Browse By

Veja Tudo Sobre Como Aumentar a Sua Criatividade!

Você se acha uma pessoa pouco criativa? Às vezes olhamos determinadas coisas e pensamos: “como pensaram nisso? Eu não seria capaz de inventar tal projeto.” Entretanto, sabia que há como aumentar a criatividade?

Há muitas formas de incentivar a criatividade e algumas delas são super simples, podendo ser feitas facilmente todos os dias. A criatividade é uma característica muito importante, pois ela ajuda diretamente na resolução de problemas.

Ser criativo não é somente essencial no quesito artístico, mas no ramo empresarial e pessoal também. Quando temos essa característica conseguimos abrir a nossa mente para outros aspectos e, assim, criar novas soluções.

É por isso que as empresas valorizam tanto os funcionários com essa habilidade. São os melhores funcionários para desenvolver ferramentas, encontrar formas de corte de gastos, etc.

Quer aprender a ser criativo? Acompanhe algumas dicas e incorpore-as ao seu dia a dia.

Como aumentar a criatividade: Entre em contato com a natureza

Uma das formas de como aumentar a criatividade é ficar mais em contato com a natureza. Isso traz diversos benefícios, sendo o estímulo da criatividade apenas mais deles.

Então, se possível, tente passar alguns minutos diariamente em contato com árvores a céu aberto. Se você não tem um jardim em casa, procure uma praça ou um parque.

Tente se concentrar na natureza, no ar, na brisa… Não irá adiantar se o seu pensamento continuar no trabalho ou em outros problemas. Nesse caso, a natureza será somente mais um cenário, como qualquer outro.

Deixe o sol bater na pele para aumentar os seus níveis de Vitamina D, que traz n benefícios à sua vida e proporciona bem-estar.

Jogue videogames

Está pensando que videogame é um tipo de entretenimento que não traz nenhum benefício? É uma das formas de como aumentar a criatividade. Muitos jogos, inclusive, focam em fazer com que o jogador use lógica e inteligência.

Além disso, normalmente os universos dos jogos são bem fantasiosos, então a nossa mente é absorvida por um cenário novo e fictício. Isso abre a nossa perspectiva e faz com que vejamos as coisas de outra forma.

Claro, passar o dia todo jogando não irá fazer com que a sua criatividade desperte em níveis máximos, mas incluir um pouquinho de games na sua rotina talvez lhe traga muitos benefícios nesse sentido.

Leia bastante

Quando lemos não temos nada além daquilo que o narrador está contanto. Diferente dos filmes, os livros não vêm com cenário, personagens ou qualquer outra coisa palpável. É você que precisa imaginar completamente tudo.

Os autores descrevem determinado personagem, mas, obviamente, não há como passar para o papel todos os detalhes de uma pessoa. Então, a fisionomia da pessoa é, em grande parte, criada por nós.

Roupas, joias, acessórios… tudo vem da nossa cabeça. Estimular essa criatividade é uma ótima saída para melhorar essa habilidade. É claro que todo livro é válido, mas literatura força mais essa questão, porque você precisa montar um filme em sua cabeça.

Sempre tenha um livro em mãos. Quando estiver sem nada para fazer ou esperando por algo (como uma fila de banco), deixe o celular de lado – mexer nesses aparelhos é algo quase intuitivo – e comece a ler um pouco.

Além de estimular a sua criatividade, isso vai fazer com que o tempo de espera passe mais rápido!

Como aumentar a criatividade: Saia da Rotina

Você é daquelas pessoas que ama rotina? Não há nenhum problema nisso, mas quando a rotina é muito determinada não há nenhum esforço por parte da sua mente.

O modo automático começa a agir e, muitas vezes, nem nos damos conta do que estamos fazendo. Chega ao final do dia e percebemos que ele passou como outro qualquer.

Então, tente outras coisas! Se você quer saber como aumentar a criatividade nesse quesito, aposte em mudanças simples.

Por exemplo, ao acordar, muito provavelmente você tem uma ordem para fazer as coisas, certo? Primeiro tomar banho, depois se trocar, arrumar a cama, comer… enfim, comece a fazer alterações nessa ordem.

Para ir ao trabalho, faça outros percursos ou até mesmo mude de meio de transporte, se possível. Se houver a possibilidade, passe a ir trabalhar a pé ou de bicicleta alguns dias da semana.

Invente novos pratos para almoçar, teste novas invenções e sabores. Até na sua roupa você pode ousar para sair do convencional.

Viagem por lugares inéditos

Nada melhor do que mudar de ares para despertar a sua criatividade! Vá para lugares inéditos e aproveite ao máximo todas as particularidades e peculiaridades que novas cidades e regiões podem lhe oferecer.

Na verdade, você nem precisa ir para longe para isso. Apenas saia de sua zona de conforto e vá para um lugar desconhecido. Explore a cultura, culinária, pontos turísticos, enfim, o que estiver ao seu alcance.

E, claro, se houver a possibilidade de você viajar para fora do Brasil, aí a experiência acaba sendo ainda mais completo, pois absolutamente TUDO é muito diferente! Até criamos um guia dos países com as maiores belezas naturais do mundo!

Medite todos os dias

Você já ouviu falar dos benefícios da meditação? Pois então, um deles é o despertar da criatividade. Essa habilidade está totalmente ligada à nossa mente e o exercício budista trabalha justamente isso: nossa mente.

Muitas pessoas dizem que não conseguem meditar e que se distraem muito fácil. Veja bem, nem os grandes monges nasceram sabendo meditar. Muito pelo contrário, tiveram que treinar por anos e anos.

A meditação nada mais é do que pura prática. Então, comece a meditar por cerca de 10 minutos todos os dias. A seguir há algumas dicas para você treinar:

  • Fique em uma posição confortável (mas evite deitar, pois pode pegar no sono)
  • Sente olhando para uma parede, que não tenha nenhuma distração
  • Deixe os olhos levemente abertos e olhando para baixo
  • Respire fundo três vezes para acalmar os pensamentos
  • Foque na sua respiração, nos barulhos em volta, na temperatura de seu corpo e em coisas do gênero
  • Quando se ver distraída, deixe o pensamento passar e volte a prestar atenção na respiração

Faça isso todos os dias, você vai notar que em pouco tempo a distração começará a diminuir. Meditar é manter-se atento!

Se você aplicar essas dicas de como aumentar a criatividade irá passar a exigir mais de seu cérebro e insights de criatividade começarão a aparecer.