Browse By

Conheça As Principais Técnicas De Vendas

Saber como administrar um negócio perpassa diversas áreas essenciais para que tudo funcione como planejado. As vendas, por exemplo, são partes importantíssimas para que uma empresa prospere. Por isso hoje você irá conferir as principais técnicas de vendas que podem auxiliar em seu negócio.

Você irá conferir que existem técnicas específicas para que você possa conquistar resultados cada vez melhores. Além disso, as técnicas de vendas podem auxiliar na tomada de decisão e claro alavancar os lucros da empresa.

A seguir, confira diversas informações sobre as principais técnicas de vendas.

Conhecendo as principais técnicas de vendas

Antes de partir para as técnicas em si, é preciso entender o que são as técnicas de vendas e como elas podem ajudar no seu negócio.

As técnicas de vendas consistem em formas de negociação, abordagem e diálogo que aproximam o cliente ao objetivo final que é a venda.

Basicamente as técnicas de vendas tentam convencer o cliente, através de uma ideia positiva sobre o produto, que ele precisa adquirir aquele produto ou serviço em questão para satisfazer suas necessidades.

É importante entender que as técnicas de vendas possuem diversos detalhes e minúcias que vão desde a forma de entrar em contato com o cliente até mesmo no tom de voz e na comunicação que você terá com ele. Tudo é pensado para garantir resultados satisfatórios na venda de seu produto.

Se você já possui um negócio e está acostumado com vendas deve saber que existem diversos tipos de clientes. Alguns mais exigentes outros nem tanto e para todos eles existem uma técnica de venda apropriada.

As próximas informações sobre as principais técnicas de vendas estarão divididas de acordo com o espaço utilizado para a abordagem do cliente. 

Principais técnicas de venda pelo telefone

A venda por telefone é um dos métodos mais antigos e amplamente utilizados. Com a ascensão da internet e das vendas online muitas pessoas podem pensar que a venda pelo telefone está ultrapassada, mas isso não é verdade. Existem ainda muitas pessoas que não estão habituadas a comprar online ou não confiam nesse método e por isso são fortes candidatos a comprar por meio do contato telefônico.

Atenção redobrada

Ao fazer uma ligação você não saberá em qual situação o cliente estará. A única coisa que você deve garantir é que ele não divida sua atenção com mais nada além da ligação telefônica. Para isso é preciso contar com estratégias como perguntar constantemente sobre o assunto que está sendo falado, perguntar o que o cliente acha do produto e outras perguntas relacionadas, para que seja estimulada a atenção do cliente.

Cuidado com o tom de voz

Nas vendas por telefone a voz será o principal instrumento de persuasão e percepção. Por isso você deve ter atenção a sua voz durante a condução da comunicação.

Técnicas de venda online

As principais técnicas de venda no meio online surgiram após muitas pesquisas para saber como adaptar a compra e venda e a atenção do cliente no ambiente virtual. Siga as dicas:

Ofereça opções de canais

Existem grandes variedades de sites e aplicativos que permitem uma comunicação mais fluida com cliente. Algumas plataformas de vídeo chamada permitem, por exemplo, que o cliente não ligue sua câmera e se isso for deixá-lo mais confortável é assim que a negociação deve acontecer. Oferecer múltiplos canais de contato aumenta as chances de um cliente aceitar uma aproximação para a negociação final.

Conhecendo melhor o seu cliente

Através de formulários que mapeia informações relevantes sobre o cliente é possível antecipar suas características. Isso pode ser uma ótima ferramenta para conhecer melhor o cliente e ter mais precisão na hora da venda.

Principais técnicas de vendas presenciais

Quando o assunto é técnicas de vendas presenciais existem alguns detalhes a se prestar atenção, porém esse é o estilo de venda em que é possível ter mais resultados positivos. As aplicações das técnicas de vendas são muito importantes para concluir uma venda de sucesso. Acompanhe quais são as principais técnicas de vendas para vendas presenciais.

Linguagem corporal

É fato que o corpo fala! E quando você está vendendo algo frente a frente, a linguagem corporal pode impactar positivamente ou negativamente. Por isso é preciso ficar atento tanto a linguagem corporal que você emite quanto à linguagem corporal do cliente, para que seja possível desvendar se essa pessoa está mais ou menos resistente a compra.

Através da linguagem corporal é possível passar confiança o que ajuda a determinar e envolver a pessoa que está sendo convencida de adquirir seu produto.

Confiança no produto

Essa técnica se articula minimamente com a anterior, pois é através da demonstração da confiança que o cliente poderá ficar mais ou menos interessado e inclinado a adquirir o produto. Quanto mais confiante você se mostrar melhor a ideia transmitida será absorvida. E isso ajuda a quebrar certas objeções vindas do cliente.

Foco no cliente

Sua atenção deverá estar voltada totalmente à negociação. A venda será baseada em um diálogo e você deverá estar atento e respeitar o momento de fala de cada um. Clientes querem atenção e que seus problemas sejam solucionados e se você ficar atento poderá utilizá-los a seu favor.

Fundamentos dos mecanismos de negociações

Todas as principais técnicas de vendas demonstradas durante o artigo tem como base alguns elementos que precisam ser explorados por quem irá fazer a negociação. É preciso que o vendedor tenha, além de um bom jogo de cintura e conhecimento das técnicas de venda, a sensibilidade de saber identificar quando uma negociação pode ou não ser promissora. Dessa forma acompanhe quais são os elementos chave para as negociações.

 

  • Necessidade do cliente: independente de qual for o seu produto ou serviço, terão clientes mais ou menos interessados em adquiri-lo. Por isso é preciso saber identificar quais são as necessidades do cliente e como o seu produto ou serviço pode satisfazê-las.

 

 

  • Benefícios do seu produto: algo que deve basear as negociações é sempre expor quais são as vantagens que o cliente terá ao adquirir o seu produto ou serviço. É preciso que haja contexto e sentido na aquisição ou as objeções serão maiores e a compra não será concluída.
  • Prevendo as objeções: as objeções fazem parte do processo de venda. O importante é saber lidar com aquelas que aparecerem. É preciso aprimorar a habilidade de ultrapassar as objeções e entender em qual ponto o cliente está para que a negociação e o fechamento do negócio fiquem mais próximos.
  • Nível de urgência na aquisição do produto: esse tópico pode fazer com que uma negociação seja mais ou menos trabalhosa. Se você oferece exatamente o que um cliente precisa no momento exato ele não hesitará em fechar a compra. Identificar esses possíveis clientes pode auxiliar e muito as negociações e a prosperidade de seu negócio.

 

Por fim, esperamos que o artigo tenha deixado mais claro sobre as principais técnicas de vendas e como elas podem interferir em seu contato com o cliente e com melhoras de desenvolvimento de negócio.