Mundo Raiam
Business books, Livros, Motivacional

Resenha: A Ilusão de Ícaro (Seth Godin; Editora Campus)

27/01/2015
icarus

icarusOntem terminei um dos livros mais marcantes da minha vida.

O nome da obra prima é The Icarus Deception – How High Will You Fly e o gênio que a escreveu é um cara chamado Seth Godin.

Tá ligado na história de Ícaro, o homem que tinha a ambição de voar como um pássaro? Seu pai o presenteou com asas mas o avisou para não voar muito alto, muito perto do sol. Ele ignorou o conselho de seu pai e acabou morrendo.

Moral da historia: não arrisque, faça o mais seguro e ouça seus pais porque eles sabem mais do que nós.

Mas é aí que entra a palavra ‘Deception’ do título.

Deception em português significa uma fraude, um engano e o autor argumenta que essa historia de Ícaro é uma parábola que barra o crescimento de varias pessoas com talento e potencial para terem muito sucesso.

Nossos pais são de uma geração diferente. Godin diz que nossos antepassados receberam uma lavagem cerebral da “industrial economy”, uma economia controlada por chefes, gerentes, processos, títulos e credenciais. Nossos pais foram marcados por valores como a obediencia à autoridade, a conformidade e a estabilidade. Uma geração que sem perceber, acaba preferindo a mediocridade à excelência (Godin usa a palavra “remarkable” umas 400 vezes no livro).

Mas essa Industrial Economy é coisa do passado! O mundo mudou. Estamos na Connection Economy!

Cara, a cada parágrafo que eu lia, a carapuça ia servindo cada vez mais!

No meu caso, meu pai conseguiu ser, ao mesmo tempo, a pessoa que mais me ajudou e a que mais me atrapalhou na vida. Tenho varios projetos pelos quais sou apaixonado mas, se for depender do meu pai, eu viro servidor público e bato ponto num escritorio todo dia PELO RESTO DA MINHA VIDA.

Fiz isso por dois anos no meu primeiro emprego. Enquanto ele adorava dizer para seus amigos que seu filho estava morando em Manhattan e trabalhando para uma grande multinacional, eu me matava de trabalhar em algo que me dava zero tesão. Trabalhava pensando nas ferias e saía de férias pensando no trabalho.

Esses dias estava conversando com o Gerson Saldanha, um ex-barbeiro lá de São João de Meriti da minha idade que ganhou varias bolsas de estudo para viajar o mundo estudando e escreveu alguns livros antes dos 24 anos e a historia dele é a mesma.

O muleque é uma das pessoas mais talentosas que já conheci na vida. Cheio de ambições, sonhos e com potencial de virar multimilionario e mudar a vida de muitas pessoas. O cara é uma verdadeira inspiração.

Mas ele, como eu, também acaba batendo com a cabeça na porta graças ao pensamento pequeno de sua familia. Os pais dele querem que ele seja suboficial da marinha ou dos bombeiros… é uma carreira mais estável, mais tranquila.

Nessa obra prima chamada Icarus Deception, Godin diz que agora, a era digital, a era das redes sociais, a era do mundo conectado é a melhor hora para fazer algo corajoso e imprevisível. Nunca na historia do mundo, o ser humano pôde usar a criatividade para o bem das outras pessoas como agora.

Bom, espero ter te convencido.

Livro perfeito para todo mundo da Geração Y que já pensou em largar uma vidinha monótona e fazer algo diferente, avassalador em sua vida.


Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!


LIVROS

Curtiu mesmo? Vai lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:

Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.

Ousadia: Intercâmbios, Mochilões e Business Trips do Brasileiro Que Deu a Volta Ao Mundo Antes dos 23.

UBOOK

O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!

Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.


AMAZON AUDIOBOOKS

Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.

Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.

Try Audible and Get Two Free Audiobooks

PALESTRAS

Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em [email protected]

You Might Also Like