Browse By

Como Escrever Melhor

Muitas pessoas desejam entender como escrever melhor, mas, apesar de sua vontade, acreditam que essa é uma atividade desafiadora e com muitos obstáculos, sendo direcionada apenas para pessoas especialistas e com algum tipo de formação.

Mas, para escrever melhor, basta perder o medo e colocar sua imaginação para fluir, seguindo alguns conceitos básicos da escrita e buscando sempre trazer conteúdos que possam atrair seu público alvo de alguma maneira.

Veja a seguir e entenda como escrever melhor, de maneira simples e sem complicações, para que você possa perder o medo de vez e se tornar um especialista no universo da escrita.

Saiba como escrever melhor e eliminar de vez o bloqueio criativo de seu caminho

Antes de realizar qualquer tipo de trabalho, primeiro é preciso desenvolver um projeto que sirva de base, sendo um auxiliador no caminho que deverá ser percorrido. 

E isto serve também para a escrita, pois para que um texto de qualidade seja desenvolvido, é preciso uma pesquisa e todo o planejamento de qual será o conteúdo escrito, de uma forma criativa, que será capaz de prender a atenção dos leitores.

Para realizar o planejamento de um texto, primeiro é preciso ter em mente quais os sentimentos que você deseja trazer para seus leitores e todas as sensações ao longo do texto, tendo sempre uma resposta para o porquê de todo o conteúdo que será disposto ao longo de suas palavras.

Procure sempre trazer conteúdos interessantes para seu texto

Depois de realizar todo o planejamento sobre a estrutura de seu texto, é preciso entender qual a melhor maneira de trazer o conteúdo para seus leitores, sempre se colocando no lugar de quem irá ler seu conteúdo, tendo empatia ao longo da disposição de seus conteúdos.

Portanto, ao iniciar o projeto de um texto, tenha em mente algumas perguntas que poderão fazer toda a diferença na hora de dissertar sobre qualquer assunto:

  • Procure entender qual tipo de conteúdo que seus leitores gostariam de saber;
  • Quanto seus leitores conhecem sobre o assunto que você deseja escrever;
  • Suas palavras estão dispostas de maneira esclarecedoras, buscando sanar todas as dúvidas dos leitores sobre o assunto?;
  • O leitor poderá compreender mais sobre o assunto depois de ler o conteúdo apresentado por você?

Mas, antes mesmo de aplicar todo seu conhecimento em uma estruturação de texto, é preciso sempre se lembrar que as pessoas que irão ler, normalmente estarão aprendendo mais sobre o conteúdo com a sua escrita, portanto é imprescindível utilizar uma linguagem acessível.

Invista na estrutura de seu texto para transformar suas palavras

Antes mesmo de redigir um conteúdo, é preciso ter em mente qual será o início, meio e fim de um texto, para que as palavras fluam com mais naturalidade e o leitor entenda o contexto que o tema será desenvolvido com facilidade.

Portanto, depois de estruturar todo o conteúdo e qual será o enredo do texto, é preciso começar a pensar em quais palavras serão utilizadas para desenvolver o tema e fazer com que o conhecimento chegue da melhor maneira até seus leitores.

Procure sempre utilizar palavras para formar frases que chamem a atenção das pessoas de alguma forma, fazendo com que sua leitura seja envolvente e prazerosa.

Aplique pequenos detalhes em seu texto, para deixá-lo ainda mais rico

Escrever é um trabalho que requer dedicação e estudo, para que sua técnica fique ainda melhor e mais rica, com detalhes capazes de atrair todos os tipos de leitores a se aventurarem pelas suas palavras.

E, por isto, o final de sua escrita, que é a revisão de eu texto, é tão importante. Pois nessa etapa da produção que serão identificados erros ou algo que possa ser melhorado, para que o texto fique ainda melhor.

E, para que a revisão seja feita da melhor maneira possível, é preciso trabalhar em alguns aspectos da linguagem, aprimorando sua forma de escrita de forma efetiva:

  • Saiba diferenciar a linguagem negativa e a positiva

Uma das principais técnicas para aprimorar sua escrita, é compreender a principal diferença entre energia negativa e positiva.

Pois, em alguns casos, estes tipos de escritas podem ser grandes aliadas para fazer com que o leitor se sinta ainda mais interessado e envolvido pelo texto.

Geralmente, utiliza-se a linguagem negativa para enfatizar algum acontecimento ruim dentro do texto e, tudo isto dependerá da forma com que você deseja se expressar para o leitor.

  • Entenda o problema por trás da palavra “Não”

Assim como a linguagem negativa, o uso da palavra “Não” em alguns momentos, tem o poder de confundir o leitor, impedindo que sua comunicação se desenvolva como o planejado e seu texto pode ser prejudicado com isto.

Compreender seu modo de utilização é muito importante, pois isto faz com que o problema sobre a palavra “Não” possa ser evitado e, com isso, seu texto se torne mais confuso.

  • Se atente ao uso de adjetivos e advérbios que podem atrapalhar seu texto

Existem algumas palavras que são capazes de deixar o texto chato e desinteressante, como certos advérbios, que podem passar uma idéia de pobreza para seu texto e falta de criatividade.

No lugar de alguns advérbios, experimente acrescentar metáforas em suas frases, pois isto permitirá que seu conteúdo se torne ainda mais divertido e envolvente, fazendo com que os leitores aprendam ainda mais sua atenção.

As metáforas são aliadas poderosas dos escritores, pois isto contribui para deixar o texto com uma imagem mais clara na mente dos leitores. 

Entender como escrever melhor pode mudar sua vida como escritor e permitir que seu texto tenha muito mais qualidade, deixando suas palavras ainda mais interessantes, com um conteúdo envolvente.

Portanto, se você deseja se tornar um escritor de referência, siga todos estes passos e dicas listados acima e experimente organizar seu texto de forma totalmente singular.

Aprenda como escrever melhor e veja que escrever um texto, vai muito além das palavras que serão utilizadas para sua formação.