Mundo Raiam
Biografias, Livros, Viagens

Resenha: Snowing in Bali (Kathryn Bonella)

18/01/2015


balibook

No meu último ano na University of Pennsylvania, tive que escrever uma dissertação de umas 20 páginas linkando idéias dos três diplomas que eu estava prestes a receber: economia, relações internacionais e letras-espanhol.

Fiquei no migué durante algumas semanas até que um professor de espanhol sugeriu que eu escrevesse uma peça acadêmica sobre um dos mercados mais globalizados e interdependentes do mundo: o trading de drogas ilícitas.

Caí pra dentro!

Li tudo que eu poderia encontrar sobre custos de produção e refino das commodities, mercados consumidores, logística internacional, entidades financeiras que mascaravam lavagens de dinheiro, lobbying de governo, políticas internacionais anti-drogas e acordos bilaterais entre países. Nomes como Pablo Escobar, Frank Lucas e Zé Pequeno dividiam as páginas da resenha com líderes de Estado como Richard Nixon, Vicente Fox e Juan Manuel Santos.

bali4

Uma das principais fontes citadas na pesquisa foi o livro Snowing in Bali da jornalista australiana Kathryn Bonella. O título vem de um jargão que os traficantes locais usam para descrever a disponibilidade de cocaína na tal ilha paradisíaca da Indonesia, comparando o pozinho branco com a neve.

bali2O livro conta a história da value-chain que abastece a ilha de Bali com drogas dos mais variados tipos. Antes de publicar o best-seller, a autora passou anos entrevistando os capos das operações da parada. Os caras eram verdadeiros businessmen internacionais que manjavam muito de agronegócio, logística marítima, direito internacional, gestão de pessoas, transferências financeiras e fluxos de pessoas. Não tenho dúvida que essa galera aí conhece mais de comercio exterior que os CEOs de grandes empresas exportadoras como Vale, Cosan e Fibria.

bali3Uma coisa que eu concluí nas duas vezes que dei a volta ao mundo foi que, quanto mais jovens turistas de países ricos que um lugar recebe, maior é o submundo das drogas do lugar. Cidades festeiras como Cancún, Goa, Miami, Barcelona, Ibiza e a propria Bali são exemplos de lugares cujas economias locais são indiretamente financiadas pela demanda de turistas estrangeiros pela droga.

Um dos homens mais poderosos no livro de Bonella era um playboy da zona sul do Rio cujo nome ela não reportou. Bonella dedicou alguns capítulos para descrever a impressionante historia de vida de nosso conterrâneo que havia se dado bem na Indonesia.

Essa semana, a mídia fez uma cobertura imensa sobre o brasileiro que seria condenado à morte por fuzilamento.

O cara despertara um sentimento de pena em figurões como Fernando Gabeira, Dilma Rousseff e o proprio Papa Francisco. Fiquei meio cabrero com o assunto e fui fuçar informações sobre a vida dele.

A cada linha que lia sobre o caso, lembrava mais daquela minha dissertação de 2011.

bali1A conclusão foi que Marco Archer Moreira, o cara que foi fuzilado pela polícia Indonesia no sábado, era o protagonista anônimo do livro Snowing in Bali!

Instrutor de vôo de asa delta é o caralho!

O cara era traficante e dos brabos!

Trazia a droga escondida dentro das estruturas de sua asa delta e fazia várias business trips para lugares paradisíacos como Peru, Bolivia e Colombia. Cada batida de perna que ele fazia para visitar os suppliers, ele botava coisa de 5 milhões de dólares no bolso, grana que ele gastava ostentando nas melhores noitadas de Bali e derrubando as varias modeletes que passavam por lá no verão.

Seus parceiros comerciais eram surfistas brasileiros que faziam surf trips no Peru e voltavam para a Indonésia com as pranchas carregadas de pó. Isso tudo sabendo que, se fossem pegos pela polícia local, seriam condenados à morte.

bali6

Cara, não vou me estender aqui senão estrago a surpresa. Vou até ler esse livro de novo.

Pode comprar que tu não vai se arrepender! Tem no Amazon, no Kindle e na propria Apple Store.

~Raiam 



Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!


LIVROS

Curtiu mesmo? Vai lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:

Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.

Ousadia: Intercâmbios, Mochilões e Business Trips do Brasileiro Que Deu a Volta Ao Mundo Antes dos 23.

UBOOK

O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!

Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.


AMAZON AUDIOBOOKS

Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.

Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.

Try Audible and Get Two Free Audiobooks

PALESTRAS

Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em contato@raiamsantos.com.

You Might Also Like

Entre para a LISTA VIP do Mundo Raiam e Receba os novos posts por e-mail. 
x