Browse By

Quais são as dificuldades do home office?

Quando trabalhamos em casa podemos passar por alguns desafios por isso, é muito importante conhecê-los. Saber quais são as dificuldades do home office contribui para evitar com que os erros aconteçam.

Todos os trabalhos possuem pontos positivos e pontos negativos. Então para adotar este estilo de trabalho, é preciso saber antes quais serão todos os desafios que poderão acontecer.

Neste texto vamos apresentar para vocês as dificuldades do home office e o que fazer quando elas aparecerem! Veja a seguir e conta.

Conheça quais são as principais dificuldades do home office

Para manter uma rotina de trabalho produtivo em casa, é preciso ter muita organização e seguir uma rotina, de modo que você não se perca em meio às suas atividades.

Veja a seguir quais são as principais dificuldades de pessoas que trabalham em casa e porque elas aparecem:

Ameaça à sua produtividade

Existem pessoas que relatam o aumento de sua produtividade ao mudar seu trabalho do escritório para casa.

Isto porque em casa o ambiente pode ser mais agradável e flexível, permitindo que a pessoa trabalhe conforme a sua disponibilidade.

Mas, enquanto isto pode ser algo benéfico, trabalhar em casa também pode ser um desafio para a produtividade.

Isto porque em casa possuímos diversas distrações que podem acabar atrapalhando o desenvolvimento do trabalho. Por isso é importante saber o que fazer para aumentar a sua produtividade durante o trabalho em casa.

Então, para usufruir dos benefícios do home office, tire de perto todas as distrações que podem atrapalhar, como celular.

Além disso, faça com que o local de trabalho seja confortável, evitando cansaço excessivo. E, para que você não se sinta sobrecarregado, estabeleça momentos de descansos em meio à sua rotina.

Mantenha sua disciplina

O home office depende da disciplina e organização para que produza resultados positivos. Por isto, é importante planejar uma rotina eficiente, que contribua para que sua disciplina seja cada vez melhor.

Uma boa dica para melhorar sua disciplina é colocar em sua rotina uma preparação para o trabalho, ou seja, desperte cedo e se prepare como se fosse sair de casa. Tome um banho e troque de roupa, para que sua mente associe que você está de fato pronto para o trabalho.

Evite distrações frequentes que possa haver em seu ambiente pessoal e tenha uma rotina organizada, fazendo de tudo para segui-la. Investir em ferramentas para aumentar sua produtividade também é uma ótima pedida.

Converse com seus familiares para eles entenderem que você está trabalhando

Um problema muito frequente de pessoas que trabalham em home office é que, geralmente, as pessoas da casa acabam servindo como uma distração e muitas vezes atrapalhando o desenvolvimento do seu trabalho.

É comum que as pessoas acabam pedindo sua ajuda em algo e isto fará com que seu trabalho seja interrompido.

Por isto, é muito importante conversar com as pessoas que dividem a mesma casa que você e mostrar quais são seus horários de trabalho.

Deixe claro também que, apesar de você estar em casa, você não está disponível para realizar outras atividades que não sejam relacionadas com seu trabalho, pois isto poderá atrapalhar o desenvolvimento de seus afazeres.

Vizinhos barulhentos

É comum, principalmente quem mora em apartamento, ter vizinhos que façam muito barulho, a ponto de interferir em suas atividades cotidianas.

Além disso, você pode morar em um local que haja uma grande movimentação de carros ou cães latindo.

Mas, apesar de ser um grande incômodo, existem soluções que podem ajudar a amenizar estes barulhos indesejados.

Você poderá buscar outros lugares da sua casa e fazer o teste, vendo se com a mudança os barulhos são amenizados.

Além disso, tem a opção de utilizar fones de ouvido. Dessa forma você poderá selecionar o som que quer ouvir e amenizar os outros ruídos externos que poderão gerar algum incômodo.

E, como última opção, caso nenhuma das outras alternativas resolvam seu problema com os ruídos, você poderá investir em janelas que impedem que os barulhos de fora passem com tanta facilidade, proporcionando um ambiente mais silencioso.

Falta de companhia

Trabalhar fora de casa contribui para aumentar a relação humana e, em alguns casos, gerar amizades entre os colegas de trabalho.

Por isto, muitas pessoas que trabalham em casa, relatam que se sentem muito solitárias ao optar pelo home office.

Como a interação no trabalho é uma das principais características dos trabalhadores brasileiro, é preciso pensar em algumas soluções para que a qualidade de trabalho não seja diminuída.

Existem alguns casos em que o colaborador pode trabalhar um pouco na empresa. Então, se você se sentir sozinho, busque alternar os dias de trabalho em casa, fazendo algumas visitas semanais em para realizar seu trabalho presencialmente na empresa.

Caso não seja possível alternar seu trabalho, indo esporadicamente para a empresa, busque realizar suas refeições fora de casa, frequentando restaurantes de sua preferência e tendo contato com pessoas diferentes.

Encontrar com seus amigos durante a semana também pode aliviar a sensação de solidão. Dessa forma você poderá conversar e falar um pouco sobre assuntos variados.

Monte também uma rotina de reuniões, para discutir com seus parceiros questões sobre o trabalho e tentar resolvê-las em equipe.

Apesar de existirem diversas dificuldades para quem trabalha em casa, este modelo de trabalho ainda tem sido o preferido entre as pessoas.

Isto porque ele também proporciona diversos benefícios, como a disponibilidade de horário e de intercalar as atividades profissionais com atividades pessoas, como buscar os filhos na escolha ou ir ao médico, por exemplo.

Então, coloque na balança e veja como lidar com as dificuldades do trabalho home office, deixando as limitações de lado e se permitindo viver uma nova forma de trabalho.

Entre em sintonia com as pessoas que mora com você e peça para que elas colaborem para manter seu ambiente de trabalho o mais tranquilo e livre de ruídos externos possível.

Agora que você já conhece as dificuldades do home office, é possível buscar maneiras para acabar de uma vez por todas com elas e fazer com que a produtividade de seu trabalho continue fluindo.