Browse By

Veja aqui como fazer remaketing

O remarketing é uma estratégia digital que tem se tornado cada vez mais conhecida, devido às conversões que são realizadas, por isto, é muito importante entender como fazer remarketing.

Mas, apesar de ser muito útil, às vezes as pessoas que não tem tanto conhecimento na área, deixam de utilizar os benefícios desta ferramenta.

Por isso, criamos este guia completo, onde vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre remarketing e como utilizar esta ferramenta, para deixar seu negócio cada vez melhor.

Veja a seguir o que é o remarketing e como fazê-lo:

Aprenda o que é para entender como fazer remarketing

Para entender como fazer o remarketing, primeiro é preciso saber o que é esta ferramenta. Ele pode ser considerado uma estratégia de marketing digital, onde basicamente consiste em mostrar conteúdos e publicidades para direcionados especialmente para os usuários que já demonstravam que tinham interesse.

Ou seja, o remarketing é quando os consumidores passam a ver tudo que lhes interessa, como se fosse mágica.

As pessoas que não conhecem muito bem esta estratégia podem até pensar que a aparição destes anúncios é coincidência, mas é uma estratégia muito bem utilizada e que tem a capacidade de impulsionar qualquer tipo de negócio.

De acordo com alguns dados divulgados pelo Google Maps demonstram que o remarketing é responsável pela visitação de 97% das pessoas que acessam um site de uma empresa que vende algum produto.

Este tipo de estratégia tem a função de encurtar o caminho das jornadas de compra, ou seja, quando as propagandas de interesse dos consumidores chegam até eles automaticamente, a venda é realizada mais facilmente.

Como funciona esta estratégia digital?

O remarketing funciona a partir de uma busca que o consumidor faz, que pode ser do Google, por exemplo.

A partir desta pesquisa, ele dispõe dados que são do seu interesse, como valores de uma viagem do seu interesse. Geralmente, nestas buscas, os primeiros resultados são os escolhidos para o consumidor fazer sua pesquisa.

E, quando os sites pesquisados são acessados, o remarketing começa a acontecer. Esta pesquisa realizada gera um cookie, que é o responsável por mostrar para o Google o interesse do consumidor, fornecendo informações para mostrar quais devem ser as propagandas direcionadas para ele.

Portanto, a partir deste momento de busca, consumidor será rodeado de publicidades relacionadas à sua busca original, podendo ser utilizados diversos recursos para convencê-lo de realizar sua compra.

O remarketing tem como objetivo fixar na memória do consumidor as marcas mostradas em sua publicidade, para que sirvam de referência quando o objeto de compra for buscado e adquirido.

Mas, para que o remarketing funcione de fato, é preciso planejá-lo com eficiência, levando em conta as etapas distintas do funil de vendas e procurar sempre seguir com destreza estas etapas, para obter sucesso em sua estratégia digital.

Qual a diferença de Remarketing e Retargeting?

Como vimos acima, logo no início deste artigo, existem muitas pessoas que ainda não sabem o que é o remarketing e, além disso, pode ser que estas pessoas acabam confundindo o remarketing com outra estratégia, chamada retargeting.

O retargeting e o remarketing são estratégias digitais que visam realizar a venda e atingir consumidores, mostrando as opções dos produtos buscados por eles e angariando cada vez mais visitantes para uma loja online.

Mas, o que diferencia estas duas estratégias é que o remarketing é o nome da ferramenta do retargeting do Google. Portanto, é comum que as duas sejam parecidas e tenham funções muito parecidas umas com as outras.

Aprenda como fazer remarketing

Para aprender como fazer remarketing, primeiro é preciso reconhecer que existem alguns estágios que são responsáveis por causar o contato com os consumidores e ajudá-los a chegar até a decisão de comprar o produto buscado.

Veja quais são estes estágios:

  • Consciência, ou seja, quando a pesquisa por algum produto acontece, mas o consumidor só demonstra um vago interesse. Isto não significa necessariamente que o ele esteja com intenção de comprar o produto.
  • Consideração, que é quando o consumidor já tem a intenção de comprar o produto.
  • Compra, é quando a compra é realizada.
  • Fidelização, neste estágio o consumidor é conquistado pelo fornecedor do produto comprado e passa a se interessar frequentemente, se tornando uma conversão futura.

Então, para entender de fato como fazer remarketing, é preciso estar por dentro e saber exatamente como funciona e como passar por casa estágio.

Atualmente podemos considerar duas formas eficiências de estratégias remarketing que são: Google Ads e Facebook (ou Instagram) Ads.

Veja a seguir como funciona cada uma dessas formas:

Google Ads

Existem duas formas no Google Ads que podem servir para realizar o remarketing.

A Rede Display é um conjunto de sites onde é permitido e cedido um espaço para fazer propaganda entre eles.

Na rede display são oferecidos diferentes espaços, com imagens e tamanhos distintos, para realizar a divulgação.

Já na Rede Pesquisa, a outra forma, o anúncio deve ser criado de acordo com um tamanho que é considerado padrão.

Nesta forma, os anúncios são realizados em páginas de pesquisa do Google, como o Google Imagens, Google Maps e outros parceiros.

O diferencial da rede pesquisa, é que geralmente os anúncios surgem justamente quando os usuários estão realizando um tipo de pesquisa.

Facebook Ads

Os anúncios do facebook são realizados dentro do acesso de uma rede social, sendo muito semelhante com o funcionamento da Rede Display.

Estes anúncios podem aparecer em lugares estratégicos dentro destas páginas, sendo colocados em um lugar onde o usuário possa ver, podendo ser a lateral ou o feed.

O Instagram, que é uma rede social que é em conjunto com o Facebook, funciona também de maneira muito eficiente.

É muito comum escutar pessoas que viram anúncios de produtos que estavam buscando nesta rede social e acabaram comprando. Isto mostra que o Instagram é também uma fonte de remarketing muito poderosa.

Aprender como fazer remarketing é algo essencial para impulsionar sua empresa e melhorar suas vendas consideravelmente.