Browse By

Afinal, Devo Alugar Ou Comprar Um Imóvel?

Se você está pensando em ter o seu próprio cantinho, então deve estar se questionando qual é a melhor opção para isso: alugar ou comprar um imóvel? Essa dúvida é muito frequente, pois há prós e contras para ambas as opções.

É uma escolha difícil, deve ser muito bem estuda e há vários pontos que implicam e uma boa decisão. É uma transação que envolve muito dinheiro e, na maioria das vezes, o investimento pode comprometer grande parte da renda de alguém.

Para lhe ajudar nessa decisão, trouxemos algumas considerações para que você possa pensar melhor sobre o assunto e, assim, fazer uma escolha de forma sábia e cautelosa.

Alugar ou comprar um imóvel: o que eu devo ponderar

Para decidir entre alugar ou comprar um imóvel é importante avaliar a sua situação pessoal. Faça a si mesma essas perguntas:

Qual é a sua perspectiva de futuro?

O que você tem em mente? Você se vê morando no mesmo lugar daqui 5 ou 10 anos? Se você tem a perspectiva de mudar de cidade, então, talvez, alugar seja uma opção mais interessante.

Qual é a sua situação atual?

Onde você está morando no momento? Se você ainda morar com os seus pais, por exemplo, essa é uma ótima oportunidade para conseguir economizar e, assim, dar entrada em um imóvel.

É claro que a busca pela independência pode ser uma urgência para muitos, mas, se for possível, usar economias para dar uma boa entrada é realmente interessante. As parcelas irão abaixar e você conseguirá boas condições de empréstimos.

Qual é a sua condição financeira?

Se a sua situação financeira estiver desfavorável e instável, comprar um imóvel pode não ser, de fato, a melhor opção. O aluguel pode ser mais benéfico e mais seguro também, pois normalmente ele acaba saindo mais em conta do que o parcelamento.

Avalie o mercado de imóveis

Como está o mercado de imóveis? Essa é uma pergunta fundamental que deve ser feita antes de escolher entre alugar ou comprar um imóvel.

O mercado imobiliário é cíclico e hora estará desvalorizado, hora valorizado. Então, sempre tente comprar um imóvel quando ele estiver em baixa. Isso significa que os preços estarão mais baixos.

Será possível adquirir uma casa ou apartamento por valores bem mais abaixo do que o convencional. Se houver a possibilidade de financiar um imóvel nesse momento, talvez a compra seja mais interessante que o aluguel.

Quais são os fatores que alteram o preço de um imóvel?

Independente de alugar ou comprar um imóvel, é fundamental que você estude muito bem o valor que está sendo cobrado. Ao avaliar as possibilidades irá perceber que os preços de aluguel ou compra são bem distintos.

Mesmo em imóveis semelhantes haverá uma diferença no preço final. Isso porque há vários fatores que influenciam, como:

Localização

Imóveis bem localizados (próximos ao centro, por exemplo) costumam ter um preço mais elevado.

Vizinhança

Bairros onde a maior parte dos moradores são de classe média alta terão valores acima dos bairros de classe média baixa, por exemplo.

Qualidade da construção

Algumas construtoras apostam em imóveis feitos com materiais bem ruins. Isso faz com que eles consigam abaixar o preço de venda, no entanto, a casa ou apartamento pode começar a desejar depois de alguns anos.

Aliás, avaliar esse critério é essencial caso pretenda comprar uma casa, sempre avalie a qualidade dos materiais.

Vou alugar, e agora?

Entre alugar ou comprar um imóvel você decidiu alugar? Bem, é preciso tomar alguns cuidados para que isso seja, de fato, uma boa escolha:

Contrato

Avalie muito bem o contrato. Veja quais são as cláusulas e, se desejar, peça para que sejam revistas caso não concorde.

Fale com os antigos moradores

Se houver antigos moradores, bata um papo com eles e descubra por que saíram da casa. Se o motivo não lhe agradar, passe a considerar alugar outro imóvel.

Veja como será a vistoria

Muitos inquilinos têm problemas ao deixar as chaves da casa, pois a imobiliária acaba cobrando várias reformas. Esse é outro motivo que você deve ficar atento ao contrato.

Vou comprar: e agora?

Se você decidiu comprar um imóvel, há algumas dicas que você pode seguir para aproveitar ao máximo essa decisão:

Imóvel na planta

Se você já decidiu comprar uma casa ou apartamento, considerou comprá-lo na planta? Esses projetos são bem mais baratos e você consegue adquirir um ótimo imóvel por valores mais baixos.

Mas, claro, essa opção é para quem tem a possibilidade de mudar-se dentro de 1 ou 2 anos (que é o tempo que normalmente as obras ficam prontas).

Estrutura do imóvel

Como já falamos, é muito importante avaliar a estrutura do imóvel. À primeira vista as casas são novas ou reformadas, o que pode mascarar os problemas. Se possível veja quem foi a construtora responsável e veja sua fama no mercado.

Localização

Pondere muito bem sobre a localização, pois ela será algo permanente. Pergunte-se se gostaria de morar no bairro por longos anos.

Qual a melhor opção?

No final das contas, não responder se alugar ou comprar um imóvel é a melhor opção. Isso porque não há como responder, pois cada caso é um caso e para cada pessoa há uma escolha melhor.

Se você quer sair de casa logo, não liga de fazer outras mudanças, tem disponibilidade para morar fora por questões profissionais e não quer se comprometer com um financiamento, alugar pode ser mais interessante.

Caso você já esteja pronto para se fixar e começar a construir uma vida pensando a longo prazo, talvez a compra seja mais adequada. Se possível espere o momento propício do mercado para encontrar melhores condições.

Não se esqueça de avaliar muito bem o imóvel e sua localização antes de fechar negócio, pois as aparências podem enganar.

Enfim, pondere sobre a sua situação e veja qual das opções entre alugar ou comprar um imóvel satisfazem mais as suas expectativas e possibilidades do momento atual.