Browse By

Como Escrever Um Roteiro Para Vídeo

E aí, irmão, tudo certo? Hoje o Negão vai falar de um assunto muito importante e que você precisa estar por dentro para conseguir ser foda no seu negócio: roteiro para vídeo.

Isso mesmo, cara! Se você divulga o seu negócio online (e se você ainda não faz isso, eu já vou te aconselhando a começar a fazer) saiba que produzir vídeos como conteúdo para impulsionar o seu site é uma forma de ganhar mais views. Aliás, se quiser saber como viralizar os seus vídeos no YouTube, se liga nesse conteúdo aqui do blog.

E você tá ligado, né? Quanto maior for o número de pessoas acessando o seu site, maior visibilidade ele terá e maior será o número de vendas.

Então, rapaziada, o assunto de hoje é roteiro para vídeo. Já pensou em produzir o seu? Não? Ih, então vamos parar de ser vagabundo e colocar a mão na massa agora mesmo.

Como começar um roteiro para vídeo

Irmão, eu até poderia passar a visão do quanto a publicidade por vídeo é importante, mas eu acho que você já deve estar ligado nisso. Mas eu trago a real: se o roteiro para vídeo não for bom, rapaz, não vai dar certo.

O vídeo é, sim, uma maneira foda de divulgar o seu trabalho. Acontece que ninguém vai se prender por mais de 1 minuto em um vídeo com conteúdo fraco ou um interlocutor ruim.

Não é arrogância da minha parte, camarada, mas entenda que para agregar valor ao seu conteúdo ele deve ser, no mínimo, atraente, saca?

E é aí que entra um bagulho importante pra caralho: o roteiro para vídeo. Sim, você precisa PLANEJAR o que você vai colocar nesse vídeo. Ou você acha que os youtubers e essa galera simplesmente liga a câmera e sai falando abobrinha?

Claro que não, mano! E se você quer ser pica na sua área de atuação, aprenda a fazer um roteiro foda.

É trabalhoso? Eu não vou mentir, é um pouco, sim. Mas a questão é: o quanto você quer agradar o seu público? Então, irmão, não tem escapatória. Tem que parar de ser vagabundo e botar a cabeça pra pensar.

Não tem como eu te passar uma receita de bolo pra tu bolar um roteiro para vídeo, ok? Porque cada um tem o seu negócio e isso implica em formas diferentes de produzir um vídeo.

Mas o Negão aqui tem algumas dicas que vão deixar o seu vídeo bom pra caralho. Se liga na resenha que eu vou te passar!

A primeira coisa que tu precisa fazer é umas perguntas pra si mesmo: Pra quê? Para quem? Onde? Como?

Não entendeu nada, né, mano? Normal, vou te explicar aqui:

Para que?

Para que que tu tá fazendo esse roteiro, cara? É para vender mais? É para atrair mais público e visibilidade? É pra conseguir algum patrocínio? Você precisa saber qual é o objetivo principal dessa publicidade.

Para quem?

Você está fazendo esse vídeo pensando em quem? É para os adolescentes? É para pessoas que estão buscando uma nova forma de vida ou negócio? Basicamente, mano, quem é o seu público-alvo?

Onde?

Onde que os seus vídeos serão publicados? Nas redes sociais, blogs, perfis de outras pessoas? Precisa alinhar essa parada aqui!

Como?

E agora a pergunta mais difícil: como? Como que você vai bolar essa parada? Serão vídeos longos ou curtos? Vou fazer falar diretamente do que tem a oferecer ou falar sobre um assunto relacionado para gerar conteúdo?

Qual é a pegada do vídeo? É mais séria, cômica… E aí? Isso aí, irmão, só você vai poder me responder.

“Mas, Negão, aí você não está me ajudando em nada!” rapaz, é que isso depende do seu público-alvo, manja? Como a persona se comporta? O que eles preferem? Vídeos curtos, dinâmicos e cômicos?

Então, o segredo é descobrir no que o seu público se atraí e bolar o roteiro para vídeo pensando nisso.

O que fazer para escrever um roteiro para vídeo

Não tá sabendo nem por onde começar? Normal, irmão. Vou te dar um direcionamento para bolar o seu roteiro para vídeo:

  • Bole uma rápida descrição do que terá no vídeo
  • Faça um rascunho das falas e narrações
  • Defina seu cenário
  • Posição das câmeras
  • Definição de tipos de efeitos sonoros (se houver)

O papo é o seguinte: o roteiro é um guia para a sua gravação, sacou? Nele terão todos os detalhes.

O roteiro é para te ajudar, não te prender

Mano, já fez um trabalho de escola, decorou todas as falas com as palavras mais complicadas (precisa fazer aquela cena com a professora, né?) e chegou na hora travou todo?

Isso acontece porque você nem sabe o que tá falando, fez um texto todo formal e tentou decorar. Mano, fazer um roteiro para vídeo NÃO É ISSO!

As falas e o conteúdo do vídeo devem ser de acordo com a sua própria personalidade, entendeu?

Não é pra ser algo forçado, sacou? Quanto mais natural, melhor, mano! Então, coloque suas ideias no roteiro e pontos que você deseja falar.

Na hora você vai dizendo tudo da sua maneira (claro que não é pra fazer tudo de qualquer jeito, bixo).

Alinhe isso ao seu público

Você precisa bolar um roteiro para vídeo simples e que você consiga seguir, mas também preciso considerar quem está te escutando, irmão.

Então não use uma linguagem que não vá de acordo com o seu público-alvo, entendeu?

A mesma coisa você aplica pro conteúdo. Fale sobre algo que você manja, mas isso deve interessar o seu público. Senão não vai adiantar de porcaria nenhuma!

Grave várias vezes

Irmão, a persistência e a perfeição andam juntas! Quer fazer um vídeo foda e sem defeitos? Grave, assista e veja onde você pode melhorar.

Pegue o roteiro e vá adaptando tudo o que não ficou bom. Veja se está tudo ok: conteúdo, fala, cenário, luzes, efeitos sonoros e essas paradas.

Vai dar trabalho, sim, cara. Mas o Negão garante pra você que tudo é uma questão de prática também, depois você vai pegando o jeito de escrever um roteiro para vídeo. Quando se der conta estará produzindo uns conteúdos fodas pra caralho!