Há diversas habilidades que, com o tempo, vamos perdendo.
A habilidade de gerir nosso tempo é uma delas.
Na verdade, isso era – antigamente, bem antigamente – ensinado de uma forma bem básica. A começar pelo fato de que as pessoas não tinham muito tempo de ser ou não produtivas, aquela tarefa tinha que ser feita e era isso. Então tudo era feito muito rápido. A não ser que você fosse alguém muito importante ou muito atarefado, dificilmente você teria uma pilha de tarefas pendentes.
Antigamente – falando dos anos 80 pra trás – era muito difícil se entreter ou distrair. Mal existia TV – quem dirá internet –, as rádios não entregavam TANTO entretenimento interessante e de qualidade e, para muitas pessoas, o cinema e o teatro eram caros ou de difícil acesso.
Claro que tínhamos outras formas de entretenimento, mas elas não eram tão chamativas e “hipnotizadoras” como são agora.
Então, de forma resumida, era muito fácil gerir seu tempo, porque – na maioria das vezes – uma pessoa normal não precisava gerir seu tempo, era “só” viver a vida normal.
Vamos supor que, em 1980 ou antes disso, a pessoa X tem a seguinte rotina:
Acordar às 6h, fazer sua higiene pessoal, tomar café, ajudar seus 3 filhos a se arrumarem pra escola, levá-los até a escola, ir para o trabalho, sair do trabalho, buscar na escola o único filho que não estuda em período integral, dar almoço pro filho, deixá-lo na casa da babá, voltar para o serviço, sair do serviço, buscar os outros filhos na escola, buscar o outro filho na babá, levá-los pra casa, ajudá-los na tarefa de casa, ajudá-los em sua higiene pessoal, dar-lhes o jantar, colocá-los para dormir e, se a pessoa X quisesse ser um bom pai/mãe, ler uma história e rezar com os filhos. Tudo isso aconteceria, entre as 6h da manhã e, no máximo, às 23h da noite – às vezes até antes –.
Essa rotina seria praticamente impossível hoje.
Hoje em dia, em 2022, a pessoa X iria acordar mais tarde, porque foi dormir tarde assistindo série, negligenciaria sua higiene e sua alimentação pra assistir os stories de seus amigos ou dos coachs motivacionais, não iria dar aos filhos a atenção necessária porque estaria ocupada demais assistindo TikTok, se atrasaria para largar e buscar as crianças na escola, ao chegar em casa ficaria no celular e daria o Notebook/IPad pras crianças fazerem a lição de casa, deixaria os filhos por conta pra jantar e para dormir, e ainda reclamaria que não tem tempo pra dedicar aos seus filhos.
Apenas UMA coisa mudou entre 1960 e 2022: as distrações.
A maior distração de uma mãe nos anos 80 era assistir novela.
Hoje em dia as distrações são inúmeras.
Então aí já está a primeira dica pra você que quer aprender a gerir melhor o seu tempo: diminua, drasticamente, o seu tempo em redes sociais.
Qualquer pessoa que passe mais de 3 horas nas redes sociais não aproveita a vida da forma que deveria, e não adianta nem tentar discutir ou brigar comigo: você sabe que isso é verdade.
Ou seja, de forma resumida, o celular, mais especificamente as redes sociais, é o que DESTRÓI – completamente – todo pingo de produtividade que você tem no seu corpo.
“Ah, mas eu trabalho com o celular e com as redes sociais, o que eu faço?”.
Por incrível que pareça, dá sim pra trabalhar com as redes sociais e, ainda assim, ter um alto nível de produtividade. Pra começar pelo seguinte: estipule um horário para o uso das redes sociais.
Por via de regra, nada de celular antes de completar duas horas que você acordou, nada de celular por duas horas antes de você ir dormir, nada se celular antes de comer. Ponto. Ou seja, sua relação com seu celular deve ser a mesma relação que as crianças de 2010 tinham com o celular dos pais.
É bom, também, estipular uma quantidade de tempo específica pra usar cada rede social, dependendo das suas necessidades. Se você faz faculdade EAD e PRECISA usar o Youtube por 4 horas diárias pra aprender a matéria, então você vai estipular 4 horas no Youtube e vai passar um tempo menor em outras redes sociais, pra tentar diminuir o dano que o Youtube causará no seu cérebro.
Eu também indico seguir uma leva pequena de pessoas, somente pessoas que acrescentem muito na vida, que sejam importantes pra você ou que publiquem conteúdo de qualidade e de confiança.
Eu, Raiam, tenho um perfil oficial, que é onde eu posto stories e sigo uma caralhada de gente, e tenho um perfil secundário, onde eu assisto apenas grandes empresários, grandes escritores e pessoas que contribuem, de alguma forma, pro meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Há diversas técnicas, aplicativos e métodos que podem ser usados para gerir seu tempo de uma forma melhor e alguns deles estão bem detalhados em outros artigos já publicados aqui no site.
Agora, se você deseja ter algo mais certeiro, algo que realmente exterminar de vez a procrastinação da sua vida e fazer com que você produza mais, sem ter que trabalhar mais.
Existe algo especialmente para você!
Chega de não ter energia para fazer as atividades mais importantes do seu dia a dia.
Chega de trabalhar muito, mas nunca ter dinheiro porque não traz resultados para a empresa.
Chega de trabalhar incansavelmente e sentir que sempre entrega as tarefas em cima do prazo.
Chega de trabalhar, trabalhar e trabalhar e não ter tempo para passar com quem realmente importa.
Eu quero te mostrar que é possível ter tempo para as coisas mais importantes na sua vida e ainda cumprir metas e atingir objetivos.
Eu quero te mostrar que até mesmo aquelas tarefas mais maçantes podem ser mais leves de fazer…
Quero te mostrar o mesmo plano, a prova de falhar que mais de mil pessoas utilizaram e que não necessita fazer sacrifícios como acordar às 5 da manhã, tomar banho gelado, se isolar completamente das redes sociais e outras besteiras que dizem por aí…
Para conhecer que método é esse, basta clicar em “Saiba Mais” aí embaixo.
Tenho certeza que o que você vai ter acesso é diferente de tudo que você já viu quando assunto é produtividade e eliminar de vez a procrastinação.
Clique em “Saiba Mais””