Um dos ditados que eu mais ouvi da minha querida mãe na infância foi “quem tá na chuva é para se molhar”. Eu fazia muita merda e não aceitava as conseqüências então ela sempre mandava essa.
Esses dias eu perdi R$10mil reais em apenas uma operação de derivativos e fiquei quase uma semana fora de órbita, me lamentando. Para um cara de 24 anos que ainda está meio perdido no que vai fazer da vida, 10mil reais é coisa pra caramba!
Todo investidor que se preze tem que saber lidar com a euforia dos ganhos e a melancolia das perdas, saber que o negócio é feito de vitórias e derrotas e que o cara bom é o que minimiza as perdas. Confesso que é muito mais fácil falar do que botar isso em prática.
Ontem mesmo, li que um fundo chamado Everest Capital Global Fund, com base em Miami, perdeu todos os seus US$830 milhões em ativos na manhã de quinta feira e me senti um pouco melhor! Melhor perder 10mil do que 2bilhões depois.
E como a vasta maioria dos fundos de investimentos mundo afora, essa grana aí não pertencia a meia dúzia de ricaços de Wall Street. Era o dinheiro da aposentadoria e do FGTS de milhares de trabalhadores que ficaram sem nada graças a UMA ÚNICA NOTÍCIA.
A União Europeia está passando por uma crise meio braba com a desaceleração das principais economias, taxas de juros negativas, deflação, desemprego alto e o risco de saída da Grécia da zona do euro (a chamada Grexit).
Taxas de juros negativas é um negócio que eu não consigo entender até hoje. Você paga ao banco para guardar seu dinheiro! Deixa a grana na poupança e ela só diminui! Mas deixa isso pra depois… hoje o foco é escrever sobre moeda! Outro dia eu escrevo sobre esses juros negativos na Europa.
Por causa desse cenario desfavorável que eu descrevi ali em cima, o euro, que por muito tempo fora considerado uma moeda forte e estável, não para de se desvalorizar contra moedas “melhores” e “mais seguras” como a libra esterlina, o dólar americano e o franco suíço.
Para manter a competividade de suas exportações e ajudar o setor turístico, o banco central da Suíça fazia de tudo para manter o câmbio euro-franco estável. O foco era não deixar o câmbio passar de 1,20 para não machucar a indústria local e para manter a suíça como um destino atrativo para as férias do pessoal dos países vizinhos (que recebem em euros).
Mas a lei da oferta e da procura é a lei mais poderosa da natureza! Governo nenhum consegue manipulá-la por muito tempo.
O banco central da Suíça decidiu acabar com o teto do câmbio entre o franco suíço e o euro. Com o anúncio da ação, o mercado inteiro entrou em pânico e foi comprar francos suíços.
Resultado: o euro se desvalorizou 28% em um dia!
Cara, no mercado de câmbio 28% é coisa pra CARALHO! MUITO! Coisa que acontece uma vez em cada 200 anos sei lá, especialmente entre duas moedas consideradas fortes. Se fosse entre dólar e peso venezuelano, eu até iria entender mas franco suíço vs euro?!?!
Todo mundo que havia investido em euros, perdeu muito mas muito dinheiro.
Cada vez que eu abro o site dos principais jornais de finanças mundo afora é um fundo diferente indo a falência por causa dessa desvalorização repentina do euro.
Esses fundos deviam estar ultra-alavancados em euro. Quando você está alavancado, uma queda de 5% pode significar uma perda de 100%, te levar a falência e acabar com o dinheiro de todo mundo que investiu no seu fundo.
Tudo bem que era muito difícil prever que, do dia para a noite, o banco suíço ia tomar uma decisão tão radical. Mas os caras que administravam esses fundos cagaram no pau ao não examinarem os altíssimos riscos das posições internas.
A lição é a seguinte: esqueça os especialistas, administre a tua própria grana e fique ligado em tudo o que está acontecendo no mundo (sugiro ler o Business Insider diariamente para isso).
“
Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!
LIVROS
Curtiu mesmo? Vai lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:
Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.
UBOOK
O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!
Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.
AMAZON AUDIOBOOKS
Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.
Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.
Try Audible and Get Two Free Audiobooks
PALESTRAS
Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em [email protected].
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.