Browse By

Entenda O que é Brand Equity

Mano, vou te mandar a real: Tá cheio de empresário cheio da grana por aí que não tem conseguido sustentar o sucesso de seus empreendimentos. E na maioria das vezes, isso acontece por falta de Brand Equity.

Se você quer se tornar um empresário pica, e ter uma marca consolidada no mercado, que deixe seus concorrentes para trás, é preciso estudar e investir em conhecimento, irmão. Esse é o grande segredo dos empreendedores de sucesso.

Então se liga nessa parada foda que eu vou te ensinar, que é o que é o Brand Equity e como ele pode impulsionar os seus negócios de forma rápida e eficaz, deixando sua marca em evidência.

Se quiser se aprofundar ainda mais no tema, deixo aqui um artigo muito top sobre Branded Content, que está totalmente ligado ao Brand Equity.

O que é Brand Equity: Tudo o que você precisa saber

Irmão, como eu já te disse lá em cima, não adianta ter grana e não saber destacar a sua marca e fazer o seu negócio prosperar.

A Brand Equity nada mais é do que o valor da sua marca. Para você entender de forma mais simples, imagine que você está em uma loja procurando uma camiseta pica. Você encontra uma camiseta branca lisa que custa 20 reais, e ao lado, uma camiseta muito similar, com a diferença que carrega o símbolo de uma marca famosa, como adidas ou nike.

Logo, o valor dessa mesma camiseta pode subir até 300%, e isso quer dizer que a Brand Equity dessa empresa teve muito sucesso.

Não importa apenas o produto que você vende, mas sim o valor que sua marca representa no mercado, e quanto as pessoas estão dispostas a pagar para carrega-la, tá ligado?

Então, irmão, vou te mandar a real: Investir e trabalhar a sua marca para que ela por si só seja uma ferramenta de vendas, é o que vai diferenciar uma empresa pica de um fracasso.

Qual a importância do Brand Equity?

Mano, você já se ligou no que é a Brand Equity, mas se ainda tem dúvidas do porquê ela ser essencial no sucesso da sua empresa, se liga nesses pontos que separei para te provar que essa parada é importante pra caralho

Influência no mercado

Mano, para ter sucesso, primeiro você precisa ter influência, pode crer? E eu não tô falando apenas em ter influência entre os consumidores, mas entre toda a rede de distribuição, veículos de mídia e todas essas paradas.

Desde a decisão de data de lançamentos, visbilidade de mídia e etc, quem têm mais influência fica em maior evidência, e consequentemente, fica em vantagem em comparaçãoi aos seus concorrentes.

Percepção de valores

Voltando aquele exemplo que te dei sobre as camisetas que são iguais, mas se diferem na brand equity. Uma carrega uma marca importante e famosa, e por isso as pessoas aceitam que ela tenha um preço elevado.

Além disso, o cliente vai ver em sua marca sinônimo de confiança e qualidade, mesmo que o material da camiseta seja inferior a camiseta sem marca, tá ligado?

Lealdade a sua marca

Outro ponto foda que a Brand equity proporciona para quem a aplica corretamente, é tornar os seus clientes não apenas consumidores de sua marca, mas fãs e seguidores fiéis de todos os seus lançamentos.

E assim que grandes marcas como Adidas, Nike e Apple conseguiram garantir o seu sucesso e se estabeleceram como marcas número 1 no mercado em que atuam.

Além disso, os seus fies seguidores irão também ser uma ferramenta de marketing gratuita, já que defenderão e recomendarão o seu produto.

Viu só como essa parada é poderosa pra caralho? A seguir vamos ver alguns exemplos de empresas que prosperaram ao aplicar a Brand Equity de forma eficaz. Se liga!

Quais as empresas de sucesso que aplicaram o Brand Equity?

Mano, todo mundo conhece algumas marcas tão fodas, que viram até mesmo o nome do produto, como é o exemplo da Bombril, que se consolidou no mercado vendendo palhas de aço. São várias as empresas que souberam aplicar o Brand Equity e eliminaram a concorrência.

Eu aposto que você conhece todas essas marcas, mesmo que nunca tenha comprado um produto. Se liga!

Apple

A empresa fundada por Steve Jobs é uma das que mais se destacaram pelo uso da Brand Equity. Não há nenhum concorrente que possa ultrapassar a popularidade da maça mordida.

Mesmo que algumas empresas como Samsung e Xiomi muitas vezes produzam eletrônicos com uma qualidade superior, quando o assunto é referência de mercado, a Apple sempre sai na frente em disparado.

Fala ai se você já não desejou ter um celular foda com a marca da Apple?

Nike

A Nike é uma das marcas mais famosas do mundo. O que começou como uma empresa que produzia tênis, hoje produz roupas esportivas e até mesmo equipamentos esportivos.

Distribuída pelo mundo todo, essa marca foda já é referência e usada nos torneios esportivos mais famosos do mundo, como as olimpíadas.

Lacoste

Irmão, vou te mandar a real: A lacoste conquistou o mundo da moda, e hoje uma simples camiseta que carrega o famoso ícone do jacaré pode chegar a custar 500 reais.

A marca é referência de qualidade e alta costura, sendo utilizada por celebridades de todo o mundo, e até mesmo pela família real da Inglaterra!

Como construir uma Brand Equity de sucesso?

Irmão, aposto que assim como eu você se amarrou nesse conteúdo, e deve estar se perguntando como chegar ao mesmo patamar dessas marcas fodas, não é mesmo?

Mas eu vou te mandar a real: Essa parada a gente não constrói do dia para a noite, por isso é necessária muita força de vontade, e acima de tudo confiança no seu produto, pode crer?

O marketing também é necessário para fazer essa parada acontecer, e por isso deve ser levado muito a sério, e aplicado de forma correta.

O caminho pro sucesso é a Brand Equity, e agora que você já sabe tudo sobre ela, para de coçar o saco e correr atrás da parada, irmão!