Browse By

Benefícios Da Meditação – Tudo O Que Você Precisa Saber

Os benefícios da meditação têm sido cada vez mais abordados e debatidos. É uma prática que oferece relaxamento, autoconhecimento, mas que pode também contribuir em muitos outros aspectos para o bem-estar humano.

A meditação é uma atividade milenar, praticada há muito tempo no oriente. A atividade e suas vertentes chegaram timidamente no ocidente e foram tomando mais espaço e ganhando mais adeptos com o passar dos anos.

Atualmente não é difícil encontrar pessoas de diferentes idades que usam a meditação para diversas finalidades.

Há quem encontre neste exercício uma forma de relaxamento, outros a utilizam como meio de acesso espiritual, e outros como tratamento para diversos males. O que não podemos ignorar, porém, é que os benefícios da meditação existem, e podem ser realmente incríveis.

Seja para quem quer levar uma vida menos estressante ou para quem deseja ter um momento de autoconhecimento, inclui-la na rotina pode ser o grande diferencial.

Principais Benefícios Da Meditação

Quando falamos sobre os benefícios da meditação é importante esclarecer que eles podem envolver tanto os aspectos físicos quanto psicológicos de uma pessoa. Mas, são percebidos principalmente no que diz respeito ao comportamento.

Diminuição do estresse:

É difícil conhecer alguém que não viva experiências estressantes. Seja pelo acúmulo de tarefas, pelos problemas financeiros, ou simplesmente pelo bombardeio de informações: somos pessoas estressadas.

O estresse, por sua vez, é associado a problemas diversos, inclusive ao infarto. Um dos benefícios da meditação é justamente diminuir esses níveis ajudando você a ter uma vida mais saudável.

Melhora a concentração:

Se você sente dificuldade para se concentrar e realizar as suas tarefas, saiba que os benefícios da meditação também podem lhe ajudar nisso.

Resguardar alguns momentos para respirar com tranquilidade e esvaziar a mente ajuda muito nessa questão. Você perceberá uma maior facilidade para manter o foco e realizar suas tarefas.

A Meditação No Combate A Depressão E Ansiedade

Mais um efeito desastroso dos tempos modernos é o aumento considerável de pessoas com depressão e quadros de ansiedade. Novamente isso tem relação com a rotina atolada, as cobranças estéticas e comportamentais e muitos outros fatores.

A depressão é citada por muitos especialistas como o mal do século. Uma doença com potencial mortal, e que precisa ser acompanhada e tratada com afinco.

Um dos benefícios da meditação é justamente atuar no combate e na prevenção contra essas doenças. Através de exercícios de respiração e momentos de relaxamento é possível obter excelentes resultados nesse sentido.

Porém, é fundamental esclarecer que a meditação não substitui o tratamento proposto por um profissional médico ou psiquiatra. Ela deve ser adotada em parceria com esses procedimentos, ajudando o paciente a ter ainda mais qualidade de vida.

Também existem estudos que apontam o quanto a prática pode ajudar a controlar a ansiedade. Então, se você se sente ansioso na rotina, essa pode ser uma estratégia interessante para manter o controle.

A Importância Do Autoconhecimento Na Autoestima

Um dos pontos essenciais para levar uma vida saudável e equilibrada e manter uma boa impressão e um carinho a respeito de si. Mas, isso é muito difícil atualmente.

Somos estimulados ao consumo desenfreado e muitas vezes somos convencidos de não sermos suficientemente bons, bonitos e inteligentes. Com isso ocorre uma grande deficiência na autoestima.

Com certeza você conhece pessoas muito talentosas e muito interessantes que não se acham nada disso, que simplesmente se consideram menos capazes e até menos valiosas que as demais.

A autoestima pode ser conquistada através de um processo de autoconhecimento, sendo esse um dos benefícios da meditação mais importantes.

Dedicar alguns momentos para perceber a sua respiração, filtrar os pensamentos e realmente ter uns instantes a sós consigo será engrandecedor em vários aspectos.

A Cura Através Da Meditação

Quando você começa a pesquisar a respeito da meditação descobre que essa prática pode lhe trazer tantas coisas boas que fica até difícil enumerar. Além de tudo o que já citamos aqui podemos ainda dizer que a meditação é capaz de curar dores crônicas.

Segundo dados divulgados pela Universidade americana Johns Hopkins, apenas 30 minutos diários de meditação podem ser suficientes para lhe trazer alívios de dores variadas, aumentando a qualidade de vida e contribuindo com o bem-estar.

Também é uma prática apontada como ideal para quem sofre de enxaqueca, insônia e para diminuir a dependência química e outros vícios.

Calma Aí: Meditação É Milagrosa?

Ao apontarmos tantos benefícios da meditação parece até que estamos falando de uma prática milagrosa. Mas, não é. A meditação traz tantos benefícios porque foca no autocontrole e no filtro dos pensamentos.

A prática estimula a positividade, o amor próprio e a diminuição da ansiedade. Tudo isso junto traz a sensação de conforto, tranquilidade e pode estimular uma vida mais saudável em diversos aspectos.

Dicas para começar a meditar:

A meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. É uma atividade absolutamente segura, que não tem contraindicações e que não interfere em tratamentos médicos, paliativos, homeopáticos, nem qualquer outro.

Também pode ser praticada em qualquer lugar. Não há necessidade de estar em um local específico ou mesmo de ter muito tempo. A dica principal é que você se sinta confortável.

Vista roupas confortáveis e escolha uma posição que lhe traga uma sensação de relaxamento – mas cuidado para não cochilar ou dormir durante a atividade!

Mantenha a concentração em sua respiração. Você sentirá dificuldades no começo, e a tendência é que os pensamentos se desviem, mas, o segredo e justamente retornar ao estado de relaxamento tão logo você perceba isso.

A Frequência Levará A Perfeição

Meditar é um exercício, e assim como qualquer outro exercício requer frequência para que se alcance a perfeição. Então, tente praticar todos os dias, ao menos 15 ou 20 minutos.

Se considerar que esse tempo é muito longo para início, comece com 5 ou 10 minutos e vá aumentando gradativamente. Você notará os benefícios da meditação depois de alguns dias de prática.