Browse By

O Que É Branded Content

Vou te mandar a real: Se você quer ser pica e ter uma marca forte no mercado que seja referência na sua área, você vai precisar ter um Branded Content de qualidade, para engajar o público fazer a galera se amarrar.

A gente sempre fala por aqui como o marketing e a propaganda são a alma do negócio, e como são essenciais para que sua empresa fique conhecida e seja respeitada no mercado, e uma ferramenta de marketing muito importante é a Branded Content.

Se você não sabe o que é essa parada, fica tranquilo que eu vou te explicar tudo. E ao final desse texto você já vai saber não apenas o que é, mas também como aplicar no seu negócio de forma simples, e impulsionar a sua marca. Se liga!

Guia completo: O que é Branded Content

Mano, como eu disse lá em cima e volto a repetir: Se você não trabalhar bem a sua marca, dificilmente sua empresa vai ter o destaque necessário para atingir o sucesso. Por isso, se você quer mesmo ganhar grana, é necessário aprender a utilizar o Branded Content.

O Branded content, em tradução literal, significa ‘’conteúdo de marca’’ e é ele que faz a diferença para que o cliente opte pela sua marca ao invés dos concorrentes.

Para você entender melhor: Uma marca bem trabalhada com um conteúdo relevante, além de se destacar no mercado e ser referência na área, conquista não apenas consumidores, mas uma legião de seguidores que além de divulgar o seu produto, acompanham todos os lançamentos.

Então, mano, você quer clientes esporádicos ou fãs fiéis a sua marca? A diferença entre um e outro está no Branded Content.

Quais são os objetivos do Branded Content?

A parada é a seguinte: Muita gente acha que o Branded content serve apenas para impulsionar vendas, o que não é correto. Ele vai muito, além disso, e eu vou te mostrar alguns dos objetivos principais dessa estratégia de marketing. Se liga!

Definir ou reforçar o posicionamento de marca

Como eu já expliquei lá em cima, se você quer ser o número um e referência no mercado, é necessário que você defina ou reforce o posicionamento da sua marca. O que isso quer dizer? Quer dizer que você deve trabalhar um conteúdo relevante, que deixe claro a história e a movimentação por trás de sua marca.

Isso gera uma maior empatia do público, e consequentemente uma maior procura pelos seus produtos ou serviços.

Aumento do Brand Equity

Nós já aprendemos aqui no Blog o que é o Brand Equity e como ele é importante para trabalhar a sua marca. Resumindo, o Brand Equity vai fazer a diferença no momento que o cliente for ter que escolher entre um produto seu ou do seu concorrente.

Utilizando o exemplo de marcas como Nike e Apple que agregam valores ao seu produto não apenas pela qualidade em si, mas também pela utilização de seus símbolos mundialmente famosos.

Lembrança espontânea de marca

Se o seu produto é por exemplo, camisetas, quando você aplica o Branded content corretamente, sempre que o alguém pensa em comprar uma camiseta, a primeira marca que vêm à cabeça é a sua. Foda, não é mesmo?

Conexão com o público alvo

Irmão, um público que consegue se conectar com a sua marca, é uma poderosa ferramenta de marketing. Isso porque eles vão conversar sobre ela, vão mostrar as propagandas que as tocaram, como foi o caso da empresa Dove.

A Dove criou uma propaganda baseada em branded content, que em momento nenhum mostrou o produto que oferecia, mas contou a história de mulheres que tinham problemas com a própria aparência.

O resultado? Essa propaganda viralizou e criou uma conexão única com o público feminino, que agora já associam a Dove sempre que precisam comprar algum produto de higiene pessoal.

O foco não está na venda do produto, e sim no conteúdo de sua marca

Voltando ao exemplo de empresas como a Dove, fica bem claro que essa parada vai muito além de oferecer o seu produto e convencer as pessoas de que ele é um produto incrível ao qual elas devem investir.

O intuito de uma Branded content de qualidade, é passar uma mensagem que seja relevante, e que sensibilize o seu público a uma questão maior. Depois de ter o público conquistado por essa mensagem, as vendas vão aumentar em consequência, sem que você precise ter citado o seu produto ou serviço uma só vez.

Tá vendo como essa parada é foda? Tem muita gente usando essa estratégia e ganhando muita grana, e você pode ser o próximo a elevar a sua empresa a outro patamar, e conquistar seguidores de sua marca pelo Brasil todo, ou até mesmo pelo mundo.

Como aplicar o Branded content?

Irmão, eu aposto que você ficou curioso pra saber como aplicar essa parada em seus negócios, não é mesmo? Se liga que é simples de seguir esses passos.

O Storytelling é a maneira mais eficaz de se aplicar o Branded Content, e nada mais é do que contar uma história para seu público que o sensibilize e o faça lembrar de sua marca. São 6 passos essenciais para criar uma narrativa foda para sua storytelling:

Inimigo público comum

Nada mais fácil para criar uma conexão com seu público do que utilizar algo que vocês odeiam em comum, não é mesmo? No caso da Dove, foi a baixa autoestima

A jornada do idiota

Aqui, o objetivo é que o público sinta que se o idiota consegue, ele também pode conseguir.

Do fracasso à fama

Todo mundo se amarra em uma história de sucesso de quem batalhou pra caralho, não é mesmo?

Herói por acidente

O clichê do herói por acidente é uma importante ferramenta de conquista.

Nós somos parecidos

Criar uma conexão entre o seu público e o personagem principal de sua história.

Jornada do Herói

Mano, se você se amarra em Star Wars, sabe do que eu tô falando. Nada mais poderoso para conquistar o público do que fazer com que eles torçam pelo sucesso do herói.

Aliás, tenho um artigo muito pica sobre arquétipos de marca que iria complementar muito o seu conhecimento acerca do Branded Content.

E agora que você tem essas dicas fodas de Branded Content, comece a trilhar o caminho do sucesso de sua marca, irmão!