Mundo Raiam
Livros

A Educação dos Futuros Milionários… por um futuro milionário de 16 anos

06/11/2015
ellsberg educação dos futuros milionários

Mastigando informação

Minha principal missão com os resumos de livros e com os posts sobre o mercado financeiro aqui no MundoRaiam sempre foi de deixar a juventude brasileira um pouco mais intelectual.

Meu processo era o seguinte:

1)pegar informação “difícil” de finanças ou dos livros técnicos que eu lia (ou escutava) em inglês

2)mastigar essa informação

3)trazer essa informação mastigada para a realidade do povão com uma linguagem de bar

No post mais acessado da história do site, “traduzi” uma palestra de macroeconomia que o megainvestidor Luis Stuhlberger ministrou para uns executivos do mercado financeiro lá de São Paulo.

Pô, era tanta informação importante que não podia ficar restrita só aos “coxinhas” executivos que foram ao evento.

Fiquei de cara quando soube que o próprio Stuhlberger se amarrou no resumão.

E vou continuar fazendo isso.

Papo reto, acho que é essa falta de informação, falta de cultura, falta de senso analítico que leva o povo brasileiro a fazer péssimas escolhas na política.

Tô ligado que não vou mudar o mundo do dia para noite nem desse ano para o ano que vem, mas o crescimento aqui é constante e sempre na base do “melhor que ontem”.

 

Matando dragões

À medida que o site foi crescendo, ganhei uma nova missão: desqualificar alguns mitos que acabam limitando a juventude brasileira a pensar grande. 

Já fiz uma galera top questionar alguns assuntos campeões nacionais como concursos públicos, educação universitária, aprendizado de idiomas, empresas-junior e até mestrados no exterior.

Pra quê tanta agressividade, jovem?

Porque meus pais e a sociedade (tanto brasileira quanto a americana) encheram minha cabeça de medos e preocupações inúteis durante minha vida inteira.

raiam dos santos educação dos futuros milionarios

Vou resumir: me matei de estudar a vida toda, ganhei bolsa para estudar fora, passei na melhor universidade de business do mundo, tenho 3 diplomas universitários, fiz pós-graduação, estudei em 4 países, falo 6 idiomas…

Só que nada disso me preparou para o mundo real.

Isso porque existe uma diferença muito grande entre o “book-smart” e o “street-smart”.

Me arrependo de ter passado 4 anos da minha vida na University of Pennsylvania?

Não!

Mas se eu usei 5% da informação que eu aprendi dentro de sala de aula foi muito.

O exemplo dos idiomas é o melhor de todos. Quando você tiver mais tempo, dá uma olhada no artigo que eu mostro que aprender novos idiomas é uma perda de tempo brabíssima. 

Os outros 95% eu aprendi trabalhando, viajando com mochila nas costas, conversando com gente inteligente, lendo livros e mais livros, estudando biografias de bilionários, lendo artigos do Business Insider, assistindo tutoriais no YouTube, fazendo cursos online no Udemy e assistindo documentários no Netflix.

Isso aí é o que o autor Michael Ellsberg chama de EDUCAÇÃO DOS FUTUROS MILIONÁRIOS.

Tava refletindo sobre esses 95% esses dias e me deu vontade de reler o livro do Ellsberg pela terceira vez.

Tem tudo a ver!

Se liga no subtítulo do livro:

Ser autodidata e apostar numa educação continuada são a chave do sucesso na era do conhecimento


Escrevi até um post curtinho sobre ele lá nos primórdios do blog mas é impressionante como SEMPRE TEM INFORMAÇÃO NOVA!

A galera que acompanha o MundoRaiam sabe que toda semana eu pesco um jovem de alto potencial para fazer resenha de livro aqui no site.

O guest post da semana passada veio de um muleque brilhante lá da Paraíba que nunca vi pessoalmente.

Hoje é a vez do Rio Grande do Sul!

E o script é sempre o mesmo: escreve aí sobre um livro que mudou a sua vida.

