Mundo Raiam
Viagens

Nascido, criado e concebido no carnaval

18/02/2015

DESFILE/ESCOLAS DE SAMBA/CARNAVAL RIO 2015/SALGUEIRO

Sou viciado em desfile de Carnaval.

Meu pai conheceu a minha mãe na quadra da União da Ilha nos ensaios do carnaval de 1984 e estão juntos até hoje. Vai vendo!

Acompanho os desfiles desde o empate técnico entre Chico Buarque da Mangueira e Beija Flor no Mundo Místico dos Caruanas em 1998. Tinha 7 anos de idade mas já perturbava meus velhos lá em casa para comprar o CD dos sambas e para deixar que eu dormisse um pouquinho mais tarde.

Numa época pré-Red Bull e pré-maquininha de café expresso da Nestlé, assistia as duas primeiras escolas, caía no sono mas acordava em tempo de assistir a última escola desfilando sob a luz do sol.

Passei 10 anos fora do Brasil mas nunca perdi uma transmissão.

Antes de disponibilizarem os desfiles ao vivo por stream no Globo.com, tinha época que eu comprava o pacote inteiro só para assitir a Globo Internacional por dois dias. E olha que a transmissão gringa tinha um delay de 2 horas.

Não tenho muita vontade de desfilar, para ser bem sincero.

Estou mais próximo de virar jurado de módulo do que destaque de carro alegórico. Como é que vão botar um negão que não sabe sambar em cima do carro?

Fiquei vendo os desfiles até as 4:30 no domingo e fui pra frisa do Setor 10 na segunda feira com a minha mina. Com meus dotes de Milton Cunha hétero, aqui estão meus picks para a apuração de hoje.



1- Beija Flor

Em termos plásticos, infinitamente superior a todas as outras escolas que passaram. Money talks! Era um carro mais perfeito que o outro. Correu um pouco no final e abriu um buracão no 4o módulo mas não deve afetar muito por causa da exclusão da menor nota em cada quesito. Odeio a Beija Flor mas vai ser difícil tirar o título deles.



2- Tijuca

Mais uma vez a Tijuca compensa um samba horroroso (pior do ano) com muita disciplina no chão e muito luxo nos carros. O abre alas com os cavaleiros medievais e o dragão foi um dos melhores do Carnaval Transformar Suíça em samba e passar na avenida sem fazer a galera da arquibancada coçar o bolso para ler o livreto e tentar entender a fantasia é coisa para poucos. . Já ouvi isso trocentas vezes nas últimas 48 horas mas vou repetir: a Tijuca não sentiu um pingo de falta do Paulo Barros.



3- Salgueiro

Assim como a Tijuca, o chão do Salgueiro fez milagre com aquele samba merda. Melhor comissão de frente do ano, palmas pro cara que teve a idéia de trazer aquele painel de LED para a avenida. Não ficarei surpresa se Renato Lage e Marcia Lavia gabaritarem os quesitos plásticos esse ano. Única escola de domingo no sábado das campeãs.



3- Imperatriz

Não entendo nada de afinação de surdo e de andamento de samba mas a bateria mandou muito com suas trocentas paradinhas afro. O samba funcionou bem pra caramba e o enredo bichado sobre África veio cheio de surpresas positivas. Mandeeela, Mandela!



5- Portela

A Portela levantou a Sapucaí como nenhuma outra escola e saiu aos gritos de “É Campeã” no setor 13. Mas vai passar bem longe disso e brigar seriamente por uma vaga no sábado das campeãs. Passou com 2 carros apagados e teve a evolução super comprometida no final por causa daquele abre alas enorme. Também achei que o carnavalesco deu mole na apresentação do enredo.


Top Courses in Music 728x90


6- São Clemente

Rosa Magalhães é sinistra! Fez o melhor desfile da sua historia mas, por ser uma escola sem moral e tradição, vai tomar canetada dos jurados. Se não voltar nas campeãs, vou começar a achar que tem marmelada na LIESA.



7- Grande Rio

O ponto alto foi a comissão de frente pica das galáxias com a mesma galera que fez historia na Unidos da Tijuca nos últimos carnavais. Deve ter faltado dinheiro lá em Caxias esse ano, a escola veio pobre e deve ficar de fora do Sábado das Campeãs pela primeira vez em 10 anos. A última vez que eles não voltaram sábado foi quando Joãozinho Trinta inventou de fazer aquele enredo sobre sexo e camisinha.



8- Mocidade

Sou fã #1 do cara desde a época do carro do DNA mas esse foi a pior exibição do Paulo Barros no Sambódromo. Esperava mais criatividade no desenvolvimento do enredo e não gostei das “legendas” nas alas. O samba tava ruim e ninguém cantou nem na arquibancada nem nas alas.



9- Vila Isabel

Vai perder ponto em enredo, samba e evolução mas se não caiu ano passado com nego desfilando de cueca e chinelo, com certeza não cai esse ano.



10- Ilha

Esperava muito mais da Ilha, especialmente daquele desfile histórico do ano passado que levou a escola da minha patroa para o desfile das campeãs. Gostei muito da criatividade do carnavalesco mas os carros vieram mal-feitos e o “fiu fiu” com certeza vai tirar ponto em samba enredo.


código desconto airbnb cupom


11- Mangueira

Uma merda. Tudo bem que São Pedro não ajudou muito mas a escola veio feia, pobre, com samba fraco e com enredo mal-desenvolvido. Se a Mangueira não se cuidar, vai desfilar na sexta de carnaval num futuro muito breve.



12- Viradouro

Quem abre o carnaval sempre se fode. Viradouro no Acesso em 2016.


Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!


LIVROS

Curtiu mesmo? Vai lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:

Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.

Ousadia: Intercâmbios, Mochilões e Business Trips do Brasileiro Que Deu a Volta Ao Mundo Antes dos 23.

UBOOK

O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!

Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.


AMAZON AUDIOBOOKS

Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.

Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.

Try Audible and Get Two Free Audiobooks

PALESTRAS

Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em contato@raiamsantos.com.

You Might Also Like

Receba os novos posts do Mundo Raiam por e-mail. Insira seus dados ao lado:
x