Browse By

Quer Escrever Um Livro? Saiba Como Se Planejar E Colocar As Palavras No Papel

Mano, quem me acompanha aqui sabe que eu tenho livros publicados, e muitos me perguntam como escrever um livro. Então, hoje vou ensinar esse rolê para vocês, de forma bem simples e clara.

Escrever um livro não é a tarefa mais simples do mundo, tem muitos momentos de  tretas. Mas eu te garanto que com força de vontade, se você mentalizar positivo, você também consegue, assim como eu consegui, tá ligado?

Então vou te mandar a real: Ao final desse texto você já vai ter tudo o que é preciso, e já vai saber como escrever um livro. Então, se liga nas minhas dicas, irmão!

Passo a passo de como escrever um livro

Brother, como eu já te disse anteriormente, escrever um livro pode não ser uma tarefa muito fácil, por isso eu preparei um passo a passo bem simples para que você aprenda de uma vez por todas como escrever um livro.

Então para de coçar o saco, sai da procrastinação e vem comigo conferir essas dicas fodas!

O gênero literário

Irmão, você tá ligado que para começar a escrever um livro, antes de tudo, você tem que decidir por qual gênero literário você mais se identifica.

Se você ainda não sabe, é interessante que você procure diversos gêneros, leia textos, livros nesse estilo e descubra qual tem mais a ver com você e com o que você pretende escrever, tá ligado?

Essa é a primeira etapa, e não tenha pressa, você pode demorar um pouco para decidir o seu gênero, mas não se desespere, você não é obrigado a saber de tudo. Por isso, escolha com calma, sem treta.

Não se desespere, irmão!

Vou te mandar a real: Começar a escrever um livro pode parecer difícil pra caralho, principalmente se você não sabe respeitar o seu tempo e suas dificuldades, e se entrega ao desespero.

Então se liga: Para o processo ser mais tranquilo, comece colocando a sua ideia em uma frase, depois em um parágrafo, depois em uma página. E quando você menos esperar, já vai ter um capítulo

Não se desespere se houver dias em que você não consiga escrever nem mesmo uma frase, isso faz parte do processo, tá ligado?

Escreva um rascunho, mesmo que seja ruim.

Essa etapa é muito importante, e vai facilitar o seu processo de criação, irmão! Escreva um rascunho com o que vier na sua cabeça, mesmo que fique bem ruim. Ele vai te ajudar a aperfeiçoar aos poucos a sua ideia inicial.

Trabalhe com ou sem inspiração

Irmão, eu vou te mandar a real, papo reto mesmo. Essa historinha de que escrever é pura inspiração, é uma mentira do caralho. Não é todos os dias que você vai acordar inspirado, e para esse rolê acontecer, você tem que aprender a se virar sem inspiração também.

Tenha o seu planejamento definido.

O planejamento é o maior inimigo da procrastinação, tá ligado? Se você não tiver um planejamento bem definido, pode acabar procrastinando e não conseguindo terminar seu livro.

Por isso, defina prazos e metas que você pretende realizar em um determinado espaço de tempo, essa parada ajuda a organizar as ideias e faz com que você seja bem mais produtivo.

Seja um observador.

Irmão, essa parada faz muita diferença! E é um dos passos mais importantes se você quer aprender a como escrever um livro.

Saia de sua casa e vá observar o mundo lá fora, veja a natureza, as pessoas, as situações do cotidiano e eu te garanto que isso vai te inspirar pra caralho, e te trazer várias ideias picas.

Desenvolva seus personagens

Se você optou por escrever uma história de ficção, é importante que você pense e desenvolva bem os seus personagens, tá ligado?

Não é do dia para a noite que você faz isso. Lembrando de personagens complexos e marcantes como Harry Potter, Sherlock Holmes e Frodo. Esses personagens foram muito bem pensados e desenvolvidos ao longo da história.

Faça uma boa revisão

Brother, se liga nessa dica importante: Todos os dias, quando você finalizar uma parte de seu livro, volte e revise tudo. Seus erros ortográficos, de concordância, ou alguma parte que você deixou para trás sem querer.

Se você tiver um brother para te ajudar nessa parada, melhor ainda! Uma segunda visão é sempre bem-vinda, tá ligado?

Esteja preparado para todos os desafios!

Como eu já te avisei várias vezes, irmão. Essa parada não é fácil, e no meio do caminho você pode se deparar com várias situações que vão te desanimar, achar que você não é capaz. Mas ergue essa cabeça, vagabundo!

Você vai encontrar desafios fodas como: Ansiedade, estresse, distrações, procrastinação, os altos custos para publicação, dificuldades criativas, falta de espontaneidade.

Mas irmão, não se deixe abalar por esses desafios no seu caminho. Se você acredita na sua ideia e nas suas metas, tudo é possível!

E a publicação?

Irmão, primeiro que você está pulando etapas, e já se preocupando com o futuro, tá ligado? Sofrer por antecedência pode atrapalhar todo o seu processo, e dificultar todo o rolê.

A publicação é uma etapa complexa, e vai demandar estudo e dedicação de sua parte, por isso, eu decidi que trarei para vocês mais a frente um artigo bem foda sobre como proceder na etapa de publicação.

Mas lembrando que a publicação é a última etapa, e você deve se preocupar com ela apenas quando já tiver finalizado todo o seu trabalho, e seu livro já estiver completo, sem nada a adicionar, tá ligado?

Hora de começar!

Agora que eu já te dei essas dicas fodas de como escrever um livro, o processo vai ser muito mais simples e tranquilo, mas lembre-se, irmão: Isso não quer dizer que não vai ser difícil pra caralho. O segredo é primeiro mentalizar o seu trabalho pronto, e acreditar. Positividade é tudo!