Browse By

Aprenda a como criar um funil de vendas

Entender como criar um funil de vendas significa saber como trabalhar uma das principais estratégias de vendas, atingindo seus consumidores da melhor forma possível.

O funil de vendas serve para entendermos quais são os interesses dos consumidores e reconhecer toda a sua jornada de reconhecimento dos produtos que agradam ao seu gosto.

Por isso, reconhecer como criar um funil de vendas, é entender que estas são as principais etapas de marketing que sua empresa pode ter, pois dessa forma, você poderá entender como abordar e chegar até os consumidores.

Veja a seguir como criar um funil de vendas e impulsionar sua empresa!

Entenda como criar um funil de vendas

Para entender como chegar até seus consumidores da maneira correta, reconhecendo seus interesses, é preciso entender como criar um funil de vendas.

Mas, para isto, é preciso alcançar alguns passos que farão com que você chegue mais facilmente até seus clientes:

  • Saiba qual a jornada de compra de seus consumidores e quais são os produtos de seu interesse;
  • Veja quais podem ser os principais marcos do processo para chegar até a venda final;
  • Estabeleça quais são as etapas de seu próprio funil de vendas;
  • Saiba como colocar em prática seu funil de vendas estabelecido, de forma eficiente;

Depois de estabelecer estes passos e entender o que é o funil de vendas e por que ele é importante, você deve explorar cada passo e entender como de fato eles funcionam, para poder colocar sua estratégia em prática.

4 passos principais para criar seu funil de vendas

Agora que você já conhece os principais passos do funil de vendas, entenda como funciona cada um deles, para que você possa realizá-los com sucesso:

Reconheça a jornada de compras de seus clientes

Para dar início a este passo, primeiro é preciso entender qual é seu modelo de funil de vendas e qual seria a possível jornada de compras que um consumidor faria em sua empresa.

Mas, para seguir esta jornada de compras, é preciso entender que o consumidor, ao conhecer sua empresa, passa por alguns estágios que o levarão a realizar de fato a compra final:

  1. Aprendizado sobre os produtos de sua empresa e a descoberta dos possíveis problemas;
  2. Reconhecer o que está causando o problema e qual a principal consideração;
  3. A solução do problema, que levará até a decisão final de compra do produto de sua empresa.

Após reconhecer e entender estes estágios, é preciso reconhecer quais são as necessidades da empresa e de seus consumidores ao longo do caminho, de forma que se consiga passar para a próxima etapa com eficiência.

Mas, mesmo que você estabeleça a jornada de compra de seus clientes, tenha sempre o hábito de buscar por novos clientes e reconhecer seus interesses.

Este hábito ajudará a sua empresa a otimizar cada vez mais o reconhecimento de jornada de compra de seus clientes.

Marcos dos processos de vendas

Agora que você já reconheceu qual a jornada de compras de seus clientes, é preciso que sua empresa defina quais são os possíveis clientes que buscam pelos seus produtos e que sua empresa deseja atingir.

Ou seja, é a hora de preparar sua empresa para colocar em pratica o mapeamento de compras dos clientes e solucionar qualquer problema que possa vir a acontecer, chamado os clientes de maneira eficiente.

Mas, para isto, é preciso que os setores de vendas e marketing estejam em harmonia e estabeleçam metas que possam ser cumpridas.

Essas metas ajudarão a fazer com que cada vez mais os processos realizados sejam melhorados e adaptados.

É preciso trabalhar sempre no desenvolvimento da empresa, pois estes processos são delicados e, caso o cliente avance sem que ele tenha a assistência correta, sua empresa poderá ter problemas no futuro.

Estabeleça as etapas para seu funil de vendas

Depois de colocar os setores de vendas e marketing em harmonia e fazer com que seu trabalho seja mais eficiente, você deverá formar seu próprio funil de vendas.

A primeira etapa que deve ser considerada deste funil é o topo, onde estão aquelas pessoas que são consideradas clientes em potencial, mas que estão apenas visitando seu site.

Nesse momento, o que deverá ser levado em conta, são os conteúdos que você publicou e que levaram os visitantes que seu site. Após isto, as técnicas de marketing de sua empresa entram em ação, levando seu cliente até o meio do funil.

No meio podemos encontrar as ofertas de venda de sua empresa, pois o cliente já estará em fase de consideração, avaliando se vale ou não a pena adquirir este produto.

Neste momento, a atuação de sua empresa deve ser realizada da melhor forma possível, pois isto que fará com que o cliente chegue até o fundo do funil, levando-o a decisão final de comprar o produto.

Como colocar em prática seu funil de vendas

Agora que você já sabe o que é e como fazer seu funil de vendas, é chegada a hora de colocar em prática todos seus conhecimentos.

Para começar, primeiro você deve entender quais são seus indicadores de performance e reconhecer as taxas de conversão que acontecerão nas etapas de seu funil.

Quando estabelecemos estes indicadores, conseguimos determinar com mais clareza quais atividades que devem ser colocadas em prática para fazer com que seus objetivos aconteçam.

Um treinamento eficiente de sua equipe, deixando-a alinhada, também é algo que faz a diferença na hora de colocar em prática suas estratégias de venda.

Quando a empresa tem seu funil de vendas estabelecido, fica mais fácil reconhecer quem são os colaboradores aptos para trabalhar em conjunto com os interesses dessa empresa.

Saber como criar o funil de vendas de sua empresa é algo essencial para reconhecer os possíveis clientes e saber como realizar as suas vendas, obtendo sucesso e alcançando todos os objetivos traçados dentro de seu funil de vendas.