Browse By

Estratégias De Posicionamento Nas Redes Sociais

Ter uma empresa é muito mais que lançar um CNPJ no mercado. É preciso encontrar meios de aumentar a sua visibilidade, e apostar em estratégias de posicionamento nas redes sociais pode ser um caminho para isso.

As redes sociais são hoje um dos meios de comunicação mais importantes. Através delas é possível estabelecer contato com parentes, amigos, e, claro, manter elos profissionais. Por isso, podemos dizer que elas são excelentes para divulgar o seu trabalho e conseguir maior visibilidade.

No entanto, é necessário que você saiba exatamente como usar essa potente ferramenta a seu favor e entenda quais são as possibilidades a seu alcance a partir da criação de um perfil em uma rede social.

Estratégias De Posicionamento Nas Redes Sociais: Em Quais Vale A Pena Investir?

Existem muitas redes sociais ativas atualmente. Algumas delas ganharam projeções gigantescas, e se tornaram empresas valiosíssimas no mercado. Saber em quais aplicar as suas estratégias de posicionamento nas redes sociais é importantíssimo.

Mas, mais do que isso é fundamental que você se dedique em manter essas redes sempre atualizadas. É um erro colocar os perfis no ar e simplesmente não se dedicar em atualizá-los.

Dito isso, podemos agora apresentar os melhores sites para que você divulgue a sua marca e implante estratégias de posicionamento nas redes sociais para crescer profissionalmente.

Facebook

Obviamente essa lista tem que começar com o Facebook. Essa é a rede social mais utilizada em todo o mundo. Ela foi criada em 2004, e desde então conquistou milhões de fãs.

A rede oferece diversas possibilidades de interação: você pode criar o seu perfil profissional ou manter uma “fanpage” onde os consumidores podem seguir as novidades e interagir com suas publicações.

Também sugerimos a criação de grupos e eventos que estejam relacionados a sua marca. Mas lembre-se de manter as páginas atualizadas e promover algum tipo de interação com o seu público.

Instagram

O Instagram começou como um site divertido para quem queria postar fotos do dia a dia, dos pets e dos filhos. No final das contas se tornou uma das redes mais importantes para divulgação de marca!

Nesse caso, priorize sempre fotos de boa qualidade e uma legenda interessante, que chame a atenção da sua audiência.

Além disso, dinamize o seu conteúdo utilizando as demais ferramentas da plataforma como os stories e o IGTV, que lhe permite publicar alguns vídeos. As lives são outra opção interessante para interagir com o seu público ao vivo.

Twitter

O Twitter permite que você compartilhe mensagens rápidas com o seu público. Milhares de pessoa utilizam a rede, desde 2006, quando ele foi criado.

O canal se tornou uma fonte de informação importantíssima. Pode acreditar: tem muita gente que acessa o Twitter para saber das notícias do dia. Isso é possível através das hashtags (#).

Usando símbolos e palavras específicas você consegue ranquear um determinado tema na plataforma, fazendo com que mais e mais pessoas vejam aquilo. Uma baita jogada de marketing, hein?

Youtube

Por fim, a nossa indicação de onde você pode aplicar suas estratégias de posicionamento nas redes sociais desemboca no Youtube. Esse é um site voltado especificamente para vídeos, como já deve saber.

Ter um canal de qualidade permite que você não apenas mantenha a sua audiência entretida, mas que também consiga monetizar os vídeos, ganhando dinheiro de acordo com o número de acessos e visualizações.

Existem diversas formas de aproveitar o Youtube para os negócios: vídeos institucionais, apresentações e trailers e resenhas sobre seus serviços e produtos podem ser algumas maneiras inteligentes.

Dicas Essenciais Para Conseguir Sucesso Nas Redes Sociais

Se você quer conquistar público e fazer sucesso na internet, as estratégias de posicionamento nas redes sociais podem ser suas grandes aliadas nesse processo. Veja só:

Conheça o seu público-alvo e defina seus objetivos

Para começar, é importantíssimo que você conheça muito bem o seu público-alvo. Saber com quem você está dialogando é fundamental. Também é necessário definir um objetivo antes de criar os perfis.

Por isso o correto é começar com um planejamento. Nele você deverá incluir metas e datas para que elas sejam concluídas – seja realista nessa parte, ok?

Crie também uma persona que consiga definir muito bem o perfil de seu cliente, suas aspirações e dores. E, claro, entenda quais são as soluções propostas por sua empresa que podem ajudar essa pessoa a se sentir satisfeita e feliz.

Aposte nas campanhas pagas

A maioria dos sites oferece algum tipo de suporte para quem quer fazer anúncios e propagandas pagas. Elas acabam alcançando um grande público e são ótimas como estratégias de posicionamento nas redes sociais.

Crie conteúdos relevantes e otimizados

Você deve filtrar muito bem as informações. Lembre-se que quem está zapeando na rede social muitas vezes está com pressa ou pouca paciência.

Então, crie conteúdo relevante e que tenha valor para o seu público. Além disso, é importante apostar em algumas estratégias de SEO para conseguir posicionar melhor o seu conteúdo.

Responda Os Seguidores E Mantenha Uma Comunicação Agradável

Muitas marcas têm conseguido excelentes resultados através de estratégias de posicionamento nas redes sociais. Podemos, inclusive, observar alguns padrões de sucesso.

A Netflix, por exemplo, é um caso que vale ser levado como modelo. A empresa responde aos comentários de maneira divertida, adere a campanhas diversas, cria identidade específica para datas comemorativas etc.

Outra marca que se destaca na comunicação com o internauta é o Toddy. Os perfis do achocolatado são sempre simpáticos e engraçados quando conversam com os usuários.

Gerar essa interação é fundamental, além de ser um dos pontos essenciais das estratégias de posicionamento. É fundamental manter essa comunicação, responder rapidamente os comentários e evitar entrar em embates e discussões.

O Incrível Poder Das Redes Sociais Nos Negócios

As redes sociais são um verdadeiro fenômeno da atualidade. Através desses sites é possível manter contato com o seu público e identificar quais são as reais necessidades da clientela.

São milhões de pessoas conectadas todos os dias, e sem limite geográfico, o que lhe proporciona um alcance impressionante e muito maior do que qualquer meio de marketing tradicional.

Saber usar e aproveitar as estratégias de posicionamento nas redes sociais é essencial para quem quer se manter no mercado e deseja concorrer de igual para igual. Ao publicar conteúdo realmente relevante para o seu público-alvo, você tem uma bela carta nas mangas.