Browse By

Como Gerar Tráfego Orgânico Pro Site

E aí, irmão, tudo certo? Deixa eu te fazer uma pergunta: você está começando seu negócio online ou não está conseguindo gerar tráfego orgânico pro seu site?

Se a resposta for “sim” para alguma dessas perguntas, camarada, tenho algumas coisas pra te dizer. Se você não sabe o que é tráfego orgânico, já vou te mandando a real: é melhor você aprender.

Esse é o tipo de coisa que todo mundo que tem um negócio online deve saber. Caso contrário você será totalmente prejudicado e o número de vendas não será lá essas coisas. Então, confia no Negão e vem aprender um pouco sobre isso!

Gerar tráfego Orgânico pro site: o que é isso?

Bem, a primeira coisa que você deve entender é o que é essa parada de gerar tráfego orgânico para o seu site.

Tô aqui pra descomplicar pra você: o tráfego orgânico são as visitas que o seu site recebe, saca? Mas não é qualquer tipo de visita, são aqueles acessos que não foram direcionados por uma propaganda.

Por exemplo, você fez um anúncio no facebook sobre o seu produto. Se um rapaz acessa o seu site através dele, isso não se encaixa como tráfego orgânico.

E aí você pode me perguntar “mas, Negão, que diferença isso faz?”. Cara, o tráfego orgânico é muito importante e o principal: você não gasta nenhuma grana com ele.

Como são os acessos que não estão vinculados aos anúncios (e esses, sim, precisam pagar), quer dizer que o seu site está tendo views sem gastar nada. Agora começou a achar interessante, né, mano?

Aí você também pode estar se perguntando como que os usuários chegam até o seu site. Muito simples, cara: através dos sites de busca. O cara “dá um Google” e escolhe o seu site para acessar. Sem treta e sem grana envolvida!

Vou abrir um parêntese aqui e falar um pouco sobre os tipos de tráfego, porque informação nunca é demais e quanto mais você se informar, melhor (mantenha isso na sua mentalidade, irmão).

  • Tráfego pago: esse aqui, obviamente, você tem que liberar a grana e pagar o anúncio
  • Tráfego direto: o usuário acessa o site de forma direta, ou seja, não é direcionado por um link (esse aqui pode ser considerado orgânico)
  • Tráfego social: o nome já sugere, mano, são os acessos feitos pelas redes sociais
  • Tráfego de referência: o usuário acaba acessando o seu site através de outro site, mas não com as ferramentas de busca (Google, Bing e essas paradas)

Tá ok? De grosso modo é isso aí! E por que que esse bagulho é tão importante? Mano, quanto mais você conseguir gerar tráfego orgânico, maior será o número de views na sua página. Não é esse o propósito do negócio online?

Então, vou te mandar a real: quer ter alta perfomance? Terá que investir no tráfego orgânico, irmão, não tem jeito.

Vai dar um pouco de trabalho aprender sobre isso e aplicar estratégias que funcionem? Um pouco. Mas é aquela história: você precisa parar de coçar o saco se deseja ter bons resultados.

O Negão, como sempre, traz algumas dicas para você começar a estruturar sua estratégia de tráfego orgânico.

Pra gerar tráfego orgânico conheça seu público

Galera, o negócio é o seguinte: você produz e faz tudo para o seu público-alvo. Então, não tem alternativa, é preciso conhecer profundamente os camaradas que procuram pelo o que você tem a oferecer.

Todo tipo de produto ou serviço tem a sua persona, que é uma personificação de todas as características que seu público-alvo tem, sacou?

Então o papo é reto. Você precisa saber com quem está lidando, quais são as suas vontades, quais são as plataformas que eles mais usam e todas essas paradas.

Porque, sério, se você deseja ser foda na sua área, somente sabendo dar ao seu público o que eles desejam que isso será possível, cara.

Ferramentas para subir nos sites de busca

Entendeu qual é seu público-alvo, irmão? Sabe qual o tipo de conteúdo que ele deseja ver? Então está na hora de gerar tráfego orgânico!

Mas, e aí, como gerar tráfego orgânico sendo que esse tipo de tráfego não é associado aos anúncios? É aí que está o pulo do gato, cara!

Você preciso investir em métodos SEO (Search Engine Optimization) de desenvolvimento de conteúdo. Isso é uma parada um pouco complexa e eu recomendo que você estude profundamente esse assunto.

Mas vou passar a resenha: há moldes de conteúdo que fazem com que o seu site suba no ranking das pesquisas, sacou?

Me responde uma coisa, quando você faz uma pesquisa no querido Google, vai além da primeira página? DUVIDO!

É exatamente com isso que você deve se preocupar! Produza conteúdo com as técnicas de otimização de busca e veja a mágica acontecer, cara!

Tenha qualidade para gerar tráfego orgânico

Muleque, papo reto agora. Você acha que alguém vai acessar o seu site se o conteúdo for ruim? Porra, claro que não!

Os conteúdos que são publicados não devem somente seguir as técnicas de SEO, eles devem ser interessantes e chamar a atenção da galera. Caso o contrário, ninguém vai perder mais de um minuto na sua página.

Tô sendo arrogante? Não, eu estou só tentando fazer você entender que somente com qualidade irá gerar tráfego orgânico. Pense por si mesmo, você perde o seu tempo lendo algo que não lhe interessa ou é ruim? Não, né?

Então, irmão, invista sua dedicação no conteúdo. Quer mais uma dica para seu site ser foda? Varie o conteúdo.

Não precisa ser só texto, saca? Coloque umas paradas diferentes, como vídeos, slides, entrevistas ou até mesmo aqueles testinhos que a gente adora fazer nas horas vagas. Seja criativo, mano!

Resumindo toda essa resenha aqui… gerar tráfego orgânico é muito importante para trazer resultados, então, vamos largar mão de ser vagabundo e começar a pensar nas suas estratégias.

É claro que os anúncios pagos também são importantes (investir uma grana neles vale muito a pena), mas não vai se esquecer de gerar tráfego orgânico, beleza? Esse vai ser só o começo do seu sucesso, irmão!