Mundo Raiam
Mercado Financeiro

Houston, we have a problem: a crise do Texas

16/02/2015

houston
Os Estados Unidos estão estourando champagne e rindo à toa ultimamente!

O barril de petróleo está mais barato que o barril de vinho Sangue de Boi na adega do portuga da esquina e tá sobrando uma grana legal para os americanos gastarem no fim do mês.

Afinal, o trabalhador americano está gastando 50% a menos em uma das principais despesas mensais que é o combustível né?

Daí ele pega essa grana extra e vai no shopping comprar eletrônicos, pegar uns móveis novos pra casa, comprar um carro foda e esse consumo coletivo acaba bombando a economia do país inteiro.

cheap
Um sinal dessa bonança é o fato de que o índice Dow Jones está em sua máxima histórica e não pára de subir. Nunca na história dos EUA que as ações estavam tão valorizadas quanto estão hoje… nem no auge da bolha da tecnologia do fim dos anos 1990.

Mas toda história tem seu patinho feio. Dos 50 estados governados pelo pai de Sasha e Malia, um deles está sofrendo ensangüentado: o Texas.

O Texas é um estado extremamente dependente da exploração e produção de petróleo e gás natural. Sua mão de obra é altamente qualificada e direcionada para atividades relacionadas ao setor de energia.

TO GO WITH AFP STORY: Commodities-oil-en

Na última década, com a descoberta de enormes reservas de petróleo debaixo do chão de grandes cidades como Austin e Dallas, a economia do estado bombou mais do que nunca.

Veio investimento de tudo quanto é lado, apareceu um monte de Eike Batista fazendo IPO e vendendo sonhos, as empresas saíram contratando engenheiro e não parou de subir prédio comercial em Downtown Houston.

houston3

Para você ter uma idéia, tem mais metros quadrados de salas comerciais sendo construídas em Houston do que em Nova York, a capital dos arranha-céus!

Mas aí veio essa crise do petróleo e faliu todo mundo por lá. Isso porque o petróleo está tão barato que inviabiliza os projetos de perfuração das empresas texanas.

Agora imagina comigo. Estamos em 2013 e você é um empreendedor visionario que resolve investir em um negócio que vende apenas pau de selfie.

Há 2 anos atrás, só rico tinha pau de selfie então você decide alugar um quiosque no shopping mais chique da cidade, vai nos EUA e compra um estoque enorme a 100 reais cada um para revender a 200 e lucrar 100% nessa brincadeira.

houston3
Daí a parada populariza tanto que até no trem do ramal de Saracuruna tem camelô vendendo pau de selfie made in China… e a 20 reais. No carnaval eu devo ter visto uns 400 paus de selfie pela rua. E olha que eu só saí em bloco na Zona Norte.

Para você ficar no zero a zero, você precisa vender pau de selfie a 100 reais só que o preço de mercado já baixou pra 20. Adivinha o que vai acontecer com a tua loja?

É Houston tá mais ou menos nessa vibe.

A maioria dos projetos de perfuração por ali só lucram com o barril do petróleo acima de $80. Se tiver abaixo disso, nem adianta fazer porra nenhuma porque você estará jogando dinheiro na privada e dando descarga.

Gastar $80 para revender um barril a $50 é coisa de louco né?

Tem muita empresa texana nesse barco aí…

houston4

A Halliburton passou o facão em 6.500 empregados. A Baker Hughes mandou embora mais 7.000, a Schlumberger mais 9.000 e a Weatherford International acabou de anunciar uma perda de 475 milhões de dólares no trimestre. Caralho… NO TRIMESTRE!!!!

E a gente está falando das empresas grandes, com capital aberto e enormes carteiras de clientes ao redor do mundo.

Se as empresas grandes estão assim, imagina as pequenas? O que não para de sair é noticia de empresa pequena de shale oil & gas pedindo concordata por causa de “condições adversas do mercado”.

E essas pequenas que eram o mercado para as imobiliarias que subiram centenas e centenas de prédios em Houston. Quem vai comprar aquela porra lá? Para você ter uma idéia, 30% das salas comerciais de Houston estão vazias!!!!

forrent

E isso aí tende a piorar por duas razões bem simples:

1) Várias obras serão finalizadas ao longo de 2015 botando ainda mais capacidade ociosa no mercado.

2) Os especialistas de Wall Street estão esperando ainda mais desvalorização no preço do barril para 2015 e 2016. Tem nego prevendo petroleo a 20 merréis.

Se chegar a 20 merréis mesmo, Houston vira cidade fantasma de faroeste americano, vai falir muito banco por lá e vai ter muito engenheiro pica se inscrevendo no bolsa familia do Tio Obama.

obama


Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!


LIVROS

Curtiu mesmo? Vai lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:

Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.

Ousadia: Intercâmbios, Mochilões e Business Trips do Brasileiro Que Deu a Volta Ao Mundo Antes dos 23.

UBOOK

O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!

Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.


AMAZON AUDIOBOOKS

Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.

Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.

Try Audible and Get Two Free Audiobooks

PALESTRAS

Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em contato@raiamsantos.com.

You Might Also Like

Quer conseguir um emprego TOP no Mercado Financeiro?

O salário inicial médio varia em torno de R$ 6.000 a R$ 9.000 por mês para recém formados. Quer aprender o caminho das pedras?