Browse By

Como Publicar Um Livro: Veja O Passo A Passo (É Mais Fácil Do Que Você Imagina)

Koé, brother! Você usou as minhas dicas de como escrever um livro, e agora que está com a sua obra pronta, precisa de ajuda para descobrir como publicar um livro?

Relaxa que hoje eu vou te explicar tudo sobre a publicação de livros no Brasil, e como fazê-la da forma mais simples e barata possível. Foda, né.

Por isso, já comece a anotar tudo aí, para não perder nenhuma dica e ter problemas para publicar o seu livro, tá ligado?

Então vamos ao que importa, como publicar um livro? Se liga nesse passo a passo que eu elaborei para vocês.

Como publicar um livro: Passo a passo

Irmão, como eu te disse lá em cima, o meu intuito é ensinar a maneira mais fácil, rápida e barata para você publicar o seu livro, e isso quer dizer que vou te ensinar a como, primeiramente, publicar um livro digital.

A melhor maneira de publicar um livro digital, é pela Amazon, que além de ter um processo menos burocrático, tem um alcance do caralho! Sendo hoje a maior distribuidora de e-books do mundo! Por isso, vou te mostrar um passo a passo de como publicar o seu livro por lá. Preparado?

Obra finalizada.

Irmão, esse obviamente é o primeiro passo. Sua obra está realmente finalizada? Tem começo, meio e fim bem construídos? Você já revisou todas as partes e está seguro que este é o seu trabalho final?

Muitos brothers cometem o erro de não ler a obra completa depois de finalizada, por acharem que já leram em etapas. Mas é importante para que você saiba se faz sentido, se está com uma linguagem acessível ou se precisa de alguma correção.

Design e diagramação

Irmão, como estamos vendo como publicar um e-book para a plataforma Kindle, da amazon, é importante estar atento às especificações dessa plataforma. A diagramação é uma delas.

É preferível que você faça a diagramação pelo Word ou Google docs., que já ficam prontos com o tipo de arquivo que a plataforma exige para a publicação.

Agora, para o design, se você deseja inserir imagens no seu livro, como ilustrações ao longo do texto, é interessante que você utilize o Adobe Indesign para criá-las. E não se esqueça que quem for ler pelo Kindle, verá essa imagem em preto e branco.

A capa

A capa diz tudo sobre o seu livro, tá ligado? Não é mentira aquele ditado que se compra o livro pela capa, e por isso é preciso escolher uma bem pica!

Nessa etapa, se você não é um profissional de design e não sabe utilizar ferramentas como Photoshop, Adobe Indesign, nós indicamos que você contrate um profissional da área.

Lembre-se de ter sempre em mente que você deve utilizar uma capa em um formato que mais tarde, você pode publicar como livro físico, se desejar.

Como publicar seu livro KDP

O KDP (Kindle Direct Publishing) veio para revolucionar a forma com a qual os livros são publicados, e lidos! É do caralho esse novo formato, e facilita a publicação para novos escritores, como você!

Para publicar nessa plataforma, você deve seguir os seguintes passos:

– Cadastrar uma conta na Amazon

– Usar esse novo cadastro para acessar o site do KDP

– Na área ‘’biblioteca’’ procurar pela aba ‘’criar um novo livro’’

– Colocar os dados básicos do seu livro, como nome, o gênero e etc. Isso é importante pra caralho, pois vai procurar o tipo de leitor que se interessaria pela sua obra.

–  Suba o conteúdo do seu livro para a plataforma

– Suba também a sua capa

–  Escolha o método de Royalties, que varia de 35% a 70%

– Defina o preço do seu livro para cada país onde você deseja que ele seja publicado

– Publique!

Livro publicado, e agora?

Brother, fácil pra caralho né? Mas agora que você já sabe como publicar um livro, e já conseguiu, o que vem em seguida?

Depois que o seu livro já estiver na plataforma do Kindle, é hora de trabalhar a propaganda dele. Propaganda é a alma de qualquer negócio, tá ligado?

Então se liga nessas dicas fodas que eu vou te dar de bônus, de como fazer um marketing eficaz para o seu livro:

Como fazer a divulgação do seu livro?

Irmão, uma grande diferença entre editoras que cobram uma grana para publicar seus livros e a Amazon, é a divulgação.

Quando você opta por lançar seu livro pela Amazon, a divulgação é por sua conta, mas como você é um cara de sorte, eu vou te dar umas dicas fodas de como fazer uma divulgação pica! Se liga!

Crie uma rede social para sua persona escritora

Mano, a divulgação começa pela sua imagem como escritor. Para o público te conhecer, tá ligado?

Crie um hype no lançamento do seu livro!

Sabe aquela expectativa foda quando vai lançar um filme pica, ou um game? Faça isso com o seu público também. Ofereça promoções especiais e faça uma contagem regressiva.

Marketing de conteúdo

Você sabe que parada é essa? Sabe quando você vai procurar um filme para assistir, e prefere ler a crítica antes de se arriscar? Com os livros a lógica é a mesma, tá ligado?

Faça um perfil em um blog onde você publica artigos menores, resenhas e textos interessantes, para que o leitor possa conhecer seu trabalho antes de decidir comprar o seu livro.

Isso além de passar mais confiança, também cria uma base de fãs, que se interessam pela sua escrita e irão acompanhar seus lançamentos.

E mano, agora que você já sabe tudo sobre como publicar um livro, é só sucesso! Siga essas dicas fodas que eu te dei e se torne um escritor pica de sucesso, com uma vida de abundância e grana!