O QUE É PRODUTIVIDADE?
Os diversos segredos da produtividade apareceram na minha vida quando eu ainda trabalhava em Wall Street. Eu trabalhava em um local físico, mas também tinha meus projetos paralelos, dava mentoria pra alguns seguidores e, é claro, que eu tive que aprender a usar técnicas de produtividade e de otimização pra conseguir organizar tudo.
Na minha definição, produtividade é produzir o máximo que você conseguir no menor período de tempo possível, fazendo um trabalho bem feito.
Não adianta você faz em 10 minutos algo que levaria 1 hora, mas fazer mal feito, você precisará refazer e vai te que despender mais tempo ainda para aquela atividade.
Mas também tem algumas atividades que deveriam ser feitas em 1 hora, mas que podem ser feitas em 10-15 minutos sem que sua qualidade fique prejudicada.
Ou seja, você precisa aprender a equilibrar os fatores “PRODUÇÃO”, “OTIMIZAÇÃO” e “QUALIDADE”.
TÉCNICAS DE PRODUTIVIDADE
POMODORO
Provavelmente a técnica de produtividade mais usada, a técnica Pomodoro consiste em separar cada hora do seu dia em blocos de 25 minutos, com um intervalo de 5 minutos entre cada bloco.
Então, você irá trabalhar – sem parar – durante 25 minutos, quando esse tempo acabar você vai descansar e aliviar a cabeça por 5 minutos, e depois voltará ao trabalho.
Esse ciclo se repetirá 4 vezes. Quando essas 4 vezes terminarem, é permitido que você tire um período de tempo mais dedicado ao descanso, no método original, eram 15 minutos.
Porém, você pode reorganizá-lo da forma que achar melhor. Pode substituir os 25 minutos por 20, por 30, por 40, mas sempre seguindo a mesma proporção.
MÉTODO SENSORIAL/ORGANIZACIONAL
Eu não sei se esse método existe de uma forma científica, provavelmente sim porque eu lembro de ter visto alguma coisa, mas como eu experienciei isso eu não dei tanta atenção.
O método sensorial é algo muito utilizado em crianças e em 98% dos casos funciona.
Esse método consiste em deixar as coisas organizadas de forma estratégica e de destinar um lugar específico da casa pra cada atividade.
Então, um pai ou uma mãe organizada vai fazer o que quando a criança for dormir? A criança já vai estar de banho tomado pra não ter que tomar banho de manhã, o pai ou a mãe vai organizar as roupas que ela for usar no outro dia, já vai deixar a mochila da escola organizada e os brinquedos em seus devidos lugares.
Dessa forma, quando a criança acordar, ela vai se vestir, não vai precisar ficar procurando o material da escola e não vai desvirtuar a cabeça por causa dos brinquedos. Ou seja, os pais estão ajudando na produtividade dessa criança.
Se você ainda vai pra escola e ao mesmo tempo trabalha em seus projetos pessoais – como um monte de gente das minhas fraternidades –, você não pode deixar as coisas pra última hora. Tudo precisa estar milimetricamente organizado pra que você não precise pensar no que fazer no outro dia, pra você não gastar sua energia mental com coisas fúteis.
Eu, quando morava totalmente sozinho, alugava um mini quartinho com uma cama, uma TV, uma cozinha minúscula, uma escrivaninha, um banheiro e um guarda-roupa. Meus pesos e meus tênis ficavam do lado da cama, a primeira coisa que eu fazia quando acordava era calçar os tênis, fazer minhas flexões e meus abdominais e levantar os pesos.
O banheiro ficava no caminho pra cozinha, então eu já passava ali, fazia o que tinha que fazer e ia tomar café.
A escrivaninha ficava do lado do fogão, então eu tomava café e já ia trabalhar.
Em resumo, as coisas estavam organizadas para que eu já começasse o dia de uma forma produtividade, e uma coisa levava à outra. O ato de acordar levava aos exercícios, os exercícios levavam ao banheiro, o banheiro levava à cozinha e assim por diante.
E você pode perceber que eu tinha um lugar específico pra fazer cada coisa. Eu não trabalhava na cama, na cama eu dormia e jogava videogame.
AUTOMIMO
Há um tempinho atrás o termo “automimo” começou a ficar bastante conhecido como algo ruim. E eu concordo.
Os “automimos” são coisa super nocivas se você usá-los de forma descontrolada e irracional. Esse tópico, na verdade, deveria se chamar “meritocracia”.
O automimo é quando você SABE que não merece aquele chocolate, que não trabalhou o bastante pra comer aquele chocolate, que não se exercitou o bastante pra comer aquele chocolate, mas você ainda assim come.
Meritocracia é quando você estudou TANTO, trabalhou TANTO, se exercitou TANTO, que vai surtar se não tiver um docinho no seu dia.
E não, você não vai surtar todo dia. Quem se “automima” come esses chocolatinhos todos os dias. Quem usa a meritocracia come, apenas, quando SABE que merece.
É uma grande diferença.
Só que antes de começar a usar a meritocracia, você precisa ter um ótimo autocontrole, que vai ser treinado a partir de exercícios físicos, jejum, banho gelado, e mais um monte de coisas desconfortáveis.
GETTING THINGS DONE
Essa técnica saiu do livro “A Arte de Fazer Acontecer”, e consiste no seguinte:
1 – Capturar
Tirar da sua cabeça as ideias, lembranças e objetivos a serem concluídos e passar essas coisas para um lugar mais confiável.
2 – Esclarecer
Depois de pegar essas ideias, lembranças e objetivos, você deve pegar um folha de papel e detalhá-los.
3 – Organizar
Organize por ordem de prioridade e de urgência.
4 – Refletir
Após a organização, reflita se esses realmente todos os seus objetivos, você não pode perder anda de vista.
5 – Engajar
Execute as tarefas necessárias para que essas ideias, lembranças e objetivos sejam concluídas.
RESUMO
Há várias técnicas de produtividade, algumas são apenas derivações de técnicas já existentes. Mas, de qualquer forma, nesse artigo citei apenas as principais, as que mais uso e que, segundo experiências pessoais, funcionam de forma mais fácil e dinâmica.
No botão que eu vou deixar abaixo, eu te conto um pouco mais sobre outras técnicas que eu utilizei na tentativa de me tornar uma pessoa mais produtiva.
Coisas como:
- Entrar para o clube das 5AM.
- Tomar banho gelado todas as manhãs.
- Me desligar totalmente das redes sociais.
- Ouvir músicas de concentração, etc.
E até mesmo outras técnicas mais bizarras do que essas.
Todo o tipo de técnica que propagam na internet hoje.
Você vai conhecer quais foram as técnicas que realmente funcionaram na minha vida. Técnicas que eu usei e adaptei depois de ler mais de 1300 livros ao longo dos anos.
Livros de pessoas renomadas como: Bill Gates, Tim Ferriss, Elon Musk, Tony Robbins, Michael Phelps, Usain Bolt, etc.
Aposto que uma dessas técnicas funcionarão na sua rotina e no estilo de vida que você deseja levar.
Então clique em “Quero conhecer essas técnicas” e conheça quais técnicas são essas!