Browse By

Veja Como Ser Produtivo No Home Office

Trabalhar em casa tem sido uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas, sendo um modo muito mais viável e com diversos benefícios. Por isso, é muito importante entender como ser produtivo no home office.

Mas, para aproveitar todos os pontos positivos que trabalhar em casa pode proporcionar, é preciso seguir alguns passos e se organizar, sempre para que não se perca e mantenha o ritmo de trabalho.

A seguir vamos mostrar como ser produtivo no home office e qual a melhor maneira para começar a ter sucesso trabalhando em casa! Confira!

Dicas de como ser produtivo no home office

Trabalhar em casa pode ser algo muito prazeroso e viável por muitas pessoas que teriam dificuldade em manter uma carga horária de trabalho fora de casa.

Mas, para ser produtivo no home office, é preciso ser alguns passos:

Ter uma agenda organizada

Tenha horários estabelecidos e converse com as pessoas que moram com você, para que não haja nenhum tipo de interrupção.

As pequenas distrações do dia a dia podem diminuir o ritmo do trabalho e prejudicar o desenvolvimento de seu lado profissional.

Por isso, montar uma agenda é um dos principais passos para se dar bem e ser produtivo no home office.

Organize seus horários e compartilhe com as pessoas de sua casa, dessa forma elas estarão cientes dos momentos que você não pode ser interrompido.

Faça com que elas entendam que, mesmo que em casa, seu trabalho precisa ser realizado como todos os outros e, você precisa de momentos de foco e concentração para que isso aconteça.

Invista nos seus recursos para o trabalho

Quando falamos sobre um trabalho home office, falamos também sobre passar várias horas sentado em um mesmo local, geralmente em frente a um computador.

Por isto, é muito importante proporcionar conforto em suas condições de trabalho.

Compre uma cadeira confortável, por exemplo. Isso fará com que você se sinta mais confortável em realizar seu trabalho e seja mais produtivo em suas atividades.

Além disso, tenha seu próprio ambiente para trabalhar, para que os outros ambientes da casa não se misturem e você saiba separar o trabalho do pessoal. Aliás, também existem diversas ferramentas que ajudam no aumento da produtividade durante o trabalho.

Tenha pequenas pausas em seu dia

Não coloque todas as forças em apenas uma tarefa de uma só vez. Isto fará com que você fique cansado e não consiga realizar todas as outras atividades que devem ser feitas.

Portanto, faça suas atividades do trabalho, mas entre elas, coloque uma pequena pausa de alguns minutos.

Isto contribuirá para aumentar a energia e o ânimo para seguir realizando o trabalho.

Além disso, quando estamos descansados, conseguimos raciocinar melhor para resolver uma tarefa importante de seu trabalho.

Tenha momentos reservados para o repouso

Como falamos acima, colocar toda sua energia em uma atividade, pode fazer com que você se sinta sobrecarregado e não consiga realizar outras atividades do seu trabalho que também são importantes.

Mas, às vezes, pequenas pausas não são suficientes para repor as energias de quem trabalha em casa.

Diferente dos trabalhos convencionais, quem trabalha em home office quase não consegue manter o ritmo de oito horas diárias trabalhadas seguidas.

Por isto, coloque alguns momentos de descanso em sua agenda e procure seguidos, para que você consiga organizar suas ideias e se tornar ainda mais produtivo.

Se você não respeitar seus momentos de descanso, pode ser que você demore o dobro de tempo para realizar algum afazer, deixando seu dia improdutivo.

Você pode planejar suas pausas colocando outras atividades menos desgastantes, como passear com seu animal de estimação, andar brevemente pela rua ou comer algo de sua preferência.

Se afaste do celular

O celular pode ser um dos piores inimigos no home office, sendo considerado uma das principais fontes de distração.

Sabemos que, deixar o celular desligado é uma ideia quase impossível, mas você pode deixar as notificações desativadas, impedindo que você cheque o seu celular a cada barulho que escutar.

Dessa forma, você poderá concluir suas atividades com mais rapidez e agilidade, eliminando sua principal distração e focando no que realmente importa.

Tenha uma rotina

Quando trabalhamos em casa podemos contar com alguns benefícios, como não ter a cobrança de um chefe, por exemplo.

Mas, apesar disto, seu trabalho terá prazos para serem cumpridos e, se não houver organização, manter os prazos em dia se tornará praticamente impossível.

Por isso, é importante organizar uma rotina e tentar manter diariamente as mesmas atividades, para que sua mente se acostume com este sistema e seu trabalho flua com mais leveza e facilidade.

Uma das formas mais ideias de manter uma rotina em dia é não deixar os problemas para serem resolvidos depois. Resolva-os imediatamente e impeça que os afazeres se acumulem, se transformando em um problema ainda maior.

Mantenha seu local de trabalho sempre limpo e organizado

É comum que a mesa de trabalho fique bagunçada às vezes, com papéis espalhados e outros itens. Mas, quando o trabalho é home office, é preciso tomar um cuidado dobrado para que os itens profissionais não se misturem com os itens pessoas, tornando uma desordem ainda maior.

A bagunça pode ser responsável pela improdutividade.

Então, pelo menos uma vez por semana limpe seu ambiente de trabalho e elimine todos os objetos que não pertençam ao local.

Planeje o dia seguinte

Para que seu dia comece com muita produtividade, é preciso planejá-lo na noite anterior. Fazendo isto, você já irá acordar sabendo o que deve ser feito e qual é o objetivo que deve ser cumprido ao longo do dia.

Isto te dará um melhor direcionamento e evitará com que você se perca em suas atividades ao longo do dia.

De manhã você é mais produtivo

Ao acordar você possui mais energia e é mais produtivo para realizar tarefas mais complexas e de difícil resolução.

Então, mantenha tudo muito organizado para que suas manhas sejam mais produtivas.

Seguindo estes passos você verá como ser mais produtivo no home office é possível, basta ter organização!

E se você quiser ir mais além sobre como aumentar sua produtividade, tenho um treinamento chamado Modo Buda de Produtividade, onde ensino técnicas aprofundadas de concentração e foco que te ajudarão a se destacar em um mundo cheio de caos e distrações.