Adivinha o livro que o muleque dessa semana foi escolher…

 

Quem é Breno Vieira?

breno

Uma das maiores recompensas do meu novo trabalho é lidar coma um rede de garotos-prodígios de todos os cantos do Brasil.

Apesar de estar baseado no Rio e fazer grande parte das minhas palestras por aqui, recebo emails de gente muito acima da média em Roraima, Acre, Paraíba, Santa Catarina e até em Angola e Portugal.

Não tem nada mais gratificante que isso.

Eu dou uma atenção especial para a mulecada “sub-20”  pelo simples fato de que eles ainda não foram “poluídos” pelo vírus da mediocridade que muita gente boa acaba pegando ao longo da vida.

E quanto mais palestras eu dou, mais eu chego à conclusão de que as faculdades brasileiras são as principais incubadoras desse vírus aí.

Essa semana, recebi um email de um muleque de 16 anos lá de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Para não perder a originalidade na hora de resumir o que ele escreveu, resolvi colar a mensagem inteira aqui mesmo… sem edição.


 

Meu nome é Breno, moro em Pelotas no RS, tenho 16 anos, e curso o segundo ano do ensino médio em uma escola estadual da minha cidade.

Tava lendo aqui teu último post sobre o livro O Poder do Hábito, e me identifiquei muito porque foi o segundo livro que eu li (o primeiro foi o teu livro, Hackeando Tudo).

Tem uma parte que tu fala sobre o livro do Ellsberg, que to lendo atualmente, e resolvi me encorajar e te contar como ta sendo esse ano pra mim em relação a leitura, mindset, estudos..

Tudo começou em junho, quando percebi que não vinha fazendo nada de produtivo, e queria ir planejando o que queria pro meu futuro, sem seguir o que a maioria das pessoas que convivo normalmente fazem.

No Facebook, rolando a timeline, vi o anúncio do teu livro.

Cliquei no link e vi que era interessante, então resolvi comprar, e a partir daí tudo mudou realmente pra mim, comecei a acompanhar blogs, mentores, ler livros, traçar metas, mudei completamente.

Hoje já sei que quero empreender de alguma forma, e venho estudando pra descobrir qual é a minha área.

Quero fugir do ensino padrão de diplomas e universidade, por isso inclusive que abandonei o curso técnico de quatro anos que iria me garantir um diploma, que muito provavelmente não vou usar, e troquei por um ensino comum que tem um ano a menos de duração.

Vinha seguindo o estudo da “inteligência do mundo real” que é citada no A Educação dos Futuros Milionários antes mesmo de ler esse livro, e agora vou buscar esses conhecimentos mais ainda.

Nunca tinha lido antes, e desde que li o Hackeando Tudo em junho, li 20 livros, como o The Four Hour Workweek, O Poder do Hábito, A mágica de pensar grande, Pare de se sabotar e dê a volta por cima, o que eu sei de verdade (Oprah), Geração de Valor, o clique de um bilhão de dólares, a guerra da arte, inteligência emocional do Daniel Goleman, os segredos da mente milionária, entre alguns outros.

Agora vou focar ainda mais em conhecimentos como marketing, vendas, networking, alimentação, energização, meditação, e quero entrar em um ciclo de melhorar a cada dia minhas habilidades, 1% melhor a cada dia, como aprendi com um outro cara que acrescentou muito pra mim, o Gabriel Goffi (comentei no teu post a respeito de vocês serem meus maiores mentores quando tu compartilhou a Class dele sobre energia mental).

Pretendo nesses dois últimos meses ler no mínimo mais 15 livros. 

Bom, só queria agradecer por tudo, tu impactou realmente na minha vida, obrigado por compartilhar tanta inspiração e conhecimento com teus seguidores, e por ter aberto minha mente e a de tantos outros.

Abraço, Breno.


 

“Ahhhh se eu tivesse essa mentalidade quando tinha 16 anos!!!!!”

Escola pública? Cidade pequena? Lendo 20 business books com 16 anos?

Caraca, eu só fui começar a ler com 21!

