A Polêmica do TikTok

A Polêmica do TikTok

O TikTok é uma das redes sociais da atualidade que mais tem tido usuários em todo o planeta, conquistando a cada dia mais seu nível de popularidade.

Mas, apesar disso, existem algumas polêmicas que circundam este aplicativo, dizendo que houve uma violação em seus termos de privacidade e em sua política aplicada para a exibição de seus vídeos.

Veja a seguir e entenda tudo sobre a polêmica do tiktok e como toda esta história começou.

Entenda mais sobre a polêmica do tiktok e veja o que aconteceu com este aplicativo nos últimos tempos

O TikTok é um aplicativo que foi se tornando muito popular, principalmente na China, sendo utilizado principalmente pelo público jovem através de vídeos curtos e viralizados.

Mas, o aplicativo vem se tornando alvo de diversos problemas, principalmente com o governo internacional, que chegaram até a emitir pedidos para que plataformas muito utilizadas removessem o TikTok de suas lojas.

E, para que você possa compreender melhor quais foram as principais polêmicas do TikTok, preparamos uma pequena lista, dos principais conflitos sobre este aplicativo:

  • Houveram alguns processos devido à violação dos termos de privacidade do aplicativo

Depois de algumas ações, houve uma coletiva nos Estados Unidos, que promoveu uma séria acusação que dizia que os desenvolvedores do aplicativo estavam coletando informações pessoais de seus usuários, de maneira indevida, para oferecer estes dados à servidores chineses.

Toda essa onda de conflito começou quando uma usuária do tiktok baixou o aplicativo  e começou a realizar diversos vídeos, sem utilizar sua conta e apenas deixando-os arquivados em sua galeria pessoal de seu telefone.

Mas, depois de um tempo, a menina percebeu que o próprio Tiktok havia criado uma conta para ela, sem sua autorização, coletando seus dados pessoais e seus vídeos que estavam presentes apenas em sua galeria particular.

  • Banimento de pessoas com deficiência

O TikTok foi envolvido em outra polêmica, sendo acusado de remover e banir pessoas com algum tipo de deficiência na movimentação de seu aplicativo, fazendo diferença destas pessoas e descriminando-as de forma explícita e criminosa.

Segundo os desenvolvedores do aplicativo, os vídeos de pessoas com deficiência não estavam em muita circulação para evitar que o bullying seja feito, de acordo com as diretrizes deste aplicativo.

  • Banimento de uma menina que realizou um protesto político em seu vídeo

O vídeo começa com uma simples menina em um tutorial de maquiagem mas, depois de alguns segundos, a jovem passa a fazer diversas críticas ao governo da China, incentivando as pessoas a procurarem por notícias deste país.

E, depois de algum tempo, além de seu vídeo ter sido excluído, sua conta também foi temporariamente suspensa, abrindo uma margem para acreditar que o aplicativo excluiu o vídeo devido à crítica ao governo Chinês.

  • Multa para o tiktok referente à coleta indevida de dados de crianças

No início do aplicativo, quando a empresa começou a lançar o TikTok, ainda não era exigida a confirmação de idade para realizar o cadastro e a conta. 

E, com isso, o aplicativo acabou recebendo uma multa milionária, que repreendia o uso de crianças e os dados que foram coletados sobre estes menores de idade.

  • TikTok é investigada por influência de conteúdo pelo governo dos Estados Unidos

Após algumas denúncias sobre a invasão da privacidade de seus usuários, o governo dos Estados Unidos decidiu abrir uma identificação sobre quais eram os riscos que o TikTok poderia trazer para a segurança nacional.

Estas foram algumas das principais polêmicas do TikTok, este aplicativo que tem se tornado muito famoso em todo o mundo, principalmente entre os jovens.

Kobe Blog