Browse By

Como Criar Um Podcast: Desponte Em Uma Das Maiores Tendências De 2020

Você sabia que pode faturar uma grana fodida com um bom podcast? Claro que para isso é preciso, primeiro, saber exatamente como criar um podcast de qualidade e como despontar nesse mercado com conteúdo relevante.

Os podcasts são aquelas paradas de áudio, onde você pode selecionar um assunto e ouvir pessoas que são referências nele debaterem a respeito.

Os podcasts ganharam grande notoriedade sobretudo nesses tempos em que precisamos fazer mil coisas ao mesmo tempo, e muitas vezes não sobra tempo para uma boa leitura ou para pesquisar algum assunto que interesse.

Não demorou muito para o podcast se tornar um importante e lucrativo produto. E hoje as pessoas vendem esses conteúdos em áudio – é aqui que entra a importância de saber como criar um podcast realmente bom.

Dicas Para Quem Quer Criar Um Podcast E Ganhar Dinheiro Com Esse Meio De Comunicação

Você sabia que a rede Globo criou um podcast de notícias com alguns de seus principais jornalistas? Sabe porque a maior emissora do país apostou nessa ferramenta de comunicação? Porque dá dinheiro, caralho!

Se não fosse algo altamente lucrativo você acha que os caras iam se preocupar em criar um podcast? Lógico que não.

E se até a Globo, que nada em dinheiro, quer faturar uma grana com isso…por que você não faria o mesmo? Considerando que essa é uma ferramenta acessível a qualquer pessoa que tenha um celular e um fone de ouvido.

Primeiro passo para ter seu próprio podcast

A primeira coisa é importantíssima, e uma etapa que não deve ser pulada: você precisa definir um tema!

Mas calma. Você tem que pensar em um tema que seja de seu agrado, brother. Além disso, tem que ser algo que você manja, um assunto no qual você é autoridade, sacou?

Não adianta nada tu criar um podcast para fazer de receitas se você não consegue fritar um ovo sem botar fogo na cozinha. Pense aí sobre o que você manja, quais assuntos você é pica. E pronto: escolha um tema.

Ferramentas Essenciais Para Gravar O Seu Podcast

A segunda coisa é reunir os materiais que você precisa para fazer a gravação. Basicamente são: o seu celular e um fone de ouvido que possa servir como microfone.

Também é fundamental que você pense num lugar legal pra fazer a gravação. Porra, imagina que desagradável você gravar no meio do trânsito, com barulho e carro, sua voz se perdendo entre os ruídos.

O negócio tem que ser profissional, muleque. Então pense em um lugar onde não tenha tanto ruído, aquele horário em que o vacilão do seu vizinho não tá usando a furadeira, essas coisas.

Formato:

Outra coisa que você precisa saber sobre como criar um podcast maneiro é que existem diferentes formatos. Então, você precisa escolher qual deles será o seu. Algumas possibilidades são:

  • Você comenta sozinho sobre o tema proposto;
  • Você comenta com mais uma pessoa fixa o tema proposto;
  • Você comenta com convidados rotativos;
  • Você comenta com uma pessoa fixa + convidados, entre outras.

Considere que a sua escolha muda completamente a dinâmica do programa. Se você decide falar sozinho de um tema você tem que se garantir, tem que realmente falar de um assunto que você domina.

Com outras pessoas é mais fácil passar a bola, deixar que o outro cara comente algo que você não manja tanto e tal.

E com convidado você pode abrir o jogo: eu não sou autoridade nesse assunto, mas trouxe um cara que é foda para conversar com vocês.

Escolha Um Nome Interessante

Mano, presta atenção nesse tópico: o nome é fundamental para o seu podcast. Um nome zuado poderá acabar com o seu programa antes mesmo de ele ir ao ar.

Então, pense em algo que tenha relação com o tema central que você vai tratar. Algo que converse com o seu público, tá ligado? Uma coisa que dê vontade de clicar e ouvir mais a respeito.

Uma dica que eu dou aqui é que você dê uma olhada nos podcasts que já existem. Entenda mais ou menos quais nomes os seus futuros concorrentes utilizam, e use isso como ponto de partida para escolher o seu.

Mas aí: cuidado para não escolher um nome que já existe, porra. Isso vai acabar com o seu projeto já na saída. Então dê uma pesquisada para se certificar de que ninguém está usando.

Também não é indicado que você escolha um nome muito parecido com outro que já existe. Pare de coçar o saco e use a criatividade, caralho. Escolha algo inovador, genial, inteligente.

Tem Que Fazer Roteiro, Vacilão

Irmão, não dá nem para começar a gravar um podcast se você não tiver um roteiro estruturado. As chances de você se perder no assunto e acabar falando merda são gigantes.

Para não correr esse risco de arruinar o seu projeto no começo, uma das coisas fundamentais sobre como criar um podcast é justamente desenvolver um guia, um projeto. Um roteiro.

O roteiro deve conter tudo – tudo MESMO – sobre o episódio que você vai gravar. Desde a vinheta e apresentação de quem está participando até os créditos e agradecimentos finais.

Aquecimento vocal

Mano, tem poucas coisas mais irritantes e que me dão no saco mais do que ouvir um podcast em que o cara tá cheio de pigarro, todo ranhento. Porra, tem que fazer o negócio direito.

Então aqueça a sua voz antes de começar a gravar. Hidrate as cordas vocais – tome bastante água, coisa e tal. Não tussa, não espirre e não fique escarrando durante a gravação.

Brother, o negócio tem que ser agradável para quem escuta. Tem que ser divertido. Tem que ser interessante. E com um cara todo catarrento fica difícil de se tornar algo agradável.

Existem várias formas de como criar um podcast interessante. Você pode desenrolar vários temas maneiros, e com isso conquistar uma audiência cativa. O segredo é escolher algo que te agrade, e que você realmente domine.