução dos salários dos jogadores, os times maiores estão sofrendo pressão para ajudar os menores. Não é apenas uma questão de empatia, saca, é pra manter o mercado girando.

Assim como qualquer outra indústria, o futebol também deve estar economicamente estável. Como os grandes times (Barcelona, Bayern, Real Madrid, Chelsea, PSG, dentre outros) tem muito mais grana, cabe a eles darem esse respiro.

Eu estou falando mais do futebol europeu, mas toda essa treta também se aplica aos times nacionais. Talvez os times do Brasil estejam sofrendo ainda mais com a crise, pois até mesmo os grandes nomes passam por problemas financeiros.

Impacto do coronavírus no futebol: Jogadores à preço de banana

Outro impacto do coronavírus no futebol é o preço de venda dos muleques. Sim, os jogadores começarão a ser vendidos para os times maiores. Os times pequenos, como já falei aqui, precisarão de dinheiro.

Então a parada é a seguinte: para arrecadar uma grana e driblar as crises, os times pequenos irão vender seus melhores jogadores a preço de banana, tá ligado?

Normalmente eles esperam o momento mais propício e metem a faca na hora da venda. O time grande, como tem muito dinheiro, compra. Foi o que aconteceu com o Neymar quando foi pro Barça, por exemplo.

Mas agora a água está batendo na bunda e o mundo todo está em crise. Está foda manter tudo de pé.

Liberar ou não liberar os treinos

Essa é uma grande treta entre os treinadores: liberar ou não liberar os treinos. Cara, esse assunto é muito complicado. Por um lado dá para entender, os jogadores precisam treinar para se manter em forma.

Por outro, é colocar a vida dos jogadores, da equipe e das pessoas que têm contato com todos eles em risco. É foda isso, é uma questão de saúde e não podemos negligenciar.

O papo é que haverá muito impacto do coronavírus no futebol, mas o mercado tentará driblar todas essas tretas respeitando as recomendações da saúde.