Browse By

Veja as Melhores Dicas Para Escrever Um Texto

Irmão, hoje o negão aqui vai te passar umas dicas para escrever um texto e aumentar sua produtividade em todos os assuntos.

Ser brabo na escrita de um texto pode te ajudar a melhorar nos estudos e conseguir um emprego com mais facilidade, ajudando você a agrega valor na sua vida.

Neste artigo eu vou te passar algumas dicas para escrever um texto e ajudar você a impulsionar sua carreira e suas habilidades. Se liga aí!

Dicas para escrever um texto

Para escrever um bom texto, você tem que estar ligado nas estruturas básicas de qualquer dissertação, que servirão de base para que você possa escrever um texto foda.

Vou explicar para vocês como funcionam:

Pensar em um tema e criar um título que chame atenção

O título importa muito para que os leitores se liguem em seu texto e queiram ler o que você tem a dizer. Pense em algo que case com o tema do texto e faça sentido.

Muita gente costuma escrever primeiro o texto e, só depois, vão pensar em um título. Mas, a ordem dos fatores não altera o produto, o que importa é a galera querer ver o que você tem a dizer.

Introdução

A introdução é uma parte decisiva no seu texto, por que é a partir dela que o leitor vai sacar se quer ou não seguir lendo o que você escreveu.

Por isso irmão, capricha na introdução e coloca as principais informações do seu texto, de forma objetiva, deixando aquele gostinho de “quero mais”.

Desenvolvimento

Cara, depois de uma introdução bem escrita, aí chega a hora de colocar de fato a mão na massa e começar a escrever o desenvolvimento do seu texto.

Nessa hora, você vai colocar todas as informações sobre o tema, dentro da linguagem que for escolhida. Isto vai dependendo da galera que você quer atingir.

Irmão, esse é o momento de colocar todas as ideias no papel e escrever tudo que você tem a dizer, argumentando e fornecendo dados sobre o tema, sempre com fontes que sejam de confiança.

Um desenvolvimento bem feito, é a chave para seu texto ser referência e aumentar sua credibilidade entre os leitores. Por isto, ele deve ser bem escrito com conteúdo de qualidade.

Conclusão

Irmão, para fechar seu texto com chave de ouro, você precisa saber como finalizar ele da melhor forma. Ou seja, caprichar na conclusão também é essencial, para que seus leitores não fiquem com a sensação de que faltou alguma coisa.

Com uma conclusão bem-feita, o escritor deixa aberto para os leitores refletirem sobre o que foi escrito e, depois disso, trocarem ideia e conseguirem ter uma opinião formada sobre o assunto.

Use sua criatividade ao concluir o texto e impulsione o direcionamento de suas ideias, atingindo cada vez mais pessoas.

Conheça alguns tipos de textos que podem ser produzidos

Agora que você já sabe como formar um texto de qualidade, que prende a atenção da galera e agrega valor ao seu trabalho, vou te mostrar alguns tipos de textos que podem ser escritos:

Texto dissertativo

Este tipo de texto é aquele que defende uma ideia. Ou seja, você troca ideia com o leitor e argumenta sobre a parada que você acredita, colocando indiretamente sua opinião.

Geralmente o texto dissertativo é usado para resenhas, monografias e artigos.

Texto narrativo

O escritor de um texto narrativo vai ser responsável por contar uma história, de forma que expresse tudo o que está acontecendo com os personagens e deixando claro para galera que vai ler.

Fale sobre o tempo em que acontece a história e descreve com riqueza nos detalhes sobre o espaço em que tudo está se passando.

O texto narrativo é usado para escrever histórias como novelas, romances e fábulas.

Texto descritivo

Neste tipo de escrita, você deverá descrever os objetos que compõem o texto, sempre pensando em seu leitor e como ele irá absorver as informações.

Cara, nessa hora é preciso utilizar os detalhes em sua descrição, para que ela seja braba mesmo.

O texto descritivo é muito comum em biografias, relatos e diários, pois estes tipos de texto contém riqueza dos detalhes.

Texto injuntivo

Neste texto, você terá que escrever como se estivesse explicando algo para seu leitor.

E, eu vou mandar a real, o texto injuntivo faz com que o escritor seja o mais claro e específico possível, pois caso haja alguma confusão nas informações, vai ser maior treta para o leitor entender o conteúdo que está sendo passado.

O texto injuntivo pode ser usado em bulas de remédio e instruções de como fazer algo.

Texto expositivo

O escritor utiliza o texto expositivo para trocar ideia com seus leitores, expondo um tema específico.

O tema deve ser abordado de forma clara, colocando informações gerais sobre ele e fazendo com que o leitor, após ler o texto, entenda pelo menos um pouco sobre o assunto.

O texto expositivo é utilizado muito em seminários, onde o tema está citado no título e todo o conteúdo será sobre este assunto.

Mais dicas para que seu texto fique foda!

Eu sei que depois de ler este artigo, você vai conseguir escrever melhor e entender melhor como formar um bom texto! Mas, o negão aqui vai dar mais umas dicas para escrever um texto, como bônus para vocês mandarem bem produzindo conteúdo.

  • Leia sempre e entenda como outros escritores montam seus textos;
  • Não vacile na hora de escrever e confira se a ortografia e concordância estão certas;
  • Deixei sua marca no texto e use a criatividade;
  • Tenha sempre sua opinião, para que a galera consiga se identificar com o que você escreve;
  • Siga o tema que foi colocado desde o princípio e viaje dentro da possibilidade de ideias;
  • Não seja repetitivo.

Irmão, você tem tudo para alcançar o sucesso e ser um escritor brabo. Basta seguir este artigo e usar as dicas para escrever um texto que eu listei para vocês.