Mundo Raiam
Udemy

Udemy da Semana: Curso para Freelancer Seth Godin

01/12/2016

Toda quarta-feira, eu vou postar aqui uma recomendação de curso online da plataforma Udemy.

Para quem ainda não conhece, o Udemy é a maior plataforma de cursos online do mundo e conta com mais de 10mil cursos em assuntos como programação, design, software, produtividade, música, saúde e idiomas estrangeiros.

O Udemy é baseado San Francisco mas está cada vez mais investindo no Brasil e patrocinando conteúdos em português.

O de hoje chama-se Curso para Freelancer e é de um cara chamado Seth Godin.

udemy mundoraiam raiam


 

Quem é Seth Godin?

Seth Godin é um dos caras que eu mais respeito no universo literário.

O cara é ninja de produtividade, solta algo interessante no seu blog pessoal todo santo dia e já escreveu mais de 20 livros… a grande maioria eles best-sellers do New York Times.

Fora isso, ele também teve resultados no mundo do business s e até vendeu uma startup para o Yahoo por alguns milhõeszinhos de dólares (o careca não é fraco não).

Li meu primeiro título do Seth Godin em 2014 antes de criar o blog MundoRaiam e encho a boca pra dizer que foi ele que me inspirou nesse meu estilo agressivo e “tapa na cara” de escrever.

Os livros dele (principalmente A Ilusão de Ícaro, Tribes e Purple Cow) estão carregados de tapas na cara e chacoalham qualquer um. Mais além, eles te provocam e te fazem repensar várias pré-conceitos e crenças negativas que foram implantadas na tua cabeça na infância sem você perceber.

Tá ligado naqueles livros que enchem lingüiça página após página mas, do nada, te dão um insight de meio parágrafo que valem o preço que você pagou no livro e mudam tua vida para sempre? Mais ou menos por aí…

Na grande maioria das vezes, os cursos do Udemy são tocados por anônimos e subcelebridades (tipo o Raiam dos Santos) que se estabeleceram como autoridade em determinado assunto através de conteúdo na internet.

Hoje em dia, estou notando uma tendência de “celebridades do mundo real” compartilharem conhecimento em forma de curso. Com essa expressão aí, eu quero dizer “gente que já era pica antes desse negócio de cursos online explodir na internet”.

O Seth Godin não está sozinho nessa empreitada. Para você ter uma ideia, esses dias eu vi um curso de tênis tocado pelo multicampeão de Grand Slam André Agassi (Melhore Seu Jogo de Tênis – Aprenda Com Andre Agassi).

 

Pra quem é o curso?

Vou ser bem reto e direto aqui. Consigo pensar em dois tipos de pessoas que podem se beneficiar desse material do Seth Godin:

1) Aquelas pessoas que estão infelizes no trabalho atual, acham que ganham pouco, querem liberdade…. mas ainda não largaram o osso pois não sabem por onde começar a gerar aquela fonte secundária de renda

2) Quem está desempregado/na faculdade e está precisando ganhar uma graninha por fora.

Dito isso, o público alvo parece ser bem mais abrangente.

Só pra você ter uma ideia, a versão English do curso (Seth Godin’s Freelancer Course) teve mais de 20mil inscritos e foi recordista em reviews positivos no Udemy.



O que você vai aprender no curso?

Primeiro de tudo, ele te dá alguns exercícios de auto-conhecimento em forma de tapa na cara para te ajudar a descobrir aquela habilidade que você tem e que pode ser transformada em dinheiro.

Daí, ele te guia em promover reputação, criar sua marca pessoal, gerar leads, fazer networking objetivo, escolher e atrair clientes, precificar teu serviço, alcançar recorrência e, o mais importante e mais difícil de tudo, SE VENDER.  

Tudo isso naquela pegada de “Startup of You”… sem perder o tom provocador dos livros.

E, melhor que os livros, aqui não tem encheção de lingüiça não… é tudo direto ao ponto.

Vale lembrar que isso não é um “curso de empreendedorismo” e o Seth Godin não vai te ensinar a ficar bilionário e criar o novo Facebook. Afinal, como é que ele vai ensinar isso se ele nunca fez?

Uma coisa que o Seth conseguiu e tem moral foi transformar ele mesmo em uma startup. Dependendo do ponto de vista, isso aí chega a ser melhor do que tocar uma empresa, especialmente para aquela galera que gosta da palavra LIBERDADE.

Afinal, o “startup of you” não tem nem 10% daquelas as burocracias e dores de cabeça que vêm com a criação de empresas (advogados, sócios, investidores, impostos complicados, etc).

 

Pontos negativos (sinceridade é a alma do negócio):

Assim como os livros do Seth Godin, esse curso é muito mais conceitual do que prático.

Ele serve muito mais para criar estalos na tua cabeça e te dar aquele empurrãozinho que você precisa para começar a ganhar grana por fora do que para te ensinar a botar a mão na massa e tocar o dia-a-dia e as operações da sua “startup of you”.

Dito isso, se o negócio fosse ruim, não teria logado mais de 20mil alunos e tantos reviews de 5 estrelas.

Bom, por hoje é isso… se quiser saber mais sobre o curso, é só clicar na fotinho do careca aí embaixo:

 

 



udemy mundoraiam raiam

Outros cursos de Seth Godin na plataforma:

Seth Godin on Presenting to Persuade

Seth Godin’s Value Creation Master Class

Seth Godin’s Leadership Workshop

*os cursos do Seth Godin não participam daquelas promoções mensais malucas de 90% OFF do Udemy

Receba os novos posts do Mundo Raiam por e-mail. Insira seus dados ao lado:
x