Bom, nem preciso apresentar o cara… vai que é tua Breno Vieira!

 

 

A Educação dos Futuros Milionários


9fiverr


por Breno Vieira

educação dos futuros milionários

 

Estou em uma fase de decisão do meu futuro, e venho me perguntando: devo ou não ir para a faculdade?

Então lendo um artigo aqui no blog me deparei com uma indicação de leitura: A Educação Dos Futuros Milionários.

Já me despertou o interesse no momento que bati o olho no título.

Você gostaria de empreender, obter uma independência financeira e ainda trabalhar fazendo o que gosta?

Mesmo que 99% das respostas sejam um sim, uma minoria realmente vai pra action e pelo menos tenta colocar isso em prática.

O restante segue o padrão de ir para universidade e passar em um concurso público, ou adquirir um emprego “seguro”.

E qual é o verdadeiro valor de um diploma universitário?

É claro que na faculdade você pode aprender como expandir a mente, aguçar o pensamento crítico e se expor a novas ideias, mas fomos alimentados por uma mentira que diz o seguinte:

“Se você estudar muito na escola, tirar boas notas, entrar em uma boa universidade e obtiver um diploma, então seu sucesso está garantido.”

O que o governo quer é uma nota boa dos 6 aos 22 anos, exigindo dedicação dos 16 melhores anos de nossa vida!

E será que esses conhecimentos e notas adquiridas nesse período servirão para definir se você vai ser uma pessoa bem sucedida?

O livro enfoca sete habilidades-chave, que você não aprende na faculdade e que são fundamentais para o êxito pessoal e profissional.

Trata a questão inteligência acadêmica (exigida na universidade/escola) versus inteligência prática (ou do mundo real).

São conhecimentos como marketing, vendas, networking, capital de conexão, relacionamentos e tudo mais que não aprendemos no ensino padrão, mas que se estudados continuamente trazem resultados reais e impactantes.

“Se conseguir com quem não o conheça passe a conhecer (marketing), conseguir converter isso em clientes (vendas), e uma vez clientes os conduzir do ponto A para o ponto B, você vai conseguir realizar qualquer coisa no planeta”.

Você tem medo de largar os estudos e ir em busca do que sempre sonhou em fazer?

Você tem medo de pedir demissão de seu “trabalho seguro e estável” e se arriscar em um empreendimento?

Você tem medo de se desviar do padrão social e receber olhares críticos de familiares e amigos?

Então você precisa ler A Educação dos Futuros Milionários de Michael Ellsberg.

Esse livro mudou completamente minha vida, e com certeza mudará a sua.

Um grande abraço a todos,

Breno Vieira.


Ficou curioso? Clique aqui para comprar o livro lá no Amazon.

Já leu e quer ler mais livros parecidos?

Recomendo três:

Comece Por Você do Reid Hoffman

Linchpin: Are You Indispensable? do Seth Godin

De Zero a Um: O Que Aprender Sobre Empreendedorismo Com o Vale do Silício do Peter Thiel


 

Curtiu o post? Então chega lá na minha lista de email!


LIVROS

Curtiu mesmo? Então chega lá no Amazon ou no iTunes e dá uma olhada nos meus dois livros publicados:

Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo da Nossa Geração.

Ousadia: Intercâmbios, Mochilões e Business Trips do Brasileiro Que Deu a Volta Ao Mundo Antes dos 23.

AMAZON AUDIOBOOKS

Se você curte audiobooks e manja do inglês, altamente recomendo que você crie uma conta no Audible.

Clica aqui embaixo para desenrolar 2 audiobooks grátis lá no Audible.

Try Audible and Get Two Free Audiobooks

UBOOK

O Ousadia e o Hackeando Tudo estão disponíveis em versão audiobook no aplicativo UBOOK também!

Já experimentou audiobooks? Toma aí um desconto para ganhar UM MÊS GRÁTIS de audiobooks ilimitados no Ubook.

PALESTRAS

Para informações sobre palestras, envie um email diretamente para minha equipe em [email protected]

 

 

You Might Also Like