Browse By

Por que A Pandemia Do Coronavírus Afeta Tanto A Cotação Do Dólar?

Koé, você tá ligado que essa pandemia está afetando a economia pra caralho, né? Vou explicar o por que o coronavírus afeta a cotação do dólar e tem deixado a galera preocupada.

Mano, só no Brasil, a bolsa de valores sofreu quedas inimagináveis, chegando até a paralisar, que é quando as perdas chegam em 10% em um só dia, tá ligado?

Neste artigo eu vou explicar tudo pra você sobre o por que o COVID-19 afeta a cotação do dólar e todo o impacto que isso causou na economia. Se liga aí e vem comigo para entender mais sobre isso!

Por que o coronavírus afeta a cotação do dólar?

Essa parada de economia pode parecer muito complicada, mas o negão aqui vai te explicar. O mercado de ações está sempre tentando prever as consequências de tudo o que rola no mundo, pensando de forma negativa ou positiva.

O coronavírus é uma parada que está contagiando a galera em geral e todos os governantes do mundo estão atentos com as restrições para que esse vírus não atinja mais pessoas. Mas, mesmo todo mundo sabendo que tem que tomar precauções, todo esse problema  está trazendo consequências muito ruins e fazendo geral perder grana.

Por exemplo, todo mundo sabe que foi na China onde começou toda essa coisa de vírus e, por ter a maior população do mundo e ser a segunda economia mundial, as consequências econômicas já foram sentidas logo no início.

Um pessoal até tentou se proteger contra essa queda que estava a caminho, vendendo ações. Mas isso só fez com que a atividade econômica caísse ainda mais, abaixando os preços no mundo todo.

Principais danos para o mercado

Como você já deve imaginar, essa pandemia teve um impacto enorme para o mercado e economia, mostrando que a parada é séria mesmo, tá ligado?

Vou mostrar para vocês um pouco dos principais ambientes na economia que foram os primeiros a sofrer com a paralisação:

Fábricas prejudicadas

A economia está sempre atenta, irmão. O mercado não deixa passar nada que vai mudar o jeito deles de ganhar grana, tipo o coronavírus.

A galera da China foi a primeira a parar. Lá existem muitas fábricas e elas deixaram de funcionar para evitar que essa treta toda se espalhe para geral e, com esse cuidado, suas produções começaram a parar.

E isso tudo acaba virando uma bola de neve, porque se as pessoas param de trabalhar e vão para casa, eles ficam sem grana e param de comprar também, pode crer? E se o pessoal não compra, a fábrica acaba não vendendo tanto e com isso, diminuindo sua produção. Oferta e demanda, mano.

E porra, essa situação fica cada vez mais complicada né cara? Porque sem poder operar e com fluxo de caixa reduzido, muitas empresas estão quebrando. E mais uma vez o ciclo vicioso se instaura: empresas quebram, pessoas são demitidas, diminui a produção e também o consumo, porque agora os desempregados reduzem fortemente seus gastos diários.

Companhias aéreas também perdem com o coronavírus

Mano, como esse vírus está afetando o pessoal do mundo todo, a primeira medida para tentar evitar que essa parada piore foi diminuir o fluxo de gente circulando.

Mas você deve imaginar que essa atitude trouxe uma consequência, né? As companhias aéreas começaram a ser uma das mais afetadas também, já que o número de viagens caiu drasticamente e muitos lugares fecharam seus acessos.

As empresas pararam de ter receita com isso tudo, porque a galera começou a cancelar as viagens a passeio em peso, diminuindo pra caralho o número de voos e, consequentemente, refletindo no mercado financeiro de maneira negativa.

Companhias aéreas e de turismo começaram a sentir o peso que o coronavírus está tendo na economia, sendo uma das mais afetadas.

Exportações diretamente afetadas

Podemos considerar a China o primeiro epicentro do coronavírus e tu sabe que lá que gira a maior economia do mundo, né irmão? Então acho que já dá pra imaginar o peso que essa parada de vírus teve, afetando o mundo todo.

Lá eles consomem também uma quantidade muito grande de petróleo e minério de ferro, que podem ser usados para fazer o aço. E é aí que o negócio começa a fazer sentido.

Porque, se a economia para de girar, a China para de precisar tanto desses produtos, fazendo com que os seus valores diminuem consideravelmente.

E aí que entra o Brasil. Com o baixo preço, empresas como Petrobras e Vale começam a sentir o peso dessa baixa na economia, perdendo valor na Bolsa, como já foi previsto pelos investidores.

Efeitos no dólar

É irmão, esse vírus é treta e teve um impacto grande na bolsa de valores. Mas, o que muitos querem saber é porque o coronavírus afeta a cotação do dólar.

O valor do dólar, com todo esse balanço que a economia vem passando, subiu ainda mais em comparação ao real, fazendo o Brasil ficar ainda menos atrativo para o capital estrangeiro, ta ligado?

Além disso, com a menor taxa de juros da história aqui no Brasil, o investimento estrangeiro por aqui já ficava comprometido nessa ótica da remuneração do capital. Com essa pandemia e, pra variar, essa crise política que estamos vivendo de Bolsonaro e os caralho, acaba ocorrendo o que os investidores chamam de “flight to safety”, que é alocar o capital em países de moeda e economia fortes, como é o caso dos EUA. Dessa forma a cotação do dólar tende a subir bastante.

Então, o motivo do por que o coronavírus afeta a cotação do dólar é que cada vez mais a galera tem procurado dólar para comprar, aumentando o valor dessa moeda.

Irmão, essa para de coronavírus é séria e tem afetado o mundo todo, de muitas formas diferentes.

Cada vez mais a economia tem sido afetada por esse vírus, já que vários setores do mundo tiveram que parar, para evitar que as pessoas se contaminem.

Essa treta é no mundo todo e tem feito muitos setores pararem de ganhar dinheiro, e afetando seus funcionários e os donos das empresas, já que as indústrias estão sendo paralisadas.

Consegui te explicar a parada, irmão?